FirefoxDicasETruques

Differences between revisions 1 and 12 (spanning 11 versions)
Revision 1 as of 2007-05-19 10:15:28
Size: 7487
Editor: arlei
Comment: Publicação original
Revision 12 as of 2010-05-28 22:49:56
Size: 10020
Editor: RicardoJorge
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 4: Line 4:
attachment:Icones/navegador.png O Firefox está se conquistando dia após dia o espaço que já foi do Netscape Navigator e atualmente é do Internet Explorer. Porém, nem todos os usuários utilizam todos os recursos que esse navegador possibilita e oferece. ||<style="border: medium none ;"> attachment:Icones/firefox.png ||<style="border: medium none ;">O [http://br.mozdev.org/firefox/ Firefox] está se conquistando dia após dia o espaço que já foi do Netscape Navigator e atualmente é do Internet Explorer. Porém, nem todos os usuários utilizam todos os recursos que esse navegador possibilita e oferece. ||
Line 8: Line 8:
Torne seus ícones menores. Vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' > 'Personalizar' e marque a caixa 'Ícones pequenos'. E se vc não usa a barra de 'Favoritos' (aquela onde originalmente aparece 'Últimas notícias' e 'Traduza essa página', simplesmente vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' e desmarque o ítem 'Favoritos'. Torne seus ícones menores. Vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' > 'Personalizar' e marque a caixa 'Ícones pequenos'. E se você não usa a barra de 'Favoritos' (aquela onde originalmente aparece 'Últimas notícias' e 'Traduza essa página', simplesmente vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' e desmarque o item 'Favoritos'.

