CodigoDeConduta

Esta página contém o Código de Conduta do Ubuntu. Caso queira assinar o Código de Conduta, clique aqui para instruções.

Código de Conduta do Ubuntu (original)

Ubuntu é o conceito africano de "humanidade para com os outros".

Este Código de Conduta cobre nosso comportamento como membros da comunidade do Ubuntu, em qualquer forum, lista de email, wiki, web site, canal IRC, install-fest, reunião pública ou correspondência privada. Os órgãos de governança do Ubuntu são subordinados ao Conselho de Comunidade do Ubuntu (Community Council) e este arbitrará quaisquer debates a respeito da conduta de um membro da comunidade.

Seja atencioso. Nosso trabalho será utilizado por outras pessoas, por nossa vez, dependeremos do trabalho de outros. Qualquer decisão que tomemos afetará usuários e colegas, então devemos levar estas consequencias em consideração ao fazer isto. O Ubuntu possui milhões de usuários e milhares de contribuidores. Mesmo que não seja óbvio no momento, nossas contribuições ao Ubuntu impactarão o trabalho de outros. Por exemplo, mudanças no código, infraestrutura, políticas, documentação e traduções contidas em uma versão podem impactar negativamente no trabalho de outras pessoas.

Seja respeitoso. A comunidade do Ubuntu e seus membros tratam uns aos outros com respeito. Cada um de nós pode dar uma contribuição valiosa ao Ubuntu. Nós podemos nem sempre concordar, mas isto não é desculpa para mal comportamento e más maneiras. Todos nós podemos experimentar alguma frustração vez ou outra, mas não podemos permitir que a frustração se torne um ataque pessoal. É importante lembrar que uma comunidade onde as pessoas se sintam desconfortáveis ou ameaçadas não é uma comunidade produtiva. Nós esperamos que os membros da comunidade do Ubuntu sejam respeitosos ao lidar com outros contribuidores, pessoas de fora do projeto Ubuntu, e usuários.

Seja colaborativo. Colaboração é vital para o Ubuntu e para a ainda maior comunidade de software livre. Essa colaboração envolve ter indivíduos trabalhando uns com os outros em times dentro do Ubuntu, times trabalhando com outros times dentro do Ubuntu, e indivíduos e times dentro do Ubuntu trabalhando com pessoas de fora. Esta colaboração reduz a redundância, e melhora a qualidade do nosso trabalho. Internamente e externamente, nós devemos sempre ser abertos a colaboratividade. Quando possível, devemos trabalhar próximos dos projetos upstream e das outras pessoas da comunidade de software livre, para coordenarmos nossas técnicas, divulgação, documentação e outros trabalhos. Nosso trabalho deve ser realizado de forma transparente, e devemos coordenar todas as partes envolvidas em uma discussão o quanto antes. Se decidirmos usar uma abordagem diferente dos demais, faremos que o saibam logo, documentaremos nosso trabalho para informar regularmente aos demais sobre o nosso progresso.

Quando discordamos, consultamos aos outros. Discordancias, técnicas e de ordem social, acontecem o tempo todo e a comunidade do Ubuntu não é exceção. É importante que resolvamos os desentendimentos e diferentes visões de forma construtiva, e com a ajuda da comunidade e seus processos. Nós temos o Technical Board, o Conselho de Comunidade, e uma série de outros grupos que ajudam a decidir o rumo certo para o Ubuntu. Existem também diversos times de projeto e líderes de times, que podem estar aptos a ajudar-nos. Quando nossos objetivos divergem dramaticamente, encorajamos a criação de conjuntos alternativos de pacotes, ou distribuições derivadas, utilizando o framework de gerenciamento de pacotes do Ubuntu, de forma que a comunidade possa testar novas idéias e contribuir com a discussão.

Quando não estamos certos de algo, pedimos ajuda. Ninguém sabe tudo, e não é esperado que ninguém seja perfeito na comunidade do Ubuntu. Fazer perguntas evita muitos problemas ao longo do caminho, por isso perguntas são encorajadas. Aqueles que são perguntados devem ser responsivos e prestativos. No entanto, ao fazer uma pergunta é preciso avaliar qual seria o local ideal para tal.

Pondere se deve afastar-se. Membros de todos projetos vem e vão e o Ubuntu não é diferente. Quando alguém parte ou para de participar do projeto, de parte ou do todo, nós pedimos que o faça de uma forma que minimize o impacto no projeto. Isto significa que estes devem dizer as outras pessoas que estão partindo, tendo o cuidado de deixar para os que ficam instruções de como prosseguir. Nós temos orgulho de manter uma comunidade produtiva, ágil e feliz, que aprecia novas idéias em um campo complexo, que promove a colaboração entre grupos com necessidades, interesses e objetivos muito diferentes. Nossos líderes devem atender a padrões ainda mais elevados, seguindo o Código de Conduta de Liderança, e arranjamos a organização da comunidade de forma a assegurar que os problemas possam ser levados a líderes que estejam engajados, interessados e sejam competentes o bastante para ajudar a resolve-los.

Listas de email e foruns na web

Listas de email e foruns na web são uma parte importante da plataforma da comunidade Ubuntu. Este código de conduta se aplica ao seu comportamento nestes lugares também. Neste caso, por favor, siga estas diretrizes além do Código de Conduta geral:

  • Por favor, utilize um endereço de e-mail válido para onde respostas diretas possam ser enviadas.
  • Por favor, evite flamewars, trolling, ataques pessoais e argumentos repetitivos. Em questões técnicas, o Technical Review Board poderá tomar a decisão final. Em questões da comunidade, o Conselho de Comunidade poderá faze-lo.

Comunidade/CodigoDeConduta (last edited 2012-10-04 15:14:21 by Tiago Hillebrandt)