Amarok

Amarok

http://img816.imageshack.us/img816/3629/amarok02.png

O Amarok sempre foi uma das pedras preciosas do KDE e do GNU/Linux. Estava engatinhando no Kurumin quando tive acesso ao Amarok, e quando fui para o Ubuntu 8.10 lá estava ele: Robusto, incrementado o que acabou me fazendo reconhecer que ele era o que o Media Player e o Winamp tentavam e não conseguiam iqualar. Nenhum outro player consegue fazer o que o Amarok faz hora de organizar e reproduzir áudio. Porém, desde que passou para a nova versão 2.x, o player passou a apresentar uma série de bugs irritantes, especialmente ao indexar a coleção, que é justamente o ponto principal do player. Felizmente, a versão 2.2 representa o fim desses problemas. A coleção é indexada tão bem quanto antes e o player voltou a ser estável como uma rocha.

http://img59.imageshack.us/img59/6608/amarok03.png

O novo Amarok finalmente ultrapassou as funcionalidades da versão 1.4. A 2.2 acrescentou duas capacidades incríveis ao melhor player do mundo: o Amarok mostra automaticamente videoclipes do Youtube da mesma banda que você está escutando, sendo possível reproduzi-los direto no Amarok e mostra um slideshow da banda com fotos do Flickr.

O miniaplicativo da Wikipédia voltou a ser como no Amarok 1.4, permitindo navegar na Wikipédia dentro do próprio player e selecionar se você deseja ver a página do artista, do álbum ou da música.

http://img149.imageshack.us/img149/1521/amarok04.png

Além de ainda ter recursos como letra de músicas, onde você escolhe salvar a letra original ou mesmo a tradução, tem também como buscar a capa dos CD'S na net ou mesmo na sua pasta musical.

http://img94.imageshack.us/img94/1868/amarok05.png

Instalando

http://img101.imageshack.us/img101/1152/amarok01.png

sudo apt-get install amarok

Se sua versão do Ubuntu for 9.04 é bom utilizar o seguinte código no terminal:

apt-get install amarok

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

sudo apt-get update

Gerenciador de Capa

http://img15.imageshack.us/img15/308/amarok06.png

O gerenciador de capas está mais eficiente. As listas dinâmicas continuam por ali, permitindo deixar o Amarok selecionar faixas de acordo com as regras que você definir. É bem fácil definir um artista e mandar o Amarok tocar tudo que for parecido. Voltou a ser possível definir um banco de dados MySQL externo para o Amarok, o que costuma ser útil para pessoas com coleções realmente grandes, que fiquem lentas no banco SQLite do Amarok.

A interface é mais personalizável, apresentando o comportamento padrão do programas do KDE 4. Basta clicar com o botão direito na barra superior e desmarcar a opção "Travar Layout" para poder arrastas vontade as barras e painéis. É possível inclusive deixar ele com o visual do Amarok antigo, apesar do novo layout ser bem mais prático.

A playlist pode ser organizada em diversos subníveis, basta clicar no último ícone abaixo da playlist. Também é possível fazer isso clicando na parte de cima da lista. É possível ligar ou desligar o agrupamento, exibir controles de reprodução na faixa tocada, alterar a forma de agrupamento, etc.

Gerenciador de Scripts

http://img80.imageshack.us/img80/9002/amarok07.png

http://img338.imageshack.us/img338/9364/amarok08.png

Icones/erro.png

ATENÇÃO: Sobre a Last.fm: Agora você só pode ouvir as rádios se for um usuário pagante, ou seja, não tem mais nada a ver com software free. O Jamento.com que vem no Amarok substitui muito bem o outro.

Recursos Novos do Amarok

A única coisa que falta é o gerenciador de fila do 1.4, que permitia reorganizar a fila de reprodução. A função de fila atual se resume à incluir/excluir faixas da fila.