Caso ainda precise de mais espaço use a tecla '''F11''' para exibir o Firefox em '''Tela Inteira''' numa espécie de ''full-screen''.
Line 12: Line 14:
Se há uma pesquisa que vc use com frequência (o sistema de busca da Wikipédia, por exemplo), existe uma ferramenta que poucas pessoas usam. Clique com o botão direito na caixa de busca, dê à palavra-chave um nome fácil de escrever e de guardar (por exemplo... "cao") e salve. Agora, quando vc for fazer uma pesquisa sobre cães na Wikipédia, por exemplo, digite "cao" na barra de endereços de seu Firefox e o ítem que vc quer procurar ("terrier", por exemplo) e pronto. Você pode fazer isso com qualquer caixa de pesquisa. Se há uma pesquisa que você use com freqüência (o sistema de busca da Wikipédia, por exemplo), existe uma ferramenta que poucas pessoas usam. Clique com o botão direito na caixa de busca, dê à palavra-chave um nome fácil de escrever e de guardar (por exemplo... "cao") e salve. Agora, quando você for fazer uma pesquisa sobre cães na Wikipédia, por exemplo, digite "cao" na barra de endereços de seu Firefox e o item que você quer procurar ("terrier", por exemplo) e pronto. Você pode fazer isso com qualquer caixa de pesquisa.
Line 15: Line 17:
||<tablewidth="40%" tableheight="300px" tablestyle="border: 0pt none ; float: right; text-align: center;"> attachment:firefox.png ||
Line 16: Line 19:
Uma vez vc aprendendo esses atalhos, sua navegação será muito mais eficiente. Alguns dos atalhos mais comuns e mais usados: Uma vez você aprendendo esses atalhos, sua navegação será muito mais eficiente. Alguns dos atalhos mais comuns e mais usados:
Line 18: Line 21:
 * ESC: Encerra abertura da página
Line 21: Line 25:
 * ALT + [Seta para Esquerda]: retroceder
 * ALT + [Seta para Direita]: avançar
Line 62: Line 68:
Se vc realmente quiser modificar seu Firefox, vc pode criar um arquivo UserChrome.css e esconder menus, esconder barras de separação, etc. Isso é um pouco mais complicado, mas vc pode ler o tutorial aqui. [em inglês] Se você realmente quiser modificar seu Firefox, pode criar um arquivo '''[http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#css UserChrome.css]''' e esconder menus, esconder barras de separação, etc. Isso é um pouco mais complicado, mas você pode ler o tutorial [http://www.supernova00.biz/userchrome.html aqui]. [em inglês]
Line 66: Line 72:
Outra maneira de personalizar seu Firefox, basta criar um arquivo 'user.js' na pasta onde está seu navegador e alterar opções que podem até mesmo deixar o navegador mais rápido. Veja aqui o exemplo, com explicações do que faz cada alteração ao lado dos comandos. [em inglês] Outra maneira de personalizar seu Firefox, basta criar um arquivo '''user.js''' na pasta onde está seu navegador e alterar opções que podem até mesmo deixar o navegador mais rápido. Maiores detalhes podem ser encontrados [http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#user aqui]. [em inglês] 
Line 70: Line 76:
Digite "about:config" na barra de endereços e altere centenas de configurações de seu Firefox. Claro, não vá sair clicando por aí sem saber o que fazer. Veja aqui uma lista de dicas (e uma em meu post seguinte). Digite '''[http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#aboutconfig about:config]''' na barra de endereços e altere centenas de configurações de seu Firefox. Claro, não vá sair clicando por aí sem saber o que fazer. Veja [http://mozillazine.org/misc/about:config/ aqui] uma lista de dicas.
Line 74: Line 80:
Vá até seus endereços favoritos muito mais rapidamente usando palavras-chave. Clique com o botão direito sobre o site em seu menu 'Favoritos', coloque uma palavra-chave curta, e quando vc a digitar na barra de endereços, ele irá para o site favorito. Vá até seus endereços favoritos muito mais rapidamente usando palavras-chave. Clique com o botão direito sobre o site em seu menu '''Favoritos''', coloque uma palavra-chave curta, e quando vc a digitar na barra de endereços, ele irá para o site favorito.
Line 78: Line 84:
Se vc usa banda larga, vc pode usar o pipelining para que o Firefoz carregue várias coisas em uma página de uma vez (a configuração-padrão é para internet discada). Faça o seguinte:
 * Digite "about:config" na barra de endereços do Firefox e procure pela entrada "network.http". Dê um duplo-clique para editar.
 * Ajuste o network.http.pipelining" para "true"
 * Ajuste o network.http.proxy.pipelining” para “true”
 * Ajuste o network.http.pipelining.maxrequests para um número como 30. Isso vai pedir para enviar 30 pedidos de uma só vez.
 * Também dê um clique com o botão direito em qualquer lugar da tela e selecione 'Nova opção' > 'Inteira'. Dê o nome nglayout.initialpaint.delay e ajuste o valor inicial como 0. Este valor é o tempo que o navegador espera antes de exibir a informação que recebe.
Se você usa banda-larga, pode usar o '''[http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_pipelining pipelining]''' para que o Firefox carregue várias coisas em uma página de uma vez, pois a configuração-padrão do mesmo é para internet discada. Então faça o seguinte:
 * Digite '''about:config''' na barra de endereços do Firefox e procure pela entrada '''network.http'''. Dê um duplo-clique para editar os parâmetros abaixo.
 * Ajuste o '''network.http.pipelining''' para '''true'''
 * Ajuste o '''network.http.proxy.pipelining''' para '''true'''
 * Ajuste o '''network.http.pipelining.maxrequests''' para um número como '''50'''. Isso vai pedir para enviar 50 pedidos de uma só vez.
 * Ajuste o '''browser.turbo.enabled''' para '''true'''

 * Também dê um clique com o botão direito em qualquer lugar da tela e selecione 'Nova opção' > 'Inteira'. Dê o nome '''nglayout.initialpaint.delay''' e ajuste o valor inicial como '''0'''. Este valor é o tempo que o navegador espera antes de exibir as informações que recebe.
Line 87: Line 94:
Se o Firefox usa muito da memória RAM em seu PC, vc pode limitar seu uso. Novamente, digite "about:config", busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. Está ajustado com 50000, mas vc pode reduzir este número, conforme quanta memória que vc tenha. Tente 15000 se vc tem entre 512MB e 1GB de RAM. Se o Firefox usa muito da memória RAM em seu PC, vc pode limitar seu uso. Novamente, digite "about:config", busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. Está ajustado com 50000, mas vc pode reduzir este número, conforme quanta memória que vc tenha. Tente 15000 se você tem entre 512MB e 1GB de RAM.
Line 101: Line 108:
== Créditos == == Alterando a função da tecla Backspace ==
Line 103: Line 110:
||'''Fonte:''' [http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=profile;u=4653 clcampos] || '''Data:''' 18/05/2007 || '''Local:''' [http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=20200 Fórum Ubuntu PT] || Para que a tecla '''backspace''' passa a assumir a função de voltar a última página exibida execute:

