Empathy

Empathy

O Empathy tornou-se o programa padrão de mensagens padrão do Ubuntu a partir da versão 9.10; em substituição ao Pidgin e ao Ekiga. Por ser, também multi-protocolo ele se conecta a diversas redes, como: Google Talk (Jabber/XMPP), MSN, IRC, Salut, AIM, Facebook (Jabber/XMPP), Yahoo!, Gadu Gadu, Groupwise, ICQ and QQ. Outra característica importante é a transferência de arquivos através da rede Jabber/XMPP.

Através do abrangente projeto Telepathy, o Empathy visa oferecer suporte a áudio e imagem com protocolos de redes, como: o XMPP, o SIMPLE-SIP e a MSN.

Usando o Empathy

Inicie o aplicativo partir do menu Aplicativos Icones/nav_next.png Internet. Logo na primeira vez que abrimos o Empathy, vem a tela de adição de contas.

  • Clique no botão adicionar e na próxima tela escolha a rede que deseja.
  • Aqui se verá a opção de adição de contas já existentes e novas contas.

Icones/importante.png Algumas redes permitem a criação de contas através de programas de de mensageiros eletrônicos, como é o caso da rede jabber.org. No caso de contas já existentes, seja o caso da rede msn, tenha em mãos o login (email completo) e senha.

Adicionando contas

Para adição de contas já existentes nos servidores disponibilizados pelo Empathy, proceda assim: Clique em adicionar Icones/nav_next.png Escolher o serviço Icones/nav_next.png reutilizar uma conta existente.

Toda a lista de contatos é automaticamente importada desde que exista no servidor do mensageiro eletrônico, devidamente conforme a organização feita pelo usuário.toda a lista de contatos é automaticamente importada desde que exista no servidor do mensageiro eletrônico, devidamente conforme a organização feita pelo usuário.

Resolvendo problemas de acesso a contas da rede msn

Icones/informacao.png Caso a rede msn apresente problema de conexão, sugiro a instalação do pacote abaixo, seja pelo Terminal ou pelo Synaptic:

sudo apt-get install msn-pecan 

Fonte: http://code.google.com/p/msn-pecan/

Icones/informacao.png No Ubuntu 10.10, assim como na versão 10.04LTS, também pode ser usada a dica abaixo:

Abra o Terminal e digite a seguinte linha:

gksudo gedit /usr/share/pyshared/papyon/service/description/SingleSignOn/RequestMultipleSecurityTokens.py

Isto abrirá o Gedit. Depois, no Gedit, procure a linha abaixo:

CONTACTS = ("contacts.msn.com", "?fs=1&id=24000&kv=7&rn=93S9SWWw&tw=0&ver=2.1.6000.1")

E modifique-a para:

CONTACTS = ("contacts.msn.com", "MBI")

Depois salve e inicie o Empathy. O problema deverá estar resolvido.

Fonte: Empathy não conecta MSN

Desabilitando e removendo contas

Para desabilitar uma conta no Empathy, basta ir em Menu Editar Icones/nav_next.png Contas (ou F4), clicar na respectiva conta e tirar a seleção do item Habilitado.

Para remover em definitivo uma conta, vá Menu Editar Icones/nav_next.png Contas (ou F4), clique no icone de remoção (representado por um ícone do lado direito da conta).

Personalizando as contas

Vá em Menu Icones/nav_next.png Editar Icones/nav_next.png Informações Pessoais. Lá é só ir escolhendo a rede de mensagem eletrônica e personalizar o avatar e também o apelido. Também no Menu Ver, tem boas opções de personalização para o usuário.

Adição de novos contatos no Empathy

Para adicionar um novo contato a uma rede. Vá no Menu Bate-papo Icones/nav_next.png Novo contato.

  • Escolha a conta da rede de mensagem eletrônica a qual vai adicionar um contato e depois em Identificação adicione o login completo do novo contato e adicione um Apelido se quiser.

  • O Empathy adiciona esse novo contato a sua lista no respectivo servidor.

Usando o Empathy para comunicação de áudio e/ou imagem

Clica-se com o botão direito do mouse sobre o contato, e se mostra habilitado o icone microfone e/ou da webcam, desde que o contato também os tenha. Então é só convidar o contato. Um som de telefone chamando será ouvido pelo usuário e de telefone tocando pelo contato. Na janela do chat, siga no Menu até Contatos.

Transferindo arquivos através do Empathy

O procedimento inicial é parecido ao chat de áudio e vídeo. Clica-se com o botão direito do mouse sobre o contato lá estão os atalhos para a Enviar arquivos, e Compartilhamento de Área de Trabalho. Na janela do chat, siga no Menu até Contatos.

