ConvertendoVideo

Convertendo Flv para Avi

images.png Para converter os filmes que você baixou em FLV do seu site predileto utilize o nautilus:

  • Baixe o script flv2avi na pasta ~/.gnome2/nautilus-scripts

  • Clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a opção Scripts > flvparaavi

Extraindo Áudio de Vídeo com Mplayer

Icones/terminal.png Para extrair o áudio em mp3 use o comando abaixo no terminal, substituindo o termo arquivo pelo nome do arquivo de vídeo:

mplayer -vo null -dumpaudio -dumpfile arquivo.mp3 arquivo.avi

Convertendo Vídeo 3GP para Mpeg e Divx

Introdução

Icones/video.png A maioria dos celulares lançados atualmente suporta um formato de vídeo chamado 3gp. Este formato é bastante comprimido e é utilizado para gravação de vídeo pelas câmeras que acompanham os celulares e para envio de vídeo via MMS (mensagens multímidia).

Usando o Mobile Media Converter

No Linux existe um programa gratuito chamado Mobile Media Converter (há também versões para o Windows) muito prático para converter vídeos mpg e wmf para 3gp, assim como converter de 3gp para mpg.

Os vídeos ficam com um tamanho e qualidade boa para celulares com tela pequena. Celulares com telas maiores (maior resolução) as imperfeições dos vídeos aparecem e prejudicam a visualização.

Para transferir os vídeos para celular, deve-se usar o cabo de dados (se incluído) ou transferir via bluetooth (aparelhos que possuem este recurso).

Como usar

Baixe o Mobile Media Converter, extraia o arquivo compactado para uma pasta qualquer e clique em cima do arquivo mmc-lin.

mmc.png

Usando o Mobile Divx

O Mobile Divx é um reprodutor de vídeos compatível com diversos sistemas para Smartphone e Handhelds (Symbian UIQ, S60, S60 3rd, Pocket PC 2002/2003, Windows Mobile Smartphone 2002/2003 e Windows Mobile 5, e Palm OS), é possível rodar Vídeos em Divx e Xvid.

MobileDivx01.jpg

Icones/navegador.png Se registre e baixe-o em http://mobile.divx.com/

Usando o Mencoder

Para converter vídeos, utilizei o Ubuntu e o Mencoder. Tentei também utilizar o Avidemux, mas não consegui fazer o som dos vídeos tocar no Nokia E62.

Para usar o Mencoder, o Mplayer deve estar instalado, configurado e com os codecs (w32codecs) instalado.

Convertendo

Os exemplos abaixo foram utilizados para converter um vídeo para o Smartphone Nokia E62. Como alguns smarthones tem poder de processamento melhores do que outros, sendo necessário diminuir a qualidade para que o vídeo toque sem pulos (dropframes).

  • Fonte do Video: Vob
  • Codec: Mpeg4
  • Bitrate do Video: 192 Kb/s
  • Resolução do Vídeo: 320 x 240 ou 320 x 176
  • Taxa de Frames: 15 fps
  • Bitrate do Áudio: 60 Kb/s
  • Canais: mono
  • Taxa de Amostragem: 22050 Hz

Icones/terminal.png Para converter um vídeo com esses parâmetros, acesse do terminal, a pasta onde se encontra o vídeo e digite o comando:

mencoder penguins.vob -aid 129 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vbitrate=192 -vf scale=320:176,crop=208:176 -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:mode=3:vol=10 -af resample=22050 -ofps 15 -srate 22050 -ffourcc DIVX -o penguins.avi

Explicação do comando

penguins.vob É o nome do arquivo de origem, no caso um vídeo de DVD. Poderia ser qualquer outro suportado pelo Mencoder.

-aid Se o arquivo de origem não for um VOB, tirar este parâmetro. Ele especifica o canal de áudio a ser utilizado (um arquivo no formato DVD pode ter vários canais de áudio, para vários idiomas). No meu caso, eu rodei o seguinte comando no terminal antes para descobrir o canal de áudio: mplayer -v penguins.vob. Lá apareceu os canais de áudios existentes e no caso deste arquivo, o 129 era para o português.

-ovc Escolhe o Codec de Vídeo, no caso, foi escolhido o lavc (que é um codec especial que se utiliza os codecs do ffmpeg para o encoding), poderia ter escolhido outro, por exemplo, xvid, mas as opções do xvid são passadas de outra forma.

-lavcopts É aqui que se coloca as opções para codificação (as opções são separadas por : -dois pontos- ):

vcodec=mpeg4 Codec utilizado pelo lavc

vbitrate=192 Bitrate usado para codificar o vídeo

-vf Indica os filtros que serão aplicados no vídeo (separados por vírgulas)

scale=320:176 Redimensiona o vídeo, no caso para 320:240 - deve ser alterado conforme necessidade

crop=208:176 Recorta o vídeo redimensionado pelo filtro anterior, no tamanho selecionado (o vídeo final terá o tamanho aqui descrito) - Neste exemplo, o vídeo original teve as bordas esquerda e direta cortadas.

