AdicionandoRepositorios

Revision 21 as of 2006-07-28 23:25:14

Clear message

Adicionando Repositórios

Aguarde o término da tradução

Anchor(what)

O que são repositórios ?

Existem milhares de programas disponíveis para instalação no Ubuntu. Estes programas são armazenados em arquivos de software, chamados de repositórios, e estão disponíveis para a instalação na Internet. Isto torna mais fácil a instalação de novos programas. O processo é bastante seguro, porque cada programa que você instala, é testado e construído especificamente para o Ubuntu.

O repositório de software do Ubuntu é organizado em quatro "componentes", bases do nível de suporte que o Ubuntu pode oferecer, e se eles aceitam ou não cumprir com a ["Filosofia"] de Software Livre do Ubuntu. Os componentes são chamados de Main (softwares oficialmente suportados), Restricted (softwares suportados que não estão disponíveis completamente sob uma licença livre), Universe (softwares mantidos pela comunidade, isto é, softwares não suportados oficialmente) e Multiverse (softwares que não são “livres”). Você pode encontrar mais informação sobre os repositórios do Ubuntu [http://www.ubuntu.com/ubuntu/components aqui].

O CD-ROM de instalação do Ubuntu contém os softwares dos componentes Main e Restricted. Once your system is made aware of the Internet-based locations for these repositories, many more software programs are made available for installation. Usando as ferramentas de gerenciamento de pacotes de software instaladas já em seu sistema, você pode procurar por, instalar e atualizar qualquer parte de software diretamente da Internet, sem a necessidade de um CD-ROM.

BR

Adicionando repositórios no Ubuntu

attachment:Icones/informacao.png Esta página descreve como gerenciar os repositórios de softwares do Ubuntu 6.06 (Dapper Drake). Para o Kubuntu 6.06, veja o [https://help.ubuntu.com/community/KubuntuAddingRepositoriesHowto Gerenciador de Repositórios do Kubuntu]. Para versões anteriores do Ubuntu, veja esta [https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Ubuntu/Breezy página wiki].

attachment:Icones/terminal.png As operações descritas nesta página, modificam o arquivo de configuração dos repositórios de softwares localizado em:

  • /etc/apt/sources.list 

    Os fontes dos softwares também podem ser gerenciados realizando as modificações diretamente neste arquivo usando a linha de comando. Se você preferir usar a linha de comando, em vez de uma interface gráfica, veja [https://help.ubuntu.com/community/Repositories/CommandLine Gerenciando Repositórios pela Linha de Comando].

BR

Adicionando repositórios Universe e Multiverse

BR

  • Selecione "Sistema" > "Administração" > "Software Properties". Você terá que informar sua senha aqui.

  • attachment:menu-sp.png
  • Uma lista de repositórios ou "Canais" será exibida. Selecione "Ubuntu 6.06 LTS (Source)" da lista (deve ser a primeira ou a segunda opção) e clique em "Adicionar..."
  • attachment:activating-repos-1.png
  • Selecione "Não-livre (Multiverse)" e "Mantido pela Comunidade (Universe)", clicando em suas respectivas caixas de verificação. Agora clique no botão "Adicionar".
  • attachment:activating-repos-2.png
  • Clique em Fechar para salvar as mudanças. Uma caixa de diálogo deverá ser exibida, perguntando se você gostaria de atualizar a lista de repositórios. Clique em Recarregar para aplicar as mudanças.

  • attachment:activating-repos-3.png

BR attachment:Icones/informacao.png Integração com o Gerenciador de Pacotes Synaptic

  • A próxima vez que você usar o Gerenciador de Pacotes Synaptic, clique sobre o botão Recarregar para atualizar os novos repositórios de software.

  • attachment:reload.png
  • Você também pode gerenciar os repositórios de softwares dentro do próprio Gerenciador de Pacotes Synaptic, selecionando "