Wireless

Wireless

Este documento é baseado no Centro de Ajuda Ubuntu, disponível a alguns cliques a partir do menu Sistema > Ajuda e suporte. Diferentemente deste, algumas instruções foram acrescentadas tornando-o ainda mais fácil e abrangente.

Icones/importante.png

NOTA: Vale lembrar que antes de realizar qualquer sugestão dessa página wiki, você precisa se certificar que sua placa de rede sem fio está ligada. Em alguns notebooks, por exemplo, existem teclas que quando pressionadas ligam a placa.

Introdução

Muitas placas de rede sem fios são automaticamente detectadas pelo Ubuntu. Nesses casos, você apenas precisa configurar sua conexão. Para isso, veja a seção Configurando Rede Sem Fio com o Network Manager desse wiki.

Se a sua placa de rede sem fios não for detectada automaticamente, você precisará instalar o driver da mesma. Alguns drivers proprietários, são suportados pelo Ubuntu. Para verificar se esse é seu caso, acesse o menu Sistema > Administração > Drivers de hardware. Se ainda assim você não tiver sorte, uma boa alternativa é usar a ferramenta ndiswrapper, que permite que o Ubuntu utilize o driver disponível para o Microsoft Windows. Nesse caso, veja os passos na seção Usando Drivers de Rede Sem Fio do Windows desse wiki.

Icones/informacao.png

DICA: Nas versões do Ubuntu anteriores à 8.04, você pode ver se a sua placa foi reconhecida automaticamente através do menu Sistema > Administração > Rede.

Configurando Rede Sem Fio com o Network Manager

O network-manager-gnome procura automaticamente por redes disponíveis e para conectar-se é muito simples.

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo (ele fica ao lado do relógio do sistema) e verifique se a opção Habilitar rede sem fio esta selecionada.

  2. Clique com o botão esquerdo do mouse e selecione uma das redes sem fio disponíveis. Informe a senha que será solicitada, caso a rede esteja protegida (WEP ou WPA).

Após conectado, detalhes sobre a conexão e potência do sinal também são exibidos no ícone do aplicativo.

http://alexrocha.wordpress.com/files/2006/10/redes_search1.png

https://alexrocha.wordpress.com/files/2006/10/barra_sinal.png

Configurando suas Senhas e Chaves de Criptografia

Pode ser necessário configurar suas Senhas e Chaves de Criptografia para automaticamente conectar em redes sem fio que estejam protegidas. Uma vez que você já configurou sua rede sem fios como explicado na seção anterior, siga os passos abaixo.

  • Abra o aplicativo Aplicativos > Acessórios > Senhas e chaves de criptografia.

  • Clique no menu Arquivo > Novo...

  • Na janela Criar nova... escolha a opção Senha do chaveiro e clique no botão Continuar.

  • Escolha um nome para o chaveiro. Nesse exemplo, Chaveiro Rede Sem Fio. Clique no botão Adicionar.

  • Deixe os campos Senha e Confirmar Senha em branco. Clique no botão Criar. Na caixa de mensagem "Armazenar senhas sem criptografia?" clique no botão Usar armazenamento não seguro.

Icones/importante.png

NOTA: Deixar o campo de senha em branco não significa que você deixará sua rede sem fio insegura. Isso apenas é feito para que você não precise digitar uma senha para permitir que a rede sem fio seja habilitada após cada inicialização do sistema.

  • De volta ao aplicativo Senhas e chaves de criptografia, clique na aba Senhas. Clique com o botão direito do mouse sobre o chaveiro que você acabou de criar. Selecione a opção Definir como padrão.

Abaixo, estão algumas janelas que você deve ver durante o processo.

senhas_e_chaveiros.png

Instalação

Em versões do Ubuntu anteriores à 8.04, o Network Manager pode não vir instalado por padrão. Para instalá-lo, siga os passos:

  1. Execute o Synaptic através do menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

  2. Navegue pela lista de pacotes disponíveis e dê clique duplo sobre o pacote network-manager-gnome. Uma janela com a mensagem "Marcar mudanças adicionais requeridas?" deve aparecer. Clique no botão Marcar.

  3. Clique no botão Aplicar, na barra de ferramentas do Synaptic. Uma janela de resumo deve aparecer. Clique no botão Aplicar dessa janela. Aguarde o pacote ser baixado e instalado.

Icones/informacao.png

DICA: Para mais informações sobre como usar o Synaptic, clique aqui.

Para aqueles que se sentem confortáveis com o uso do terminal, também é possível instalar executando:

sudo apt-get install network-manager-gnome

Usando Drivers de Rede Sem Fio do Windows

Obter o ''driver'' Windows

Geralmente, ao comprar um computador, o mesmo vem com um CD contendo todos os drivers de seu equipamento. Portanto, basta você copiar os arquivos referentes ao driver de sua placa de rede sem fio. Caso você não tenha esse CD, procure na página do fabricante de seu equipamento por uma seção de Suporte ou Drivers. Nessas seções, tipicamente, você pode baixar o driver desejado.

Caso você não saiba qual é o modelo de sua placa de rede sem fios, veja a seção Identificando sua Placa de Rede Sem Fio desse wiki.

Instalando o Ndiswrapper

Mesmo que a sua placa de rede sem fios não tenha um driver nativo para o Linux, você poderá conseguir que esta funcione usando o ndiswrapper. O ndiswrapper é um módulo do Linux que permite que o Ubuntu utilize o driver da placa de rede sem fios para o Windows (na maioria dos casos).