-oac mp3lame Codec de áudio utilizado (no caso mp3)

-lameopts Opções para codificação de áudio (separado por dois pontos);

cbr:br=64 Bitrate para o áudio (o cbr:br indica que o bitrate é constante, poderia ser abr que indica bitrate variável)

mode=3 Para as opções do mp3lame, o mode indica se o som será estéreo, mono, etc... No caso, o número 3 é mono.

vol=10 Indica o volume do áudio. Número 10 é o máximo.

-af Filtros para áudio

resample=22050 Indica nova amostragem do áudio de origem. (obs. se o arquivo de origem já tiver a amostragem desejada, este filtro não é necessário.

Outras opções de comandos

Alterando os parâmetros, é possível converter vídeos para DVDs, Ripar DVDs, e fazer várias outras conversões.

-ofps 15 Taxa de Frames - No caso foi utilizado 15 fps que é uma taxa boa para celulares, mas poderia ser outra, como por exemplo 24000/1001, que é a taxa usada em filmes para DVD.

-srate 22050 Amostragem para o arquivo de Saída. No caso 22050 hz.

-ffourcc XVID Esta opcão força que o cabeçalho do arquivo mostre que é um DIVX, que é reconhecido pelo Mobile Divx. Outros cabeçalhos que testei e são reconhecidos: XVID, DX50. O cabeçalho FMP4, padrão deste codec, não é reconhecido pelo Mobile Divx, por isso é necessário esta opção.

-o parâmetro para indicar o arquivo de saída (no caso penguins.avi)

-sid Essa opção eu não utilizei no comando de exemplo, mas é análogo ao -aid, só que ao invés de selecionar o áudio, ele seleciona a legenda (nos casos do arquivo VOB) e cola no filme. Mas atenção, ao converter um vídeo usando esse parâmetro, não será possível desligar a legenda no arquivo de saída, pois a legenda estará colada no vídeo.

Observação finais

Icones/informacao.png Existem no Ubuntu outros software bons, como por exemplo, Avidemux, Acidrip, Thoggen, DVDRip, k9copy, etc. Mas se o usuário tiver um pouco de conhecimento em Shell Script e quiser converter vídeos em lote, encontrará mais dificuldade com eles.

Site do MPlayer

Opções de uso do Mencoder

Arquivos suportados pelo Mencoder

Site do codec ffmpeg

Site do avidemux

Estudio Livre

Créditos

Autor: EggxGeo

Data: 27/11/2006

Local: Blog do Autor

Wikifier: JoseVitor e GuilhermePaula

Data: 30/11/2006

Mantenedor: JoseVitor

Time de Documentação do Ubuntu Brasil

Convertendo .avi para DVD

Para converter arquivos .avi para DVD você pode utilizar o Avidemux. Desta forma você pode assistir aos seus vídeos preferidos direto na TV Smile :-)

Instalando o Avidemux

Para instalar o avidemux é necessário habilitar os Repositórios Adicionais.

Icones/terminal.png Depois disso procure por avidemux no synaptic ou digite no terminal

sudo aptitude install avidemux

Como converter

  • Abra o programa, clique em open e escolha o vídeo que você deseja converter. Se for detectado o audio no formato mp3 o programa perguntará se você quer construir o Time Map para o audio e o vídeo poderem ficar sincronizados. Clique em Build Time Map para o mapa ser construído.

  • O Avidemux também pode detectar o Bitstream compactado (Packed Bitstream). Neste caso clique em Yes para descompacta-lo e depois disso o vídeo será aberto no programa.

  • Agora vá no menu Auto > DVD e escolha as opcões de acordo com seu vídeo. Com isso o Avidemux configurará muita coisa necessária para converter de avi para dvd automaticamente

  • Do lado esquerdo do programa na parte de Audio clique em Filters e depois marque a opção normalize. Agora ainda do lado esquerdo só que na parte de Vídeo clique em Configure, em Encoding Type selecione Two Pass. Logo abaixo você pode selecionar com quantos megas você quer que o vídeo tenha (Lembre-se que o tamanho total do arquivo é a soma do vídeo + o audio, o avidemux tem uma calculadora que pode ajudar nessas contas).

  • Você pode salvar o projeto, para não ter que fazer tudo isso novamente. Vá no menu File > Save Project.

  • Finalmente vamos salvar o vídeo no novo formato, cliquem em File > Save > Save Video. Agora é só esperar: dependendo do tamanho do vídeo o processo pode levar algumas horas.

Créditos

Autor: notNULL

Data: 30/04/2006

Local: Blog do Autor

Wikifier: JoseVitor e RafaelSfair

Data: 12/12/2006

Mantenedor: JoseVitor

Time de Documentação do Ubuntu Brasil

ConvertendoVideo (last edited 2011-09-19 23:19:26 by localhost)