AdicionandoRepositorios
Adicionando Repositórios
ContentsBRTableOfContents(3) |
Aguarde o término da tradução!
O que são repositórios ?
Existem milhares de programas disponíveis para instalação no Ubuntu. Estes programas são armazenados em arquivos de software, chamados de repositórios, e estão disponíveis para a instalação na Internet. Isto torna mais fácil a instalação de novos programas. O processo é bastante seguro, porque cada programa que você instala, é testado e construído especificamente para o Ubuntu.
O repositório de software do Ubuntu é organizado em quatro "componentes", bases do nível de suporte que o Ubuntu pode oferecer, e se eles aceitam ou não cumprir com a ["Filosofia"] de Software Livre do Ubuntu. Os componentes são chamados de Main (softwares oficialmente suportados), Restricted (softwares suportados que não estão disponíveis completamente sob uma licença livre), Universe (softwares mantidos pela comunidade, isto é, softwares não suportados oficialmente) e Multiverse (softwares que não são “livres”). Você pode encontrar mais informação sobre os repositórios do Ubuntu [http://www.ubuntu.com/ubuntu/components aqui].
O CD-ROM de instalação do Ubuntu contém os softwares dos componentes Main e Restricted. Once your system is made aware of the Internet-based locations for these repositories, many more software programs are made available for installation. Usando as ferramentas de gerenciamento de pacotes de software instaladas já em seu sistema, você pode procurar por, instalar e atualizar qualquer parte de software diretamente da Internet, sem a necessidade de um CD-ROM.
Adicionando repositórios no Ubuntu
attachment:Icones/informacao.png Esta página descreve como gerenciar os repositórios de softwares do Ubuntu 6.06 (Dapper Drake). Para o Kubuntu 6.06, veja o [https://help.ubuntu.com/community/KubuntuAddingRepositoriesHowto Gerenciador de Repositórios do Kubuntu]. Para versões anteriores do Ubuntu, veja esta [https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Ubuntu/Breezy página wiki].
attachment:Icones/terminal.png As operações descritas nesta página, modificam o arquivo de configuração dos repositórios de softwares localizado em:
/etc/apt/sources.list
Os fontes dos softwares também podem ser gerenciados realizando as modificações diretamente neste arquivo usando a linha de comando. Se você preferir usar a linha de comando, em vez de uma interface gráfica, veja [https://help.ubuntu.com/community/Repositories/CommandLine Gerenciando Repositórios pela Linha de Comando].
Adicionando repositórios Universe e Multiverse
Selecione "Sistema" > "Administração" > "Software Properties". Você terá que informar sua senha aqui. attachment:menu-sp.png
- Uma lista de repositórios ou "Canais" será exibida. Selecione "Ubuntu 6.06 LTS (Source)" da lista (deve ser a primeira ou a segunda opção) e clique em "Adicionar..." attachment:activating-repos-1.png
- Selecione "Não-livre (Multiverse)" e "Mantido pela Comunidade (Universe)", clicando em suas respectivas caixas de verificação. Agora clique no botão "Adicionar". attachment:activating-repos-2.png
Clique em Fechar para salvar as mudanças. Uma caixa de diálogo deverá ser exibida, perguntando se você gostaria de atualizar a lista de repositórios. Clique em Recarregar para aplicar as mudanças. attachment:activating-repos-3.png
BR attachment:Icones/informacao.png Integração com o Gerenciador de Pacotes Synaptic
A próxima vez que você usar o Gerenciador de Pacotes Synaptic, clique sobre o botão Recarregar para atualizar os novos repositórios de software. attachment:reload.png
Você também pode gerenciar os repositórios de softwares dentro do próprio Gerenciador de Pacotes Synaptic, selecionando "Configurações" > "Repositórios". attachment:synaptic.png
Adicionando repositórios comerciais da Canonical
Para iniciar o Synaptic, selecione Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic.
- attachment:launch-synaptic.png
Em seguida, informe a senha do super usuário para que o synaptic possa ser iniciado.
- attachment:senha.png
Uma vez que tudo isso foi feito, você agora tem o Gerenciador de Pacotes Synaptic em sua tela. No menu desta tela, você deverá selecionar Configurações -> Repositórios
- attachment:synaptic-menu-repositories.png
Feito isso, você poderá adicionar os repositórios comerciais da Canonical, clicando no botão Adicionar à esquerda da janela.
- attachment:activating-repos-1.png
A tela de Adicionar Canal surgirá. Nesta tela, selecione a opção Personalizado.
- attachment:add-canal-1.png
Conforme tela abaixo, informe no campo APT-lie, a seguinte linha e então clique em Adicionar Canal.
deb http://archive.canonical.com/ubuntu dapper-commercial main
- attachment:add-canal-2.png
Agora clique em Fechar. Na janela principal do Synaptic, clique em Recarregar.
- attachment:add-canal-3.png attachment:add-canal-4.png
Pronto! Você agora poderá baixar os pacotes dos repositórios comerciais da Canonical, usando o Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Adicionando outros repositórios
BR attachment:Icones/importante.png Nota: Existem algumas razões (mas não muitas) para que você possa querer adicionar repositórios não oficias do Ubuntu à sua lista de repositórios. Por exemplo, alguns softwares não podem ser distribuídos pelo Ubuntu devido às patentes e às limitações de licença em alguns países (veja [:FormatosProprietarios:] como exemplos). Você pôde querer adicionar os repositórios que oferecem tal software. Certifique-se de que todos os repositórios que você adicionar desta maneira, foram testados e estão prontos para trabalharem em sistemas de Ubuntu. Os repositórios que não são projetados para trabalhar com sua versão do Ubuntu, podem introduzir inconsistências em seu sistema e forçá-lo a re-instalar.
