DuvidasFrequentes

Differences between revisions 38 and 46 (spanning 8 versions)
Revision 38 as of 2011-03-04 13:53:13
Size: 4353
Editor: AlenHolbrook
Comment:
Revision 46 as of 2013-07-07 20:45:36
Size: 5566
Editor: rudineiw
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 1: Line 1:
||<tablebgcolor="#f1f1ed" tablewidth="45%" tablestyle="float: right; font-size: 0.9em;"style="padding: 0.5em;"> '''Conteúdo'''[[BR]][[TableOfContents(4)]] || ||<tablebgcolor="#f1f1ed" tablewidth="45%" tablestyle="float: right; font-size: 0.9em;"style="padding: 0.5em;"><<TableOfContents(4)>> ||
Line 3: Line 3:
== Dúvidas Freqüentes == == Dúvidas Frequentes ==
Abaixo está uma seleção de perguntas frequentes, com respostas que podem ajudá-lo se você é novo no Ubuntu. Escolha um tópico da tabela de conteúdo ou busque na página pressionando Ctrl + F no seu navegador e digite o termo para buscar na página.

=== O que é exatamente o Ubuntu? ===
Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de e-mails a servidores web e ferramentas de programação.

Para mais informações, consulte esta página: [[SobreUbuntu|http://wiki.ubuntu-br.org/SobreUbuntu]].

=== O que a palavra Ubuntu significa? ===
A palavra Ubuntu é um sistema de valores praticados em muitos países da África. Define o humano, enquanto ser, conforme sua interação com outras pessoas, propondo assim uma irmandade universal. Suas lições de grande valor humanístico deveriam ser conhecidas e praticadas por todos nós, que vivemos numa sociedade egoísta e desigual.

Ubuntu, de maneira geral, significa: Sou quem sou, pelo que nós somos.

Para mais informações, consulte a página: [[Filosofia|http://wiki.ubuntu-br.org/Filosofia]].

=== Como posso obter o Ubuntu? ===
Existem várias formas de se obter o Ubuntu. Todas elas estão descritas e detalhadas em [[ObtendoUbuntu|http://wiki.ubuntu-br.org/ObtendoUbuntu]].
Line 6: Line 22:
Para saber um pouco sobre a metodologia adotada para os nomes e numeração das versões do Ubuntu, veja em [[VersoesUbuntu|http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu]] as informações detalhadas sobre o assunto.
Line 7: Line 24:
Para saber um pouco sobre a metodologia adotada ao nome e numeração das versões, [:VersoesUbuntu:consulte esta página], ela possui informações detalhadas sobre o assunto. === Como eu posso obter ajuda? ===
O Ubuntu possui uma comunidade ativa e colaborativa, tudo isto faz parte do espírito Ubuntu. Existem vários meios de se conseguir ajuda e suporte e, com certeza um deles é o ideal para você!
Para mais informações, consulte a página: [[ObtendoAjuda|http://wiki.ubuntu-br.org/ObtendoAjuda]].
Line 9: Line 28:
 .

=== Como posso obter o Ubuntu? ===

Existem várias formas de se obter o Ubuntu. Todas elas estão descritas e detalhadas aqui: ObtendoUbuntu

Nesta página também há informações explicando sobre a diferença entre as versões Alternate, Desktop e Server.

 .

=== Projetos relacionados ===

A principal diferença entre o [http://www.ubuntu.com Ubuntu], [http://www.kubuntu.org Kubuntu] e [http://www.xubuntu.org Xubuntu] é o ambiente desktop instalado por padrão.

[http://www.ubuntu.com Ubuntu] Vem, por padrão, com o ambiente desktop [http://www.gnome.org GNOME].

[http://www.kubuntu.org Kubuntu] Vem, por padrão, com o ambiente desktop [http://www.kde.org KDE].

[http://www.xubuntu.org Xbuntu] Vem, por padrão, com o ambiente desktop [http://www.xfce.org XFCE].

 .

=== Posso instalar outro desktop a partir da minha atual instalação? ===

Sim. Você pode instalar qualquer um dos desktops citados acima instalando um metapacote relacionado à ele.

Para instalar o [http://www.ubuntu.com Ubuntu]/[http://www.gnome.org GNOME], instale o metapacote '''ubuntu-desktop'''

Para instalar o [http://www.kubuntu.org Kubuntu]/[http://www.kde.org KDE], instale o metapacote '''kubuntu-desktop'''

Para instalar o [http://www.xubuntu.org Xubuntu]/[http://www.xfce.org XFCE], instale o metapacote '''xubuntu-desktop'''

Para informações de como instalar pacotes no Ubuntu, consulte [:InstalandoSoftware:esta página].

Se você deseja remover o ambiente instalado e voltar ao original, consulte [:RemoverCompletoDesktop:esta página].

 .


=== Posso remover este meta-pacote *ubuntu-desktop? ===

Sim, pode removê-lo com segurança. Este metapacote pode vir a conflitar com outros pacotes, se isto acontecer, pode removê-lo com segurança usando o Synaptic ou apt-get.

