AplicativosMultimidia

Differences between revisions 12 and 13
Revision 12 as of 2007-08-01 23:00:32
Size: 8706
Editor: BrodocK
Comment:
Revision 13 as of 2011-09-19 23:20:47
Size: 8777
Editor: localhost
Comment: converted to 1.6 markup
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 3: Line 3:
||<tablebgcolor="#f1f1ed" tablewidth="40%" tablestyle="margin: 0pt 0pt 1em 1em; float: right; font-size: 0.9em;"style="padding: 0.5em;">'''Conteúdo'''[[BR]][[TableOfContents(3)]] || ||<tablebgcolor="#f1f1ed" tablewidth="40%" tablestyle="margin: 0pt 0pt 1em 1em; float: right; font-size: 0.9em;"style="padding: 0.5em;">'''Conteúdo'''<<BR>><<TableOfContents(3)>> ||
Line 10: Line 10:
 * [:FormatosProprietarios#head-517964b3313828982efbc892bad8e9b5a60e7c46:Music Brainz] - adicionar suporte ao preenchimento automático das tags das músicas, baseado na impressão digital da mesma (ativar funcionamento com arquivos mp3)  * [[FormatosProprietarios#head-517964b3313828982efbc892bad8e9b5a60e7c46|Music Brainz]] - adicionar suporte ao preenchimento automático das tags das músicas, baseado na impressão digital da mesma (ativar funcionamento com arquivos mp3)
Line 15: Line 15:
Este é o reprodutor de músicas padrão do Ubuntu. Ele tem uma interface muito simples e é razoavelmente fácil de usar, mas ainda assim preenche as necessidades da maioria. O Rhythmbox tem uma janela de navegação com uma lista de Artistas na esquerda e uma lista de Álbuns na direita (essa janela pode ser minimizada). Ele também tem uma função de busca, o que permite que os usuários procurem por músicas baseado no Artista, Álbum e Nome,simultaneamente. Para os fãs e usuários do Ipod,o Rhythmbox integra-se perfeitamente ao mesmo. Para mais informações, visite o [http://rhythmbox.sourceforge.net/ site do Rhythmbox].

attachment:rhythmbox.png
Este é o reprodutor de músicas padrão do Ubuntu. Ele tem uma interface muito simples e é razoavelmente fácil de usar, mas ainda assim preenche as necessidades da maioria. O Rhythmbox tem uma janela de navegação com uma lista de Artistas na esquerda e uma lista de Álbuns na direita (essa janela pode ser minimizada). Ele também tem uma função de busca, o que permite que os usuários procurem por músicas baseado no Artista, Álbum e Nome,simultaneamente. Para os fãs e usuários do Ipod,o Rhythmbox integra-se perfeitamente ao mesmo. Para mais informações, visite o [[http://rhythmbox.sourceforge.net/|site do Rhythmbox]].

{{attachment:rhythmbox.png}}
Line 20: Line 20:
O Sound Juicer é uma ferramenta simples e limpa de ripar CDs. Ele permite que você extraia o áudio de CDs de áudio e converta-os em arquivos de áudio que seu computador pode entender e reproduzir. O Sound Juicer foi desenhado para ser fácil de usar e trabalhar com pouca intervenção do usuário. Por exemplo, se seu computador estiver conectado à Internet, ele irá automaticamente procurar por informações sobre as músicas disponíveis gratuitamente pelo serviço MusicBrainz. Para mais informações, visite o [http://www.burtonini.com/blog/computers/sound-juicer site do Sound Juicer].

attachment:soundjuicer.png
O Sound Juicer é uma ferramenta simples e limpa de ripar CDs. Ele permite que você extraia o áudio de CDs de áudio e converta-os em arquivos de áudio que seu computador pode entender e reproduzir. O Sound Juicer foi desenhado para ser fácil de usar e trabalhar com pouca intervenção do usuário. Por exemplo, se seu computador estiver conectado à Internet, ele irá automaticamente procurar por informações sobre as músicas disponíveis gratuitamente pelo serviço MusicBrainz. Para mais informações, visite o [[http://www.burtonini.com/blog/computers/sound-juicer|site do Sound Juicer]].

