BlauAraujo

    eu-192x192.png
Página pessoal de Blau Araujo


Sobre mim

Sou conhecido como "Blau" Araujo desde os 14 anos, então nem me preocupo mais em dizer o meu nome de registro. Nasci no antigo estado da Guanabara (hoje Rio de Janeiro/RJ) em 1966. Naquele tempo, computadores só os da Família Robson (da série "Perdidos no Espaço") ou da USS Enterprise. Nem por isso, o assunto deixou de me fascinar. Contudo, em 1974 meu pai chegou da rua com um LP dos "Secos e Molhados", e isso mudou para sempre os rumos da minha vida. Estava claro, desde aquele momento, o que eu queria fazer da vida, e esta é a razão pela qual hoje sou músico contrabaixista.

Mas o meu caminho para a música não foi tão retilíneo assim. Entre 1981 e 1984 cursei e me formei no curso técnico em eletrônica do CEFET-CSF/RJ. Ainda apaixonado pelos computadores, foi naquele período que ganhei o meu primeiro: um TK85 com quem passava horas programando em BASIC para perder tudo ao desligar, pois não tinha um gravador K7 para armazenar meus trabalhos. Mas esta foi uma fase que passou rápido, já que logo após minha formatura entrei na área de manutenção de automação bancária do extinto Bamerindus. Lá trabalhei por 8 anos, a maior parte deles atuando como instrutor e suporte aos técnicos de campo.

Em seguida ingressei no departamento de Sistemas de Vídeo da TV Globo onde, para ser sincero, nunca me saí muito bem. O problema é que a minha ligação com a informática e os softwares gráficos, em especial, desviavam constantemente meu interesse das tarefas regulares do meu setor para o que acontecia nas áreas de computação gráfica. Tanto era assim, que os meus chefes (lá a gente tinha muitos chefes) acabaram preferindo me manter quase que integralmente junto às ilhas de arte jornalismo, produção e pós-produção, instalando e configurando softwares gráficos, bem como orientando o pessoal da arte sobre uso de programas como Photoshop, Suite Corel, 3DS, e outros muito pouco conhecidos fora do meio. Isso foi entre 1994 e 1997 e, paralelamente, eu já começava a atuar como "freelancer" em design digital e web, o que faço até hoje.

Ainda sou contrabaixista e me apresento pelo menos uma vez por semana com a minha banda, o Trio Macomba Blues, em Osasco/SP, cidade onde resido atualmente. Mas como a música sozinha não paga as contas, ainda atuo no design, desenvolvo sites e aplicações baseadas na web, dou aulas particulares de música e informática, enfim, faço de tudo um pouco.

Meu primeiro contato com o Software Livre foi em 2002, primeiro com a descoberta do Projeto GNU, os ideais de Richard Stallman e o hoje finado, embora jamais esquecido, Kurumin Linux. Em 2005 baixei minha primeira ISO do Ubuntu, e desde então não uso outro SO nos meus PCs.

Endereços online

Adesões e projetos relacionados com o Ubuntu Linux


BlauAraujo (last edited 2011-09-19 23:19:23 by localhost)