 * Na barra de endereços digite: '''about:config'''
 * No campo "Localizar nome" digite '''browser.backspace_action'''
 * Altere o conteúdo do campo (duplo clique sobre ele) para 0 (zero)

== Selecionando todo o endereço com um único clique na barra de endereços ==

Para quem esta acostumado a clicar na barra de endereço e ter toda a URL selecionada basta realizar as seguintes alterações:

 * Digite na barra de endereços: about:config
 * Na caixa Localizar Nome digite a seguinte chave: '''browser.urlbar.clickSelectsAll'''
 * Altere seu valor para '''true''' (para isto basta dar um duplo clique na chave)

== Solucionando problemas ==
=== Problemas gerais ===
Muitas vezes nos deparamos com inesperados problemas surgidos no Firefox, como sumiço do meu de Favoritos, dificuldade de inicialização, etc.

Para tal uma dica reirada do tópico [http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30127.msg176799.html#msg176799 Firefox - Erro de repente], de autoria do Administrador clcampos, do [http://ubuntuforum-br.org/index.php Fórum Ubuntu Linux - PT].

Havendo espaço no HD do usuário, com o Firefox fechado, faça assim:
 1. Abra o Nautilus
 1. Digite simultaneamente '''CTRL + H'''
 1. Procure o diretório '''.mozilla''' e renomeie-o (esse diretório fica na raíz da ''/home'' do usuário - veja a sintaxe: '''/home/usuário''').
 1. Abra o Firefox, que se abrirá sem os Favoritos, personalizações e extensões previamente feitas.

= Créditos =

||'''Fonte:''' [http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=profile;u=4653 clcampos] e demais colaboradores|| '''Data:''' 18/05/2007 || '''Local:''' [http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=20200 Fórum Ubuntu PT] ||
Line 108: Line 143:
----
CategoryRevisada
CategoryDocumentacao

Firefox – Dicas e Truques

attachment:Icones/firefox.png

O [http://br.mozdev.org/firefox/ Firefox] está se conquistando dia após dia o espaço que já foi do Netscape Navigator e atualmente é do Internet Explorer. Porém, nem todos os usuários utilizam todos os recursos que esse navegador possibilita e oferece.

Mais espaço na tela

Torne seus ícones menores. Vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' > 'Personalizar' e marque a caixa 'Ícones pequenos'. E se você não usa a barra de 'Favoritos' (aquela onde originalmente aparece 'Últimas notícias' e 'Traduza essa página', simplesmente vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' e desmarque o item 'Favoritos'.

Caso ainda precise de mais espaço use a tecla F11 para exibir o Firefox em Tela Inteira numa espécie de full-screen.

Palavras-chave em pesquisas

Se há uma pesquisa que você use com freqüência (o sistema de busca da Wikipédia, por exemplo), existe uma ferramenta que poucas pessoas usam. Clique com o botão direito na caixa de busca, dê à palavra-chave um nome fácil de escrever e de guardar (por exemplo... "cao") e salve. Agora, quando você for fazer uma pesquisa sobre cães na Wikipédia, por exemplo, digite "cao" na barra de endereços de seu Firefox e o item que você quer procurar ("terrier", por exemplo) e pronto. Você pode fazer isso com qualquer caixa de pesquisa.