{{attachment:soundjuicer.png}}
Line 27: Line 27:
attachment:soundrecorder.png {{attachment:soundrecorder.png}}
Line 33: Line 33:
attachment:totem.png {{attachment:totem.png}}
Line 38: Line 38:
Este é o reprodutor de músicas ''premiere'' do KDE. Ele tem tudo que alguém pode querer. Ele suporta diversas visualizações e pode ser usado, assim como o Rhythmbox, com uma única janela de reprodução e lista de músicas ou como o XMMS/Beep Media Player (pense Winamp) com uma janela de lista de músicas e de reprodução separadas. O amaroK vem com um banco de dados que vai se manter informado de quais músicas você mais escuta e vai avaliá-las por você. Ele baixa capas de CDs, letras de músicas a partir do próprio programa e até grava músicas em CDs. Para mais informações, visite o [http://amarok.kde.org/ site do amaroK]. Este é o reprodutor de músicas ''premiere'' do KDE. Ele tem tudo que alguém pode querer. Ele suporta diversas visualizações e pode ser usado, assim como o Rhythmbox, com uma única janela de reprodução e lista de músicas ou como o XMMS/Beep Media Player (pense Winamp) com uma janela de lista de músicas e de reprodução separadas. O amaroK vem com um banco de dados que vai se manter informado de quais músicas você mais escuta e vai avaliá-las por você. Ele baixa capas de CDs, letras de músicas a partir do próprio programa e até grava músicas em CDs. Para mais informações, visite o [[http://amarok.kde.org/|site do amaroK]].
Line 53: Line 53:
attachment:amarok2.png {{attachment:amarok2.png}}
Line 58: Line 58:
Para mais informações, visite o [http://www.sosdg.org/~larne/w/BMP_Homepage site do Beep Media Player]. Para mais informações, visite o [[http://www.sosdg.org/~larne/w/BMP_Homepage|site do Beep Media Player]].
Line 73: Line 73:
attachment:beepmediaplayer2.png {{attachment:beepmediaplayer2.png}}
Line 78: Line 78:
Para maiores informações visite: [http://audacious-media-player.org/Main_Page Audacious Home Page] Para maiores informações visite: [[http://audacious-media-player.org/Main_Page|Audacious Home Page]]
Line 93: Line 93:
attachment:scrn-audacious.png {{attachment:scrn-audacious.png}}
Line 107: Line 107:
Para mais informações, visite o [http://muine.gooeylinux.org/ site do Muine].

attachment:muine.png
Para mais informações, visite o [[http://muine.gooeylinux.org/|site do Muine]].

{{attachment:muine.png}}
Line 112: Line 112:
O Streamtuner permite que você navegue em estações de rádio de internet e ouça-as no seu reprodutor de música preferido. O programa inclui suporte para SHOUTcast, Live365 e Xiph e permite que você adicione estações personalizadas. Para mais informações, visite o [http://www.nongnu.org/streamtuner/ site do Streamtuner]. O Streamtuner permite que você navegue em estações de rádio de internet e ouça-as no seu reprodutor de música preferido. O programa inclui suporte para SHOUTcast, Live365 e Xiph e permite que você adicione estações personalizadas. Para mais informações, visite o [[http://www.nongnu.org/streamtuner/|site do Streamtuner]].
Line 127: Line 127:
attachment:streamtuner.png {{attachment:streamtuner.png}}
Line 131: Line 131:
O Mplayer é simplesmente o mais compreensivo e personalizável programa de vídeo que você pode encontrar para o Linux. Veja mais no [http://www.mplayerhq.hu/homepage/design7/news.html site do Mplayer].

Informações para instalação podem ser encontrados em [https://wiki.ubuntu.com/FormatosProprietarios#head-8c4dea7b707ea678d390dc4127ecceb035d9edee Mplayer].
O Mplayer é simplesmente o mais compreensivo e personalizável programa de vídeo que você pode encontrar para o Linux. Veja mais no [[http://www.mplayerhq.hu/homepage/design7/news.html|site do Mplayer]].