Finalizando, o novo Amarok está sensacional: estável, cheio de novas funções e belíssimo. O Amarok 1.4 pode finalmente descansar e dar lugar ao seu sucessor, que é um player realmente superior. Vale conferir. A playlist foi totalmente reformada, dando mais recursos ao sistema, superando e muito a antiga versão. Embaixo da playlist temos dois botões novos. O primeiro contando da direita permite ativar a tag que irá organizar a sua playlist, tudo feito dinamicamente. A playlist pode ser organizada de várias maneiras, album, artista, etc.

http://img28.imageshack.us/img28/2970/amarok3q.png

O segundo botão a contar da direita é uma adição de funcionalidade já existente no 2.1.x, o layout manager, com ele fica mais fácil aplicar o seu próprio layout automaticamente à playlist.

http://img149.imageshack.us/img149/3271/amarok4.png

Próximo da lista, a habilidade de mudar as informações na playlist sem precisar abrir o tag editor, basta clicar uma vez no item, e passar o mouse nas ratings (estrelas) ou clicar no campo editável. Uma adição que vem do 1.4.

http://img15.imageshack.us/img15/1165/amarok5.png

Agora é possivel usar um MYSQL externo, adicionar coleções de diversas fontes!!! ou seja, você pode adicionar um IPOD, um dispositio VFAT (como music players) que exportam como vfat, CDs de música, etc e eles serão tratados como outra coleção, podendo ser arrastados, copiados, apagados.

http://img42.imageshack.us/img42/9753/amarok6.png

Então agora além de albuns, letras e wikipedia, nós temos vídeo que é buscado do youtube e outras fontes automaticamente em relação à música que está sendo tocada, e inclusive, pode ser visualizado dentro do amarok com direito a arrastar para a playlist, etc…

http://img824.imageshack.us/img824/4180/amarok2.png

Organização manual dos albuns de músicas

http://img823.imageshack.us/img823/1258/amarok8.png

organização automática

http://img641.imageshack.us/img641/9549/amarok9.png

Além de ativar o ejetor, é o novo sistema de bookmarks do amarok, que grava praticamente tudo o que vc estiver fazendo. localizações, organizações da playlist, ponto da música, etc.

http://img80.imageshack.us/img80/2634/amarok10.png

Para ver o que está gravado nas bookmarks, temos o Bookmark manager.

http://img638.imageshack.us/img638/9041/amarok11.png

Novidades para o Amarok

  • Etiquetas personalizadas para as faixas estão de volta no Amarok.
  • Moodbar também esta de volta, com 4 diferentes estilos disponíveis no Amarok 1.4; normal, angry, happy e frozen.
  • Applet de videoclipe agora pode reproduzir vídeos de Dailymotion sem estar ativada a opção de HQ.
  • Limitado para quatro o número de atualizações e downloads de podcast simultaneamente. Isso pode ser configurado separadamente no arquivo de configuração "amarokrc".
  • Melhorias na função dos feed podcasts.
  • Adicionado suporte para RSS 1.0 e Atom.
  • Novo menu para acesso aos apllets.
  • Agora podemos importar podcast no formato OPML.
  • Agora temos a informação do canal de podcast, se estiver disponível.
  • Agora podemos configura a tipografia do applet Letras.
  • Agora ao pressionarmos a tecla F2 com o applet Letras em foco passamos ao modo de edição diretamente.
  • Reduzido radicalmente o consumo de memória durante o download de podcasts diretamente para o disco.
  • Novos botões para a reprodução aleatória ou repetida agora ficam no painel da lista de reprodução.
  • Imagens de capa já pode ser obtida via HTTP.
  • Novos filtros para o navegador da coleção: rating e bitrate.
  • Amarok depende agora do KDE 4.3 e Qt 4.5.

Solução de Erros no Ubuntu 10.04

Se a versão de sua distro é a versão 10.04 é melhor seguir os passos a seguir para tentar resolver a questão:

sudo apt-get install phonon-backend-gstreamer

Para instalar o phonon-backend-gstreamer. Feito a instalação vá no Amarok em Settings – Configure Amarok – Playback – Configure Phonon – Backend, selecione Gstreamer e clique em Prefer. Ele deverá ficar em primeiro lugar na lista. Feche o Amarok e abra novamente. Agora é só ouvir seus mp3 numa boa!

Vídeos Relacionados

AmarokStudios

Créditos

Autor: Jojô Maravilha

Data: 01/07/2010

Mantenedor(es): Jojô Maravilha


Amarok (last edited 2011-09-19 23:19:11 by localhost)