Audacity

Audacity

Audacity é um software livre de edição digital de áudio e muito popular entre os podcasters pela sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas.

O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License, e sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets.

Site oficial: http://audacity.sourceforge.net/

Instalação Passo a Passo

Para que ainda não sabe como instalar o Audacity e precisa de uma mãozinha é só ir no Wiki Audacity Passo a Passo

Recursos do Audacity

O Audacity possui cerca de 20 efeitos para aumentar a qualidade de suas gravações, sejam elas domésticas ou não, sua utilização é tão descomplicada como para gravar através dele, pois além da configuração padrão que já vem cada plugin, ainda tem a opção de testar cada efeito, para que assim, você obtenha o resultado esperado.

Entendendo os Recursos Extras:

Ao abrir o audacity logo nota-se o menu Efeitos, nele pode-se conseguir uma lista de 23 efeitos, más muitas vezes só 23 efeitos pode limitar sua criatividade, o que faria você recorrer a outros softwares para apurar a qualidade do seu áudio. Um exemplo é o efeito nativo do Audacity chamado Eco, é um efeito que dá um pouco de brilho à uma locução (por exemplo) más esse recurso nem se compara com o plugin chamado Reverb — os efeitos de reverb simulam ambientes e corrigem sons “muito secos” quando ha gravação de instrumentos musicais em linha. O importante nos extras é que todos os plugins já vem pré configurado, más você pode alterá-los á sua maneira e salvar para usar posteriormente. No pacote de plugins tem efeitos como removedor de voz, e também o Karaokê e muitos outros. É gravar, editar, selecionar e ir testando todos os efeitos, o resto fica por sua criatividade.

Outro efeito show de bola é o Phaser que dá um ar de som espacial na música, muito chamado em músicas de batida forte e dançante. Um bom é você importar um Audio e ir fazendo suas experiências, e claro anotar no REgedit os efeitos que te agradaram mais para serem usados no futuro.O Debian e o Ubuntu incluem plugins em seus repositórios com mais de 314 efeitos que poderemos adicionar ao Audacity.

Icones/informacao.png

DICA: Para aplicar os efeitos é importante que você não esteja executando o áudio. Se quiser aplicar o efeito apenas numa parte do áudio o mesmo deverá ser selecionado, agora se o efeito é em toda a gravação vá em: Editar Icones/nav_next.png Selecionar Icones/nav_next.png Selecionar Todos.

Alterar altura (pitch)

Neste Wiki iremos te auxiliar no acrescimo de mais de 300 efeitos. Também mostraremos como resolver problemas de latência que muitos enfrentam ao trabalhar com gravações no Audacity.

Mão na massa, de 23 para 314 Efeitos num comando só:

1. Primeiro feche o Audacity

2. Abra um terminal.

Icones/informacao.png

DICA: Para saber o que é terminal, clique aqui

3. Dentro da janela do terminal de um clique na frente do prompt ($) e digite:

sudo apt-get install vco-plugins tap-plugins swh-plugins rev-plugins omins mcp-plugins ladspa-sdk invada-studio-plugins-ladspa csladspa cmt caps blop blepvco amb-plugins

Se você receber um erro do tipo : E: Impossível achar pacote invada-studio-plugins-ladspa

Use o comando retirando o pacote que produziu o erro(este erro que citei acima ocorre no ubuntu e versões antigas dos repositórios Debian):

sudo apt-get install vco-plugins tap-plugins swh-plugins rev-plugins omins mcp-plugins ladspa-sdk csladspa cmt caps blop blepvco amb-plugins

Um detalhe importante: o caps é chamado C* Audio Plugin Suite, tem os melhores plugins na minha opinião, entre eles os chamados Plate Reverb Mono e Stereo, e muitos outros efeitos de qualidade profissional.

Para overdrive porém, recomendo os plugins Fast Overdrive, ele não tem drive muito forte, mas você pode aplicar ele duas vezes seguidas, combinado com reverb, produz drives relativamente aceitaveis quando comparados com outros plugins.

1. Primeiro instale o pacote do jackd:

sudo apt-get install jackd jack jack-tools jackeq

2. Ative o jackd com prioridade de realtime

-Finalize todos os programas que tenham áudio como Firefox, amsn e etc.

sudo jackd -d alsa –realtime-priority

-> Não precisou usar o parâmetro realtime-priority…

3. Execute o audacity:

sudo audacity

4. Vá em: EditarIcones/nav_next.png Preferencias e selecione para dispositivos de reprodução e gravação o Jackd. Se ele não aparece como opção, feche o audacity reinicie o computador sem abrir nenhum programa e refaça todo o processo, até que funcione!

—- Caso o Jackd não resolva seu caso:

Você tem opção de usar Editar Icones/nav_next.png Preferências e ir corrigindo a latência apesar de isso levar algumas horas, costuma funcionar também.