Informações para instalação podem ser encontrados em [[https://wiki.ubuntu.com/FormatosProprietarios#head-8c4dea7b707ea678d390dc4127ecceb035d9edee|Mplayer]].
Line 152: Line 152:
O Xine não tem a interface mais atrativa mas é poderoso e faz todo o trabalho. Eu, pessoalmente, acho ele o melhor reprodutor de DVD. Ele permite que você ajuste atalhos no teclado e já vem com uma combinação padrão ótima para tornar o programa fácil de usar sem o mouse. Ainda, ele tem diversas opções para menus e legendas de DVDs. Ele também carrega muito rápido. Para mais informações, visite o [http://www.xinehq.de/ site do Xine]. O Xine não tem a interface mais atrativa mas é poderoso e faz todo o trabalho. Eu, pessoalmente, acho ele o melhor reprodutor de DVD. Ele permite que você ajuste atalhos no teclado e já vem com uma combinação padrão ótima para tornar o programa fácil de usar sem o mouse. Ainda, ele tem diversas opções para menus e legendas de DVDs. Ele também carrega muito rápido. Para mais informações, visite o [[http://www.xinehq.de/|site do Xine]].
Line 167: Line 167:
attachment:xine2.png {{attachment:xine2.png}}
Line 185: Line 185:
attachment:gxine.png {{attachment:gxine.png}}
Line 188: Line 188:
O VLC (inicialmente VideoLAN Client) é um ótimo reprodutor multimídia para vários formatos de áudio e vídeo (MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, ...) assim como DVDs, VCDs e vários protocolos de ''streaming''. Para mais informações, visite o [http://www.videolan.org/ site do VLC]. O VLC (inicialmente VideoLAN Client) é um ótimo reprodutor multimídia para vários formatos de áudio e vídeo (MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, ...) assim como DVDs, VCDs e vários protocolos de ''streaming''. Para mais informações, visite o [[http://www.videolan.org/|site do VLC]].
Line 203: Line 203:
attachment:vlc.png {{attachment:vlc.png}}

Original (em inglês): MultimediaApplications

O ambiente Ubuntu fornece uma rica interface para execução de Multimídia.Existe uma variedade de aplicações e interfaces Multímídia, dentre alguns, listamos os mais populares.Para instalá-los siga os tutoriais:

  • FormatosProprietarios - adicionar suporte para MP3, DVD e outros formatos multimídia

  • AdicionandoRepositorios - habilitar instalação dos softwares extra para seu computador, nos repositórios "universe" e "multiverse"

  • Music Brainz - adicionar suporte ao preenchimento automático das tags das músicas, baseado na impressão digital da mesma (ativar funcionamento com arquivos mp3)

Instalados

Áudio

Rhythmbox

Este é o reprodutor de músicas padrão do Ubuntu. Ele tem uma interface muito simples e é razoavelmente fácil de usar, mas ainda assim preenche as necessidades da maioria. O Rhythmbox tem uma janela de navegação com uma lista de Artistas na esquerda e uma lista de Álbuns na direita (essa janela pode ser minimizada). Ele também tem uma função de busca, o que permite que os usuários procurem por músicas baseado no Artista, Álbum e Nome,simultaneamente. Para os fãs e usuários do Ipod,o Rhythmbox integra-se perfeitamente ao mesmo. Para mais informações, visite o site do Rhythmbox.

rhythmbox.png

Sound Juicer

O Sound Juicer é uma ferramenta simples e limpa de ripar CDs. Ele permite que você extraia o áudio de CDs de áudio e converta-os em arquivos de áudio que seu computador pode entender e reproduzir. O Sound Juicer foi desenhado para ser fácil de usar e trabalhar com pouca intervenção do usuário. Por exemplo, se seu computador estiver conectado à Internet, ele irá automaticamente procurar por informações sobre as músicas disponíveis gratuitamente pelo serviço MusicBrainz. Para mais informações, visite o site do Sound Juicer.

soundjuicer.png

Sound Recorder

Com o Sound Recorder você pode gravar e reproduzir arquivos de áudio .flac, .ogg, and .wav.

