AudacityPassoaPasso

Audacity

Para instalar não tem segredo, você pode ir em Aplicativos Icones/nav_next.png Central de Programas Icones/nav_next.png Multimídia e digitar na procura Audacity.

http://img229.imageshack.us/img229/4841/001rr.png

Agora então selecione o mesmo e click na seta que irá aparecer, aí é só clickar em Instalar. Será pedido sua senha de root (administrador), e então é só aguardar a finalização do processo.

Outra forma de instalar o Audacity é através do terminal digitando:

sudo apt-get install audacity

e pressionando enter no teclado, depois digite sua senha de usuário.

http://img97.imageshack.us/img97/4662/002bt.png

Outro caminho é pelo Synaptic através do menu Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de Pacotes Synaptic e digitando no espaço de procura o nome do nosso programa, que neste caso é o Audacity.

http://img121.imageshack.us/img121/7868/003sq.png

Acessando o Programa

Programa devidamente instalado é hora de conhecer todos, ou quase todos os seus recursos. Tenho por objetivo neste tutorial fazer com que você aprenda comandos básicos e essenciais para se integrar e ver que não é tão complicado quanto parece.

Aplicativos Icones/nav_next.png Multimídia Icones/nav_next.png Audacity

http://img375.imageshack.us/img375/5247/004y.png

O Audacity é uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Então, estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do seu computador.

Importando Áudio

Vamos começar explicando como se faz para importar músicas e efeitos sonoros para dentro do programa. Clique em Arquivo Icones/nav_next.png Importar Icones/nav_next.png Áudio e agora localize qualquer arquivo sonoro de sua escolha, podendo ser sua música favorita, efeitos de som, uma locução feita por você. Esses arquivos podem estar em MP3 ou em WAV. Click em Abrir e espere o programa carregar o audio...

http://img532.imageshack.us/img532/2352/005oh.png

Na imagem abaixo o arquivo já completamente carregado.

http://img231.imageshack.us/img231/1750/006sj.png

Botões Básicos

Os botões básicos funcionam como em qualquer CD Player ou reprodutor de áudio. Ao apertar no botão "Play", você poderá escutar a faixa que importou. Pause para o evento, o botão vermelho é para gravação e daí por diante.

http://img267.imageshack.us/img267/3415/007im.jpg

Lembre-se que você poderá se utilizar deste arquivo base para executar as demais ações de edição descritas abaixo.

Princípios básicos de gravação

Normalmente, os parâmetros de gravação do seu computador devem estar ligados por padrão. Caso você tenha algum problema com o som, entre no Controle de Volume: Aplicativos Icones/nav_next.png Multimídia Icones/nav_next.png Gravador de Som.

http://img8.imageshack.us/img8/4891/00a.png

Depois Arquivo Icones/nav_next.png Abrir Controle de Volume e veja se está tudo certo.

http://img706.imageshack.us/img706/7035/00b.png

Se você usar o Pulse (Ver como instalar no Blog do Zandre Bran), terá um desempenho melhor de áudio no Ubuntu. O Equalizador de Áudio Pulse vem com várias configurações, teste todas e escolha a melhor para você. Depois de instalado ele pode ser acessado em: Aplicativos Icones/nav_next.png Multimídia Icones/nav_next.png Pulse Audio Equalizer.

http://img96.imageshack.us/img96/5061/00c.png

Sistema Icones/nav_next.png Preferências Icones/nav_next.png Som

http://img695.imageshack.us/img695/9594/00d.jpg

Preferências de Som: me permite dar uma geral em termos de Reprodução, Gravação e etc. A ferramenta preferências de som integra a escolha de dispositivos de som, volumes de aplicativos, volume de alertas e temas.