 .

=== Quanto ao usuário root e conta SUDO, como funciona? ===
Por motivos de segurança, o Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de '''root''' habilitada. Você deve ter notado que você não configurou essa conta durante a instalação, como acontece em outras distribuições.

Para ter uma completa descrição de como funciona a conta sudo, como habilitar a tradicional conta de Root e como operar tarefas administrativas sem o root, veja a página RootSudo para detalhes.

 .

=== O que quer dizer “ubuntu”? ===
Ubuntu é uma palavra africana, não é possível traduzir a beleza desta palavra literalmente para o inglês ou português. A essência do Ubuntu é “um ser só é um ser, através de outros”. Ubuntu dá ênfase ao compartilhamento, consenso e colaboração. É o conceito perfeito para o Software Livre e o código aberto.

 .
=== Como eu posso ajudar? ===
A comunidade Ubuntu possui uma vasta área de atividades, e com certeza uma delas precisa de você!
Para mais informações, consulte a página: [[ComoParticipar|http://wiki.ubuntu-br.org/ComoParticipar]].
Line 67: Line 33:
Ubuntu é uma palavra africana do povo Zulu e Xhosa, a pronuncia seria “OO-BOOM-TOO”, se pronunciado com sotaque Inglês. Para os brasileiros, a fonética correta é '''Ubûntu''', onde o "BUN" é a sílaba tônica.

 .

=== Como posso obter ajuda? ===
O Ubuntu possui uma comunidade ativa e colaborativa, tudo isto fáz parte do Espírito Ubuntu. Existem vários meios de se conseguir ajuda e suporte e, com certeza um deles é o ideal para você!

Veja ObtendoAjuda para mais detalhes.

 .

=== Como posso ajudar? ===
A comunidade Ubuntu possui uma vasta área de atividades, e com certeza uma delas precisa de você!

Existem muitas formas de ajudar, para ver algumas delas, consulte ComoParticipar.

 .

=== Quais arquiteturas de processador o Ubuntu suporta? ===

O Ubuntu atualmente suporta as arquiteturas '''I386''' (PC), '''x64''' (64bits), '''PPC''' (PowerPC) e '''SPARC''' (Niágara).

 .
Ubuntu é uma palavra africana do povo Zulu e Xhosa, a pronuncia seria “OO-BOOM-TOO”, se pronunciado com sotaque Inglês. Para os brasileiros, a fonética correta é Ubûntu, onde o "BUN" é a sílaba tônica.
Line 92: Line 36:
R$ 0,00 é o preço do Ubuntu, pois ele é e sempre será 100% livre de custos. O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar em [[http://www.ubuntu-br.org/download]], usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.
Line 94: Line 38:
[:ComeceAqui:Voltar] === Por que migrar para o Ubuntu? ===
O Ubuntu tem diversas vantagens em relação ao Windows e outras distribuições Linux. Lembre-se que o Ubuntu está disponível em um Live CD, ou seja, você pode experimentá-lo sem alterar o seu sistema operacional instalado atualmente.
Para mais informações, consulte a página: [[GuiaIntrodutorio/PorQueMigrarParaUbuntu|http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/PorQueMigrarParaUbuntu]].

=== Como instalar o Ubuntu ao lado do Windows? ===
O nome deste processo chama-se dual-boot e é muito fácil de ser feito.
Para mais informações, consulte a página: [[http://www.ubuntero.com.br/2013/05/videocast-34-primeiros-passos-no-ubuntu-3/]]

=== O que é root? O que é sudo? Qual a diferença? ===
Por motivos de segurança, o Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de root habilitada. Você deve ter notado que essa conta não foi configurada durante a instalação, como acontece em outras distribuições.
Para ter uma completa descrição de como funciona a conta sudo, como habilitar a tradicional conta de Root e como operar tarefas administrativas sem o root, veja a página [[RootSudo|http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo]] para detalhes.

=== Quais são as versões derivadas oficiais do Ubuntu? ===
Também conhecidas como “sabores”, o Ubuntu possui algumas versões oficiais derivadas que utilizam o Ubuntu em sua base e contribuem de forma significativa para o projeto:<<BR>>
'''[[Edubuntu]]''' - Ubuntu para educação. <<BR>>
'''Ubuntu GNOME''' - Ubuntu com ambiente de desktop GNOME. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME (em inglês). <<BR>>
'''[[Kubuntu]]''' - Ubuntu com ambiente de desktop KDE. <<BR>>
'''!UbuntuKylin''' - Ubuntu para usuários da China. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuKylin (em inglês). <<BR>>
'''Lubuntu''' - Ubuntu com ambiente de desktop LXDE. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu (em inglês). <<BR>>
'''Mythbuntu''' - Desenvolvido para transformar um PC em um home theater usando MythTV. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/Mythbuntu (em inglês). <<BR>>
'''Ubuntu Studio''' - Desenvolvido para criação e edição de multimídia. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuStudio (em inglês). <<BR>>
'''[[Xubuntu]]''' - Ubuntu com ambiente de desktop XFCE.