soundrecorder.png

Vídeo

Totem

O Totem é a aplicação de vídeo padrão do Ubuntu. Ele tem uma interface bonita e pode ser usado para reproduzir DVDs e vídeos DivX/Xvid, Quicktime e Realplayer.

totem.png

Extra

Áudio

amaroK

Este é o reprodutor de músicas premiere do KDE. Ele tem tudo que alguém pode querer. Ele suporta diversas visualizações e pode ser usado, assim como o Rhythmbox, com uma única janela de reprodução e lista de músicas ou como o XMMS/Beep Media Player (pense Winamp) com uma janela de lista de músicas e de reprodução separadas. O amaroK vem com um banco de dados que vai se manter informado de quais músicas você mais escuta e vai avaliá-las por você. Ele baixa capas de CDs, letras de músicas a partir do próprio programa e até grava músicas em CDs. Para mais informações, visite o site do amaroK.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install amarok

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • amarok

amarok2.png

Beep Media Player

O Beep Media Player (BMP) é muito parecido com o Winamp. Se você gosta do Winamp, provavelmente vai gostar dele. Você pode instalar diversas skins para deixar ele mais bonito.

Para mais informações, visite o site do Beep Media Player.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install beep-media-player

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • beep-media-player

beepmediaplayer2.png

Audacious

A partir da versão 0.9.7.1 o BMP tomou novos rumos, adotando entre outras mudanças uma nova interface. Mas esta mesma versão (0.9.7.1) originou o Audacious, um fork que segue o ideal de simplicidade proposto pelo BMP Classic.

Para maiores informações visite: Audacious Home Page

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install audacious

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • audacious

scrn-audacious.png

Muine

Funções:

  • Interface simples e intuitiva
  • Suporta reprodução dos formatos Ogg Vorbis, FLAC, AAC e MP3
  • Captura automática de capas de CDs
  • Suporta imagens de álbuns anexadas ID3v2
  • Suporta ReplayGain

  • Suporta tags de múltiplos artistas por música
  • Suporta plug-ins
  • Traduções em várias línguas

Para mais informações, visite o site do Muine.

muine.png

Streamtuner

O Streamtuner permite que você navegue em estações de rádio de internet e ouça-as no seu reprodutor de música preferido. O programa inclui suporte para SHOUTcast, Live365 e Xiph e permite que você adicione estações personalizadas. Para mais informações, visite o site do Streamtuner.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install streamtuner

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • streamtuner

streamtuner.png

Vídeo

Mplayer

O Mplayer é simplesmente o mais compreensivo e personalizável programa de vídeo que você pode encontrar para o Linux. Veja mais no site do Mplayer.

Informações para instalação podem ser encontrados em Mplayer.

totem-xine

É importante que o Totem reproduza todos os arquivos de vídeo e áudio. Você pode chegar próximo disso fazendo com que ele use a mesma engine do Xine.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install totem-xine

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • totem-xine

xine-ui

O Xine não tem a interface mais atrativa mas é poderoso e faz todo o trabalho. Eu, pessoalmente, acho ele o melhor reprodutor de DVD. Ele permite que você ajuste atalhos no teclado e já vem com uma combinação padrão ótima para tornar o programa fácil de usar sem o mouse. Ainda, ele tem diversas opções para menus e legendas de DVDs. Ele também carrega muito rápido. Para mais informações, visite o site do Xine.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install xine-ui

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • xine-ui

xine2.png

gxine

Se você não gosta do xine-ui, dê uma olhada no gxine, com uma interface GTK+ para a biblioteca de vídeo.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install gxine

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • gxine

gxine.png

VLC

O VLC (inicialmente VideoLAN Client) é um ótimo reprodutor multimídia para vários formatos de áudio e vídeo (MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, ...) assim como DVDs, VCDs e vários protocolos de streaming. Para mais informações, visite o site do VLC.

Instalação

Pelo Terminal

sudo apt-get install vlc

Pelo Gerenciador de Pacotes

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Procure e instale os seguintes pacotes:

  • vlc

vlc.png


AplicativosMultimidia (last edited 2011-09-19 23:20:47 by localhost)