Hardware

Para se certificar de que haverá som, você também deverá ligar os dispositivos nas entradas certas.

http://img443.imageshack.us/img443/5619/008xh.jpg

O microfone deve ser conectado no lugar correto (normalmente a entrada tem uma borda rosa, ou então existe um pequeno ícone indicativo). Na entrada de linha (Line-In — padronizada com a borda azul claro) você conecta todo tipo de aparelho que vai jogar som para dentro do computador. Ou seja, desde mesas de som até sinais vindos de amplificadores, CD Players, etc. O Line-Out serve para ligar as caixinhas de som, fones de ouvido ou qualquer outra saída de amplificação para reproduzir o áudio.

http://img198.imageshack.us/img198/9637/009ea.jpg

Multi-trilha

O Audacity trabalha com um sistema multi-trilhas de gravação, reproduzindo sons diversos simultâneamente; note que, ao gravar várias vezes com o microfone, cada registro será aberto em uma trilha diferente.

http://img812.imageshack.us/img812/3561/capturadetela.jpg

Para gravar algo enquanto escuta o que já foi gravado anteriormente, siga em Editar Icones/nav_next.png Preferências. Marque a caixa "Gravar e reproduzir faixas simultaneamente". Dessa maneira você terá uma referência na hora de gravar, por exemplo, a voz em cima de uma música, ou então uma narração junto a uma gravação.

Na hora de gravar utilizando o microfone é bom que você utilize um fone de ouvido ou então diminua o volume da caixa de som, para evitar o que chamamos no rádio de microfônia. Para fazer alterações em sua preferência no Audacity é só ir em: Editar Icones/nav_next.png Preferências que se abrirá a caixa abaixo:

http://img571.imageshack.us/img571/8465/012ft.png

No painel que aparece a direita de cada trilha, você controla parâmetros individuais relacionados a elas. Ao clicar em "Mudo" você corta seu som durante a reprodução; clicando em "Solo", todas as outras pistas serão silenciadas.

http://img231.imageshack.us/img231/3281/013qu.jpg

Copiando, colando & editando

http://img62.imageshack.us/img62/7492/014zup.jpg

Estas ferramentas ajuda bastante nas tarefas básicas de edição. Os 3 primeiros Recortar, Copiar e Colar Basta você selecionar qualquer pedaço da trilha e executar os comandos.

Os dois último ícones, à direita: O primeiro "Apagar tudo fora de seleção". O botão "Silenciar seleção" cria um silêncio absoluto na parte selecionada.

Zoom

http://img97.imageshack.us/img97/8615/015ww.jpg

Nesses botões você possui atalhos para aumentar e diminuir a sua visualização sobre o gráfico, assim facilitando na hora de editar: excluir, acrescentar e adicionar efeito apenas numa parte específica.

Cuidados com o volume

http://img576.imageshack.us/img576/8315/016ls.jpg

Monitorar os níveis de entrada e saída de áudio no Audacity. Tem como finalidade evitar distorções, ou mesmo deixar o som baixo demais, se bem que existe um plugin chamado Normalize que tem por finalidade ajustar a altura do áudio depois de editado. No próximo Wiki sobre Audacity iremos nos detalhar mais sobre esta ferramenta.

As duas barras da esquerda com o ícone de um auto falante representam o som de saída (que será reproduzido), enquanto na esquerda temos os níveis de entrada (do que está sendo gravado).

Cada barra é dividida em dois canais — esquerdo, em cima e direito, em baixo, que representam a qualidade estéreo. Se o som gravado ou reproduzido for em mono (apenas um canal) será apresentado na barra.

Icones/informacao.png

DICA: O melhor podcast brasileiro da internet é o PodCast Brasil, com muita coisa boa, eu particularmente indico as sessões: Pod ter Saúde, Café Brasil, Se não me Falha a Memória e Som pra Viagem.

Fontes de Pesquisa

Zandre Bran

Audacity

Resulinux

Criação do Documento

Autor (es): Jojô Maravilha

Data: 06/06/10

Mantenedor (es): Jojô Maravilha


Documentacao/Multimedia/AudacityPassoaPasso (last edited 2011-09-19 23:22:24 by localhost)