Alterar Velocidade (Rotação)

http://img580.imageshack.us/img580/104/velocidade.png Altera a velocidade dos áudios sem modificar a afinação (33 1/3, 45 e 78). Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Só não deve exagerar para não danificar o seu áudio.

Alterar Tempo

http://img692.imageshack.us/img692/6972/alteratempo.png Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.

Amplificar

http://img714.imageshack.us/img714/1014/amplificar.png Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se você tentar aumentar demais o volume, o botão OK ficará desabilitado como forma de precaução. Mantenha marcado a opção Permitr clipping para não danificar o seu áudio.

Aumento de Graves

http://img704.imageshack.us/img704/3070/graves.png Aumenta os graves abaixo da freqüência que voce escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica, e para tirar o máximo do seu subwoofer (alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas sons graves e sub-graves).

Compressor

http://img717.imageshack.us/img717/7171/compressor.png Ajusta as dinâmicas e deixa o som mais reto, desloca o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.

Phaser

http://img686.imageshack.us/img686/7708/phaser.png Proporciona o chamado efeito espacial, como se o som viesse de uma nave, muito usado antigamente (anos 80) em algumas músicas (Boys Town Gang - Can't take my eyes of you). Pode se usar na hora de acrescentar efeito em vinhetas de voz (tipo: 96 FM - Aqui é só sucesso!), faça o teste para você entender melhor.

Eco

http://img94.imageshack.us/img94/7801/ecof.png Adiona ao som original um certo peso e efeito, valorizando assim o som original, no rádio usamos como padrão no Sound Forge ( ). O fator Atraso determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o Decay informa qual será a intensidade deste eco.

Digitar comando Nyquist

http://img824.imageshack.us/img824/2972/comando.png Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.

Equalização

http://img517.imageshack.us/img517/8906/equalizao.png Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para você carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.

Fade In & Fade Out

http://img85.imageshack.us/img85/5198/fadeinfadeout.jpg O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.

Inverter

Usando o Inverter ínicio e fim simplesmente inverte o áudio, como se rodasse o disco ao contrário. Um efeito legal que se usa no rádio, é pegar o áudio, inverter, adicionar o Eco e em seguida reverter. Já o Inverter verticalmente apenas reverte a fase das ondas.

Normalizar

http://img52.imageshack.us/img52/8083/normalizar.png Está opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem estourar, além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixá-las.

Removedor de cliques

http://img641.imageshack.us/img641/4962/remocaum.png Opção útil para remover os ruídos chato de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.

Remover Ruído

http://img94.imageshack.us/img94/2140/remocaumruidos.png Permite que você remova certos ruídos indesejáveis nas gravações. Primeiro você seleciona um pedacinho que contém apenas ruído e acione o Perceber perfil de ruído. Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em Remover Ruído. O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade.

Repetir

Repete a parte selecionada um número específico de vezes.

Wahwah

http://img708.imageshack.us/img708/687/wahwah.png Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente pelo usa em guitarras e baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais.

Outros efeitos

Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu Efeitos são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador.

Marcadores

http://img180.imageshack.us/img180/5310/marcadoresj.jpg Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc.

Para inserir uma trilha de marcadores vá em Projeto Icones/nav_next.png Novo Rótulo. Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta.

Metrônomo

http://img704.imageshack.us/img704/3329/clicktrack.png Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de um metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em Inserir Icones/nav_next.png PLugin 16 a 30 Icones/nav_next.png Click Track você cria uma pista com metrônomo. Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto (BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos. Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto todo.

Salvando & Exportando

Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto — dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser — ou então exportar como WAV, MP3 ou OGG, que resultará em um arquivo audível em qualquer player de mídia.

Exportando em MP3

Para exportar os arquivos em MP3 é muito fácil, tendo em vista que o DLL Lame_Enc, já está incluso. Se não tiver é só baixar neste link Aqui. Outra alternativa é ao selecionar a opção Exportar como MP3 pela primeira vez, o programa irá pedir pelo codec. Então é só você localizá-lo no sistema uma única vez para tornar o procedimento automático e livre de falhas. O arquivo é o lame_enc.dll, portanto você precisa descompactar o que baixou.

Vídeos que podem auxiliar no aprendizado do Audacity.

Icones/erro.png

ATENÇÃO: Alguns problemas relacionados ao PulseAudio, em versões anteriores ao Ubuntu 9.10 são relatados na Ajuda Internacional do Ubuntu, através do item Audacity and PulseAudio.

Créditos

Autor: Jojô Maravilha

Data: 26/06/2010

Mantenedor(es): RicardoJorge, Jojô Maravilha


CategoryRevisar

Audacity (last edited 2011-09-19 23:18:18 by localhost)