DuvidasFrequentes

Differences between revisions 26 and 27
Revision 26 as of 2006-07-19 19:37:32
Size: 9188
Editor: CarlosAraujo
Comment:
Revision 27 as of 2006-07-22 19:03:16
Size: 9198
Editor: CarlosAraujo
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 95: Line 95:
 CategoryRevisar  .
----
CategoryRevisada

Ubuntu-br - Dúvidas Frequentes

Qual é a senha do root após a instalação?

O Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de root habilitada. Você deve ter notado que você não configurou essa conta na instalação, como acontece em outras distribuições.

Para operações que necessitam do root, o Ubuntu usa um programinha chamado  sudo . Quando você quiser executar uma ação na linha de comando que necessita de permissões do administrador do sistema, você deve colocar  sudo  na frente, por exemplo:

 sudo apt-get install nome_do_pacote_que_você_quer_instalar 

Aí o sistema pede a senha pra você. Essa senha é a sua senha de usuário, aquela que você configurou na instalação.

Na parte gráfica, normalmente entra uma tela pra você digitar a senha e você nem fica sabendo que o sistema está usando  sudo . Ele simplesmente avisa que precisa ser root e pede a senha. Use sua própria senha e pronto!

Como eu uso a conta de root?

Se você deseja utilizar a conta do root de forma mais tradicional, para executar login como root por exemplo, você pode definir a senha do root digitando:  sudo passwd root . Isto permitirá a você utilizar o sudo assim como logar na conta de root também.

Se você precisar utilizar a shell com privilégios de root use o comando:  sudo -s .

Todos os comandos que forem carregados utilizando-se o sudo necessitarão da senha do usuário em uso.

O Ubuntu suporta o KDE?

Porque o Ubuntu instala o GNOME como ambiente padrão? O Ubuntu possui suporte para o ambiente KDE e suas aplicações?

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu. Você pode encontrar todos os pacotes do KDE que você queira usar no planeta, para o Ubuntu também. Se você realmente quiser usar o KDE com o Ubuntu experimente o [http://www.kubuntu.org/ Kubuntu], ele não é um fork do Ubuntu, é apenas uma modificação do Ubuntu que vem com ambiente gráfico KDE por padrão, mas você pode usar tanto o KDE quanto o GNOME juntos no seu Ubuntu, para isso basta instalar o meta-pacote ubuntu-desktop no Kubuntu ou o meta-pacote kubuntu-desktop no Ubuntu.

E o suporte aos usuários do Ubuntu no resto do mundo?

Existe um considerável número de recursos disponíveis para usuários do Ubuntu no Brasil e no resto do mundo, e muitas surpresas estão por vir.

Por favor verifique a página de idiomas para ter acesso aos recursos disponíveis em seu país.

O quê quer dizer “Ubuntu”?

Ubuntu é uma palavra africana, sendo que sua beleza não tem como traduzir para o inglês ou português. A essência do Ubuntu é “um ser só é um ser, através de outros”. Ubuntu dá ênfase ao compartilhamento, consenso e colaboração. É o conceito perfeito para o Software Livre e o código aberto. Clique [http://www.ubuntu-br.org/Wiki/CodigoDeConduta aqui] para obter uma melhor definição do significado de Ubuntu.

Porque a primeira distribuição veio na versão 4.10?

Porque a primeira distribuição veio na versão 4.10? E o que quer dizer o nome das versões do Ubuntu?

O número da versão é baseado na data em que nós liberamos a versão do projeto referente a determinada distribuição. Nossa primeira liberação foi em Outubro de 2004, logo a versão é 4.10. A versão seguinte que ocorreu em Abril de 2005, foi a 5.04, então em Outubro de 2005 veio a 5.10 e em Junho de 2006 chegou a aguardada 6.06. Então, o número da versão vem com o ano, seguido do mês de liberação da versão;

As versões do Ubuntu são uma combinação única de diferentes versões de softwares, tais como: kernel, X, GNOME, GCC, libc... logo, agregar todos estes números de versão não faria muito sentido. Nós preferimos então, dar a idéia de quando determinada versão foi liberada para o público através de sua numeração.

Onde estão os fóruns do Ubuntu?

Você pode usar o fórum em [http://forum.ubuntubrasil.org/ português] ou o fórum em [http://www.ubuntuforums.org/ inglês].

Uma vez instalado o Ubuntu, é possível fazer upgrade para a nova distribuição?

Sim, é muito simples, desde que seja e uma versão qualquer, para sua sucessora. Por exemplo, se você tem instalado o Breezy Badger, você poderá fazer o upgrade para a versão Dapper Drake enquanto ela estiver disponível, e do Dapper para o Edgy, e assim por diante. Observe que estas alterações não se estendem para os sistemas que não são suportados pelas distribuições, apenas para os pacotes localizados nos repositórios do Ubuntu e espelhos.