Acessando salas de chat pelo Empathy

Vá em Menu Sala Icones/nav_next.png Entrar. E na janela seguinte, escolha a conta, o servidor e a sala e entre. Essas salas podem ser pelo IRC, Jabber, etc.

Icones/informacao.png O Empathy, oferece uns recursos parecidos com o Xchat ao acessar as redes do IRC, como o de não precisar digitar o nome de um usuário que esteja na sala, basta digitar duas iniciais seguido da tecla <TAB>, até um som é emitido quando outro usuário da sala digita seu nome; também se pode acessar bate-papos individuais com outros usuários, basta tecla com o botão direito sob um usuário da sala e acessar a opção Bate-papo.

Icones/importante.png

  • Infelizmente, pelo Empathy pode não é muito prático, fazer registros em servidores através dele, mas caso queiram é só clicar no ícone indicator-applet, que fica no painel superior do Ubuntu/Gnome, e clicar no servidor, e seguir as regras do mesmo.
  • É opcional o registro em servidores de chat, por exemplo o Freenode, onde fica o canal #ubuntu-br, pode se fazer o registro, seguindo as orientações postadas aqui: http://wiki.ubuntu-br.org/UsandoIRC - mas vale aqui ressaltar que, infelizmente, o Empathy não suporta essa proteção em salas de IRC.

Status musical no Empathy

O Rhythmbox, player musical padrão do Ubuntu, permite através de um plugin, visualizar o status musical, em vários mensageiros eletrônicos, veja como fazer no Empathy:

  • Menu Editar Icones/nav_next.png Plugins

  • Lá ative o Status de mensageiro

Compartilhando seu Desktop pelo Empathy

Icones/importante.png A partir da versão 2.30.0 do Empathy, que vem por padrão no Ubuntu 10.04, foi adicionada a opção Compartilhando minha área de Trabalho. Assim o usuário pode permitir a quem está conversando ver o que esta fazendo no seu sistema e até poder interegir nele, desde que o usuário permita esse tipo de ação.

Este procedimento é simples, bastando clicar no lado direito do nick do usuário no Empathy e depois clicar em Compartilhar minha área de trabalho.

'''PRONTO!''' Estará visualizando o Desktop do usuário em segundos, ótimo para empresas com grandes quantidades de micros que pretende migrar para distribuição GNU/Linux ou clientes particulares onde pode resolver as dificuldades dos usuários remotamente sem precisar de saber que IP ou porta ele esta utilizando.

Para desconectar: clique no lado direto do mouse em cima do ícone de compartilhamento na barra de cima e pronto.

Instalação em versões anteriores do Ubuntu

Será necessário a adição de repositórios, veja como em http://wiki.ubuntu-br.org/Repositorios

Pelo Terminal

Abra o Terminal e digite:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271 

Agora é preciso editar editar a lista de repositórios, adicionando as linhas abaixo conforme a versão do Ubuntu, no final do sources.list:

  • For Jaunty (9.04) users:

deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu jaunty main 
  • For Intrepid (8.10) users:

deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu intrepid main 
  • For Hardy(8.04) users:

deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu hardy main 

Salve e feche a lista de repositório.

Ainda no Terminal atualize o Ubuntu

sudo apt-get update 

E depois instale o Empathy

sudo apt-get install empathy 

Pelo Synaptic

  1. Siga os passos anteriores para adição de repositórios
  2. Execute o Synaptic através do menu Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de Pacotes Synaptic.

  3. Navegue pela lista de pacotes disponíveis e dê clique duplo sobre o pacote empathy. Uma janela com a mensagem Marcar mudanças adicionais requeridas? deve aparecer. Clique no botão Marcar .

  4. Clique no botão Aplicar, na barra de ferramentas do Synaptic. Uma janela de resumo deve aparecer. Clique no botão Aplicar dessa janela.

  5. Aguarde o pacote ser baixado e instalado.

Instalações necessárias para essas versões

Também será preciso a instalação de pacotes abaixo:

sudo apt-get install telepathy-sofiasip telepathy-butterfly telepathy-idle libtelepathy-farsight0 python-tpfarsight 

Fonte: https://help.ubuntu.com/community/Empathy

Icones/importante.png É mais recomendável o uso do Empathy a partir do Ubuntu 9.10

Fonte e adaptação

Créditos

Autor: RicardoJorge

Data: 13/02/2010

Mantenedor(es): RicardoJorge



CategoryDocumentacao

Empathy (last edited 2011-09-19 23:18:17 by localhost)