Mais informações sobre as versões derivadas oficiais do Ubuntu em [[http://www.ubuntu.com/about/about-ubuntu/derivatives]] (em inglês).
Line 96: Line 64:
CategoryDocumentacao CategoryFixa

[http://essaywritingservices.org/index.php essay writing]
CategoryDocumentacao

Dúvidas Frequentes

Abaixo está uma seleção de perguntas frequentes, com respostas que podem ajudá-lo se você é novo no Ubuntu. Escolha um tópico da tabela de conteúdo ou busque na página pressionando Ctrl + F no seu navegador e digite o termo para buscar na página.

O que é exatamente o Ubuntu?

Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de e-mails a servidores web e ferramentas de programação.

Para mais informações, consulte esta página: http://wiki.ubuntu-br.org/SobreUbuntu.

O que a palavra Ubuntu significa?

A palavra Ubuntu é um sistema de valores praticados em muitos países da África. Define o humano, enquanto ser, conforme sua interação com outras pessoas, propondo assim uma irmandade universal. Suas lições de grande valor humanístico deveriam ser conhecidas e praticadas por todos nós, que vivemos numa sociedade egoísta e desigual.

Ubuntu, de maneira geral, significa: Sou quem sou, pelo que nós somos.

Para mais informações, consulte a página: http://wiki.ubuntu-br.org/Filosofia.

Como posso obter o Ubuntu?

Existem várias formas de se obter o Ubuntu. Todas elas estão descritas e detalhadas em http://wiki.ubuntu-br.org/ObtendoUbuntu.

Como funciona o sistema de nome/numeração das versões?

Para saber um pouco sobre a metodologia adotada para os nomes e numeração das versões do Ubuntu, veja em http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu as informações detalhadas sobre o assunto.

Como eu posso obter ajuda?

O Ubuntu possui uma comunidade ativa e colaborativa, tudo isto faz parte do espírito Ubuntu. Existem vários meios de se conseguir ajuda e suporte e, com certeza um deles é o ideal para você! Para mais informações, consulte a página: http://wiki.ubuntu-br.org/ObtendoAjuda.

Como eu posso ajudar?

A comunidade Ubuntu possui uma vasta área de atividades, e com certeza uma delas precisa de você! Para mais informações, consulte a página: http://wiki.ubuntu-br.org/ComoParticipar.

Como eu pronuncio "ubuntu"?

Ubuntu é uma palavra africana do povo Zulu e Xhosa, a pronuncia seria “OO-BOOM-TOO”, se pronunciado com sotaque Inglês. Para os brasileiros, a fonética correta é Ubûntu, onde o "BUN" é a sílaba tônica.

Quanto custa o Ubuntu?

O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar em http://www.ubuntu-br.org/download, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.

Por que migrar para o Ubuntu?

O Ubuntu tem diversas vantagens em relação ao Windows e outras distribuições Linux. Lembre-se que o Ubuntu está disponível em um Live CD, ou seja, você pode experimentá-lo sem alterar o seu sistema operacional instalado atualmente. Para mais informações, consulte a página: http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/PorQueMigrarParaUbuntu.

Como instalar o Ubuntu ao lado do Windows?

O nome deste processo chama-se dual-boot e é muito fácil de ser feito. Para mais informações, consulte a página: http://www.ubuntero.com.br/2013/05/videocast-34-primeiros-passos-no-ubuntu-3/

O que é root? O que é sudo? Qual a diferença?

Por motivos de segurança, o Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de root habilitada. Você deve ter notado que essa conta não foi configurada durante a instalação, como acontece em outras distribuições. Para ter uma completa descrição de como funciona a conta sudo, como habilitar a tradicional conta de Root e como operar tarefas administrativas sem o root, veja a página http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo para detalhes.

Quais são as versões derivadas oficiais do Ubuntu?

Também conhecidas como “sabores”, o Ubuntu possui algumas versões oficiais derivadas que utilizam o Ubuntu em sua base e contribuem de forma significativa para o projeto:
Edubuntu - Ubuntu para educação.
Ubuntu GNOME - Ubuntu com ambiente de desktop GNOME. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME (em inglês).
Kubuntu - Ubuntu com ambiente de desktop KDE.
UbuntuKylin - Ubuntu para usuários da China. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuKylin (em inglês).
Lubuntu - Ubuntu com ambiente de desktop LXDE. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu (em inglês).
Mythbuntu - Desenvolvido para transformar um PC em um home theater usando MythTV. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/Mythbuntu (em inglês).
Ubuntu Studio - Desenvolvido para criação e edição de multimídia. Mais informações em https://wiki.ubuntu.com/UbuntuStudio (em inglês).
Xubuntu - Ubuntu com ambiente de desktop XFCE.

Mais informações sobre as versões derivadas oficiais do Ubuntu em http://www.ubuntu.com/about/about-ubuntu/derivatives (em inglês).


CategoryDocumentacao

DuvidasFrequentes (last edited 2013-07-07 20:45:36 by rudineiw)