Como eu pronuncio Ubuntu?

Ubuntu é uma palavra africana do povo Zulu e Xhosa, a pronuncia é “O-BOOM-TOO”.

Eu não sou programador, como posso ajudar?

Se você não é um desenvolvedor, existe algumas formas de ajudar o Ubuntu.

  • Encontrar erros e necessidades de aperfeiçoamento que podem ser corrigidos ou desenvolvidos em uma nova versão. Se você reportar isto para o bugzilla você pode também ajudar a testar as versões beta e pre-releases.
  • Responder dúvidas nas listas de email, fóruns e IRC. Dê uma olhada na página de participação para encontrar outras formas de contribuir, dedicando seu tempo livre
  • Ajude o TimeDeDocumentacao a criar e revisar documentos para o wiki, qualquer um pode ajudar.

  • Divulgar o Ubuntu. Peça de graça CD's do Ubuntu [http://shipit.ubuntu.com aqui] e distribua para seus parentes, amigos e conhecidos.

O LiveCD do Ubuntu, inclui todas as coisas que são instaladas na instalação normal?

Sim, inclui. Os pacotes instalados no LiveCD são exatamente idênticos aos pacotes instalados na instalação padrão do Ubuntu. Durante as versões de demonstração, poderia existir alguns pacotes em versões diferentes, porque algumas vezes o LiveCD e o CD de Instalação eram feitos em momentos diferentes, e por isso, com pacotes em versões diferentes.

Uma coisa que nós não pudemos implantar em ambos os CD, o LiveCD e o CD de instalação, foi a inclusão dos pacotes de auto-detecção. Isto porque nós usamos vários tipos de sistemas de auto-detecção diferentes, que em alguns casos funcionou perfeitamente e em outros não funcionou, como por exemplo som e resolução de tela. Geralmente o sistema de instalação pergunta ao usuário as configurações de como o seu hardware trabalha, ou a forma como você quer que ele trabalhe.

Eu posso utilizar os pacotes do Debian e do Ubuntu juntos, no mesmo source.list?

Geralmente, esta não é uma boa idéia. Enquanto o Debian e o Ubuntu são compatíveis em larga escala, e muitos de seus pacotes são idênticos, os pacotes binários não são idênticos, pois foram compilados independentemente. Isto causa problemas inesperados no funcionamento do sistema que está utilizando o pacote.

No entanto, em geral não existe motivos para fazer isto, por exemplo: essencialmente todos os pacotes disponíveis para Debian, encontram-se disponíveis nos repositórios do Ubuntu, não existe razão para misturar os dois repositórios.

O Ubuntu provê pacotes otimizados para arquiteturas específicas?

O Ubuntu provê pacotes otimizados para arquiteturas específicas? Onde eu posso encontrá-los?

  1. Kernel otimizados podem ser instalados através dos pacotes linux-686, linux-k7, etc. Procure por linux no Synaptic, aptitude ou apt-cache.
  2. Algumas bibliotecas do C já são instaladas por padrão, nos pacotes libc6-i686.
  3. Rotinas de criptografia para arquiteturas i586 e i686 são incluídas com a biblioteca OpenSSL e utilizadas automaticamente.
  4. Os pacotes do Ubuntu são construídos quase todos com as otimizações de tempo de compilação genéricas, de forma a manter o tamanho do pacote pequeno, pois quanto menor o código, melhor a utilização da memória.
  5. Os pacotes do Ubuntu para as arquiteturas i386 são compilados com as instruções da arquitetura i486 (-march=i486), e também com as instruções baseadas no processador Pentium 4 (-mcpu=pentium4). Esta combinação provê benefícios para que os processadores antigos e embarcados.

Onde eu posso encontrar novas versões de pacotes?

Eu preciso de algumas versões de pacotes do Ubuntu novas, como é de costume eu receber no Debian Unstable. Onde eu os encontro para o Ubuntu?

Após a liberação do Warty, os pacotes de update serão disponibilizados em nosso repositório “development branch”, muito similar ao repositório Debian unstable.

Que tipo de software existe no repositório multiverse?

Os pacotes contidos no repositório “multiverse” não são denominados Software Livre. Por favor, verifique os riscos e leia atentamente as licenças de uso antes de utilizá-los. Estes sistemas não recebem suporte de nossos desenvolvedores e o usuário conseqüentemente não receberá update. Utilize-os por sua conta e risco.

Quanto custa o Ubuntu?

R$ 0,00 é o preço do Ubuntu, pois ele é e sempre será 100% livre de custos.



CategoryRevisada

DuvidasFrequentes (last edited 2013-07-07 20:45:36 by rudineiw)