BR Anchor(add) Você pode adicionar repositórios de software personalizado, adicionando a linha do repositório APT de sua fonte de software à lista dos repositórios. Para fazer deste modo, clique no botão Adicionar ao lado da lista de Canais do painel das Preferências de Programas, em seguida, selecione Personalizado.
- attachment:activating-repos-2.png
- Na caixa de diálogo, informe a linha no campo APT line. Este é um exemplo da linha:
deb http://mirror3.ubuntulinux.nl/ dapper-seveas freenx
attachment:Icones/informacao.png Para uma explanação das partes diferentes de uma linha apt (APT line), veja a seção [#edit Editando Repositórios].
Gerenciando repositórios locais
Desabilitando o repositório CD-ROM
Ao instalar o Ubuntu pelo CD-ROM, automaticamente, este será incluído na lista de repositórios usados pelas ferramentas de gerência de pacote. Logo, assim que você instalar um pacote novo, o Synaptic verificará se o pacote está disponível localmente, ou seja, dentro do CD-ROM. Isto pode ajudar a reduzir a quantidade de downloads, além de aumentar a velocidade no processo de instalação. Caso você goste do Synaptic como gerenciador de pacotes e queira usar somente os repositórios da Internet, você pode desabilitar a entrada do CD-ROM com alguns passos:
Inicie o Synaptic e em seguida selecione "Configurações" > "Repositórios". BR Uma lista de repositórios de software ou Canais será exibida.
Localize a entrada do CD-ROM (CD disk with Ubuntu 6.06 LTS). Clique na caixa de verificação próximo a entrada para desabilitar o CD-ROM.
Clique no botão Fechar para salvar as mudanças que você acabou de realizar.
- Para habilitar novamente o CD-ROM, use a mesma caixa de verificação para fazer isso. Se preferir, basta inserir o CD-ROM no drive de CD e automaticamente uma mensagem de confirmação para habilitar o CD-ROM como repositório será exibida.
Removendo repositórios
Para remover as fontes de software ("Canais") da lista, selecione a fonte e clique no botão Remover. Caso deseje somente desabilitar temporariamente o repositório, desmarque a caixa de verificação ao lado da fonte.
attachment:Icones/informacao.png Use com cuidado: Você não será questionado para confirmar a ação de remover. Este não é um problema com os repositórios do Ubuntu, porque você pode simplesmente [#add adioná-lo outra vez], mas você terá que olhar a linha personalizada do repositório, se por acaso você a remover equivocadamente. (É sempre uma idéia boa ter um backup do arquivo sources.list)
Editando repositórios
Para realizar mudanças em uma fonte de software, selecione-a na lista e clique no botão Editar. A caixa de diálogo, Editar Canal, exibe a linha APT quebrada em seus componentes.
- attachment:editar-canal.png
Type Fontes de software podem conter softwares no formato binário ou códifo fonte. Selecione a opção que corresponde ao repositório.
attachment:Icones/informacao.png A linha apt correspondente tem deb para repositórios binários e deb-src para repositórios de código de fonte.
URIEnter a valid Uniform Resource Indicator or URI for the software repository. Here's a list of examples:
Informe um Identificador Universal de Recursos ou URI válido para o repositório de software. Abaixo, uma lista de exemplos:
cdrom BR
cdrom:[descrição_do_cd]/
ftp BR
ftp://ftp.domínio.extensão/caminho/para/repositório
http BR
http://www.domínio.extensão/caminho/para/repositório
smb (trabalha somente quando o computador esta conectado a um compartilhamento do Samba) BR
file://caminho/para/repositório
nfs (trabalha somente quando o computador esta conectado a um compartilhamento NFS) BR
file://caminho/para/local/diretório
Distribution BR Selecione o nome da distribuição ou o nome da versão da distribuição. BR(dapper-seveas [#aptline conforme o exemplo acima].)
Components BR Selecione a seção do repositório para acesso. Adicione mais seções separadas por espaços em branco. BR(The [#aptline example repository] has a freenx section.)
Comment BR Adicione um comentário para descrever o repositório.
BR attachment:Icones/informacao.png Os repositórios definidos usando o painel Software Preferences estão disponíveis no Update-Manager e são verificados periódicamente por atualizações.
Gerenciando a autenticação de chaves
Autenticação de chaves são geralmente obtidas do mantenedor do repositório de software. O mantenedor colocará frequentemente uma cópia da chave de autenticação em um servidor de chaves público (keyserver) como www.keyserver.net. A chave pode ser recebida usando o comando:
gpg --keyserver [keyserver] --recv-keys [keyhash]
- No exemplo acima, você importaria a chave de autenticação do mantenedor da seguinte forma:
gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-keys 1135D466
- Then, add the key to Ubuntu's apt trusted keys database with the following command
Então, adicione a chave à base de dados segura de chaves apt do Ubuntu, com o seguinte comando:
gpg --export --armor 1135D466 | sudo apt-key add -
- Note que no final da linha existe um - (traço)
BR attachment:Icones/informacao.png Para mais informações sobre APT e autenticação de chaves, veja o [http://wiki.debian.org/SecureApt documento] no Wiki do Debian.
Fonte: https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Ubuntu