Icones/importante.png

NOTA: Estas instruções aplicam-se somente às versões do Ubuntu x86 e AMD64, e não funcionam para o Ubuntu Power PC (PPC).

Icones/informacao.png

DICA: Se você tem acesso à internet, você pode verificar se a sua placa de rede sem fios está na lista de placas suportadas no site do ndiswrapper.

Para instalar o ndiswrapper, siga os passos:

  1. Execute o Synaptic através do menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

  2. Navegue pela lista de pacotes disponíveis e dê clique duplo sobre o pacote ndisgtk. Uma janela com a mensagem "Marcar mudanças adicionais requeridas?" deve aparecer. Clique no botão Marcar.

  3. Clique no botão Aplicar, na barra de ferramentas do Synaptic. Uma janela de resumo deve aparecer. Clique no botão Aplicar dessa janela. Aguarde o pacote ser baixado e instalado.

Icones/informacao.png

DICA: Caso você não tenha acesso a internet, você pode instalar o pacote ndiswrapper-utils que é fornecido no CD do Ubuntu. Adicione o CD do Ubuntu como repositório e instale esse pacote. Para informações de como adicionar repositórios, acesse a página wiki Adicionando Repositórios).

Instalando o Driver

Copie para um mesmo diretório todos os arquivos do driver Windows de a sua placa de rede sem fios. Geralmente, esses arquivos terminam com a extensão .SYS e com a extensão .INF. Se você encontrar arquivos cujo os nomes terminem com .BIN, copie estes também.

Se você não conseguir encontrar os arquivos corretos e possuir acesso alternativo à internet, você poderá encontrar mais ajuda na página do ndiswrapper.

Se você já instalou o ndisgtk, siga os passos:

  1. Selecione o menu Sistema > Administração > Drivers Windows para Placas de Rede Sem Fios. A janela "Drivers de rede wireless" deve aparecer.

  2. Clique no botão Instalar Novo Driver.

  3. Selecione a Localização (ou seja, o diretório) onde você copiou os arquivos do driver. Clique sobre o arquivo com a extensão .INF para selecioná-lo.

  4. Clique no botão Instalar.

Se você não instalou o ndisgtk, use este procedimento:

1. Abra o terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite o comando:

sudo ndiswrapper -i ~/Desktop/drivername.inf

Icones/importante.png

NOTA: O comando acima assume que o seu arquivo .INF tem o nome drivername.inf e que foi copiado para o seu Desktop. Substitua estes valores se necessário.

2. Para verificar se está funcionando corretamente, digite:

ndiswrapper -l

Se estiver funcionando corretamente, você deve visualizar:

Installed ndis drivers:
{name of driver}  driver present, hardware present

3. Para o ndiswrapper funcionar, você necessita carregar um módulo. Para fazer isto, digite:

sudo depmod -a
sudo modprobe ndiswrapper

4. Para assegurar que o módulo seja carregado cada vez o computador for inicializado, digite:

sudo ndiswrapper -m

Pronto! Agora deve ser possível configurar uma conexão com a internet.

Identificando sua Placa de Rede Sem Fio

Para identificar sua placa de rede sem fios, acesse um terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e execute o comando:

sudo lshw -C network

Você deve receber algo parecido com:

  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: 191 Gigabit Ethernet Adapter
       vendor: Silicon Integrated Systems [SiS]
       physical id: 4
       bus info: pci@0000:00:04.0
       logical name: eth0
       version: 02
       serial: 00:90:f5:71:9d:96
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: bus_master cap_list ethernet physical
       configuration: broadcast=yes driver=sis190 driverversion=1.2
ip=10.0.0.1 latency=0 module=sis190 multicast=yes
  *-network:1
       description: Wireless interface
       physical id: 2
       logical name: wlan0
       serial: 00:15:af:cd:5a:b9
       capabilities: ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg

Conduto, note que para essa placa de rede sem fio em particular, a saída não mostra informações sobre o modelo. Nesses casos, podemos tentar mais duas opções:

  • Se sua placa estiver conectada em uma porta PCI:

lspci
  • Se sua placa estiver conectada em uma porta usb:

lsusb

Por exemplo, se sua placa estiver conectada em uma porta usb, a saída do lsusb pode ser algo como:

Bus 001 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter

Agora sim, descobrimos que a placa é uma Realtek, modelo RTL8187B. Na verdade, essa placa é reconhecida pelo Ubuntu desde a versão 8.04. Além do modelo, você também pode usar o campo ID, nesse exemplo 0bda:8189, para procurar pelo driver de sua placa.

Resolvendo Problemas

Algumas placas podem não funcionar automaticamente no Ubuntu. Se este for o caso, por favor veja o Guia de Redes Sem Fios, o qual é uma excelente fonte para resolver problemas com placas de rede sem fios.

Uma lista completa das placas de rede sem fios que funcionam no Ubuntu pode ser encontrada no wiki internacional. Por favor, adicione a sua placa à lista se ela funcionar.

Todas as informações relacionadas à redes sem fios no Ubuntu é colecionada na Central de Redes Sem Fios no wiki internacional.

Créditos

Autor: AlexRocha

Data: 19/11/2006

Mantenedor: LuizAquino

Data: 05/01/2009

-- CategoryDocumentacao CategoryRevisar

Documentacao/Wireless (last edited 2011-09-19 23:23:30 by localhost)