F-Spot

Icones/manutencao.png

MANUTENÇÃO: Esta página se encontra em desenvolvimento ou manutenção, favor aguardar sua conclusão para os devidos procedimentos de revisão e edição.

F-Spot

O F-Spot é um programa de gerenciamento de fotos projetado para o desktop Gnome e padrão do Ubuntu. Inclui tudo que você precisa para importar, organizar, apreciar suas fotos e compartilhá-las com outras pessoas. No Ubuntu, o F-Spot pode ser encontrado no menu Aplicações, em Aplicações > Gráficos > F-Spot Photo Manager.

Usando o F-Spot

Na primeira vez iniciado, não tem banco de dados de fotos; é preciso importar as fotos.

Importando fotos

O F-Spot lida com a importação de fotos com a sua janela de Importação, encontrada no menu Arquivo -> Importar .... Há as opções: importar fotos de uma câmera, de outro dispositivo de armazenamento removível, ou dizer o F-Spot para importar algumas fotos já em seu disco rígido.

Organizar fotos

Um ótimo recurso do F-spot é organização das fotos, por meio de tags (marcas). Algo muito útil para uma grande quantidade de fotos. As tags podem ser um ícone e um nome em uma foto, sendo que, por exemplo, uma foto pode ter tanto uma tag Favoritos e uma tag Família ligado a ela.

Depois de ter ligado tags para fotos, você pode dizer o F-Spot para mostrar fotos com apenas alguns códigos inscritos, selecionando e desmarcando tags Tags no painel à esquerda da janela principal Spot. Mais de uma marca (tag) podem ser selecionadas por vez, e selecionar umaa tag também irá selecionar todas as sub tags. Quando não há tags selecionadas, o F-Spot irá mostrar toda a sua coleção de fotos.

Tags podem ser criadas e editadas, veja mais: https://help.ubuntu.com/community/F-SpotHowto#Tags

Anexando tags às suas fotos

Existem algumas maneiras de aplicar uma tag de foto(s). (Extraído de http://f-spot.org/Main_Page)

  • Arraste e solte a foto(s) para a tag
  • Arrastar e soltar a tag para a foto(s)
  • Clique com o botão direito sobre a foto e escolha Anexar Tag
  • Palavras-chave através do menu ou o menu Editar
  • Ao digitá-los (pressione 't' a aparecer na barra de entrada de marca que você possa inserir tags separados por vírgulas)

Vendo suas fotos

O F-Spot fornece uma série de maneiras de ver a coleção de fotos, numa interface objetiva, também podem ser mostradas as fotos em tela cheia, na transição de slides e também pela linha do tempo.

Editando suas fotos

O F-Spot inclui uma série de ferramentas que permitem fazer retoques básicos em fotos e corrigir os problemas mais comuns, como: recortar, corrigir cores, remover olhos vermelhos, etc. Para acessar esse serviço basta ir na barra de menus basta se clicar em Editar Imagem.

Icones/informacao.png Inteligentemente, o F-Spot cria uma cópia onde é salva as modificações, preservando a foto original.

Exportando suas fotos

O F-Spot permite que você compartilhe as suas fotos com outras pessoas por meio de funções de exportação. Essas funções permitem exportar suas fotos para muitos serviços web e pastas locais, bem como CDs de gravação. Para exportar as suas fotos, primeiro você precisa selecionar todas as fotos que você gostaria de exportação.

Depois de ter selecionado as suas fotos, vá ao menu Arquivo > Exportação e escolha a opção adequada. Depois de ter aberto o diálogo Exportar, as fotos que vão ser exportados serão exibidos em um painel no lado esquerdo da janela.

Exportar para o Picasaweb

Para exportar do F-Spot para Picasaweb, vá para Arquivo > Exportar > Exportar para o Picasaweb...

Clique no botão Adicionar ao lado da Galeria drop down list, e digite seu nome de usuário e a senha da Conta do Google. Você pode adicionar quantas galerias que você gosta, cada um associado a uma Conta do Google.

Exportar para pasta

Arquivo > Exportar > Exportar para pasta

Muitas opções o F-Spot coloca a disposição nessa função.

Exportar para Galeria da Web

Um excelente recurso do F-Spot: Arquivo > Exportar > Exportar para Galeria da web.

  • Na janela, que vai abrir vá até Galeria clique em Adicionar.

  • Na tela seguinte forneça a galeria da web onde tem conta, por exemplo o site: http://imageshack.us/?no_multi=1

  • Escolha o nome da galeria, e adicione seu login e senha.

Extensões do F-Spot

O F-Spot vem com vários plugins e outros podem ser facilmente adicionados. Faça assim:

  • Menu Editar > Gerenciar extensões.

  • Clique em Install Add-ins... e na lista Instalar de veja as opções.

  • Uma lista abaixo será formada, veja qual extensão que lhe interessa, selecione-a e clique em Habilitar.

Fonte e adaptação

Créditos

Autor: RicardoJorge

Data: 04/02/2010

Mantenedor(es): RicardoJorge


CategoryRevisar

F-Spot (last edited 2011-09-19 23:18:16 by localhost)