Base

OpenOffice.org Base

O OpenOffice.org Base é um gerenciador de banco de dados multiplataforma de código aberto originalmente desenvolvido pela StarDivision e posteriormente pela Sun Microsystems (hoje pertencente da Oracle), distribuído através do pacote comercial StarOffice. É também distribuído gratuitamente nas suítes OpenOffice.org, BrOffice e NeoOffice.

Poderosos bancos de dados para servidores são uma tradição no Linux, mas a falta de bancos de dados para uso em escritórios ou residências levou ao desenvolvimento do Base, além é claro, de competir diretamente com o Microsoft Access no Windows.

O Base tem suporte à criação e modificação de tabelas, formulários, consultas, relatórios e macros. A edição dos formulários é feita através do Writer. O suporte nativo é para o SGBD HSQL, tendo filtro nativo para o DBase. Outros formatos suportados são o Microsoft Access, Adabas D, MySQL ou outras bases de dados que utilizem os conectores ODBC e JDBC.

oo_base.png

Tutoriais

Conectando o OpenOffice Base a um banco de dados MySql

Segue aqui esse tutorial retirado, do PrestaShop Brasil

Uma das qualidades do OpenOffice.org Base é sua habilidade de usar diferentes sistemas de bancos de dados. Basta usar o driver correto e o OpenOffice.org Base que conseguirá se conectar a praticamente qualquer SGDB, incluindo o MySQL. Entretanto, a decisão de qual driver de banco de dados usar e a configuração da conexão entre o MySQL e o OpenOffice.org Base pode ser um pouco complicado.

Antes de mais nada, se deve escolher qual driver (também chamado conector) usar. O MySQL oferece dois conectores que lhe permitem mover dados entre o OpenOffice.org Base e o MySQL: o driver ODBC (Connector/ODBC) e o JDBC (Connector/J).

O último é mais fácil de instalar e configurar, e pode ser usado no Linux, Windows e no Mac OS X (também funciona com NeoOffice) da mesmíssima forma. Por outro lado, como o nome sugere, o Connector/J requer que o Java esteja instalado na sua máquina.

Ainda que a questão da abertura do código do Java não seja mais uma questão, você precisa se certificar de que o ambiente Java (Java Runtime Environment) está está instalado e adicionado ao OpenOffice.org.

Também é preciso fazer o download: do Conector/J, em http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.1.html - onde se precisa se cadastrar.

Abra o OpenOffice.org Base - (Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Escritório Icones/nav_next.png OpenOffice.org Banco de Dados). Num primeiro momento, apenas para configurar o Connector/j ele vai pedir pra criar um novo banco de dados, crie um qualquer como exemplo.

Assistente_de_bancos_de_dados_libreoffice.png

Tela inicial do OpenOffice.org Base

http://img248.imageshack.us/i/passo2b.jpg/

Icones/informacao.png Para se conectar usando o driver JDBC (Connector/j) vá a aba Ferramentas Icones/nav_next.png Opções Icones/nav_next.png Java.

Selecione o Java Runtime Environment instalado, e clique no botão Caminho da classe; na janela que se abre clique em Adicionar arquivo e encontre no diretório o arquivo mysql-connector-java-x.x.x-bin.jar previamente descompactado. Dê OK e reinicie o OpenOffice.org Base.

http://img696.imageshack.us/i/passo3u.jpg/

Agora se pode conectar o OpenOffice.org Base à base de dados MySQL. Abra novamente o OpenOffice.org Base.

http://img243.imageshack.us/i/passo13.jpg/

No Assistente de Banco de Dados, selecione a opção Conectar a uma base de dados existente, selecione MySQL na lista de opções e clique em Próximo.

http://img163.imageshack.us/i/passo4.jpg/

Selecione a opção Conectar usando JDBC (Java Database Connectivity) e clique em Próximo.

http://img34.imageshack.us/i/passo5f.jpg/

Digite o nome da sua base de dados e o endereço do servidor nos campos apropriados.

Icones/importante.png Para ter certeza de que driver JDBC para MySQL está funcionando corretamente, clique no botão Testar Classe. Uma vez que o driver tenha sido carregado corretamente, clique em Próximo.

http://img10.imageshack.us/i/passo6y.jpg/

Entre com o nome de usuário da base de dados no campo Nome do usuário. Se houver uma senha definida para o usuário, marque a caixa Senha obrigatória. Para ver se tudo funciona como esperado, clique no botão Testar Conexão.

http://img19.imageshack.us/i/passo7g.jpg/

Clique no botão Próximo, selecione a opção Sim, registre o banco de dados para mim e clique em Concluir.

http://img31.imageshack.us/i/passo8w.jpg/

Dê um nome para a banco de dados e salve-o.

http://img695.imageshack.us/i/passo9d.jpg/

Para acessar o banco de dados entre com seu login e senha (a mesma usada no seu PhpMyAdmin/Mysql)

http://img192.imageshack.us/i/passo10f.jpg/

Esta é a tela já mostrando as tabelas do Bancos de dados de sua loja.

http://img32.imageshack.us/i/passo11.jpg/

Clique em uma qualquer ex: ps_product e veja que ela mostra todos os dados já gravados relacionados aos produtos cadastrados. Icones/importante.png Atenção a esta área pois aqui você poderá alterar os dados das tabelas

http://img695.imageshack.us/i/passo12.jpg/

Após a primeira configuração do OpenOffice.org Base, para entrar novamente em seu banco de dados criado, selecione a opção, banco de dados existente e escolha na caixa de seleção o banco de dados de sua loja.

http://img693.imageshack.us/i/passo14.jpg/

Apostilas

Fontes e adaptação

Créditos

Autor: RicardoJorge

Data: 19/05/2010

Mantenedor(es): RicardoJorge


CategoryDocumentacao

Base (last edited 2011-09-19 23:18:42 by localhost)