Atalhos de teclado

attachment:firefox.png

Uma vez você aprendendo esses atalhos, sua navegação será muito mais eficiente. Alguns dos atalhos mais comuns e mais usados:

  • Barra de espaços: page down
  • ESC: Encerra abertura da página
  • SHIFT + Barra de espaços: page up
  • CTRL + F: localizar
  • ALT + N: localizar próximo
  • ALT + [Seta para Esquerda]: retroceder
  • ALT + [Seta para Direita]: avançar
  • CTRL + D: adicione aos favoritos
  • CTRL + T: nova aba
  • CTRL + K: vai até a caixa de pesquisa
  • CTRL + L: vai até a barra de endereços
  • CTRL + =: aumenta ou tamanho do texto
  • CTRL + -: diminui tamanho do texto
  • CTRL + W: fecha aba
  • F5: atualizar a página
  • CTRL + F5: atualizar a página, ignorando o cache
  • ALT + HOME: carrega sua página inicial
  • /: Inicia uma pesquisa (digite / - sem que o foco esteja na barra de endereços - e comece imediatamente a escrever o que você quer para testar)
  • F3: Procura a próxima repetição da pesquisa

Auto-completar

Esse é outro atalho de teclado, pouco difundido mas muito útil. Vá até a barra de endereços e digite o nome do site, sem o "www" ou o ".com", por exemplo. E pronto, o endereço está lá! Para endereços .net, aperte Shift+Enter e para endereços .org, Ctrl+Shift+Enter.

Para navegar entre abas que vc abriu, utilize atalhos de teclado:

  • CTRL + TAB: navega entre as abas abertas
  • CTRL + SHIFT + TAB: navega entra as abas no sentido inverso
  • CTRL + 1-9: seleciona a aba correspondente ao número

Atalhos do mouse

Às vezes, é mais fácil usar o mouse que o teclado.

  • Clique do botão no meio no link: abre o link numa nova aba
  • SHIFT + gire o botão do meio (scroll) para baixo: página anterior
  • SHIFT + scroll para cima: próxima página
  • CTRL + scroll para baixo: aumenta ou tamanho do texto
  • CTRL + scroll para baixo: diminui tamanho do texto
  • Clique do botão no meio na aba: fecha aba

Deletar itens da barra de endereços

A função de exibir os endereços visitados na barra de endereços é útil, mas algumas vezes vc não quer determinado endereço aparecendo lá. Quando a caixa com os endereços aparecer, apenas selecione o endereço com a seta para baixo e aperte 'Delete'.

Personalize seu navegador

Se você realmente quiser modificar seu Firefox, pode criar um arquivo [http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#css UserChrome.css] e esconder menus, esconder barras de separação, etc. Isso é um pouco mais complicado, mas você pode ler o tutorial [http://www.supernova00.biz/userchrome.html aqui]. [em inglês]

Crie um arquivo user.js

Outra maneira de personalizar seu Firefox, basta criar um arquivo user.js na pasta onde está seu navegador e alterar opções que podem até mesmo deixar o navegador mais rápido. Maiores detalhes podem ser encontrados [http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#user aqui]. [em inglês]

about:config

Digite [http://www.mozilla.org/support/firefox/edit#aboutconfig about:config] na barra de endereços e altere centenas de configurações de seu Firefox. Claro, não vá sair clicando por aí sem saber o que fazer. Veja [http://mozillazine.org/misc/about:config/ aqui] uma lista de dicas.

Palavra-chave nos favoritos

Vá até seus endereços favoritos muito mais rapidamente usando palavras-chave. Clique com o botão direito sobre o site em seu menu Favoritos, coloque uma palavra-chave curta, e quando vc a digitar na barra de endereços, ele irá para o site favorito.

Aumente a velocidade do Firefox

Se você usa banda-larga, pode usar o [http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_pipelining pipelining] para que o Firefox carregue várias coisas em uma página de uma vez, pois a configuração-padrão do mesmo é para internet discada. Então faça o seguinte:

  • Digite about:config na barra de endereços do Firefox e procure pela entrada network.http. Dê um duplo-clique para editar os parâmetros abaixo.

  • Ajuste o network.http.pipelining para true

  • Ajuste o network.http.proxy.pipelining para true

  • Ajuste o network.http.pipelining.maxrequests para um número como 50. Isso vai pedir para enviar 50 pedidos de uma só vez.

  • Ajuste o browser.turbo.enabled para true

  • Também dê um clique com o botão direito em qualquer lugar da tela e selecione 'Nova opção' > 'Inteira'. Dê o nome nglayout.initialpaint.delay e ajuste o valor inicial como 0. Este valor é o tempo que o navegador espera antes de exibir as informações que recebe.

Limite o uso da RAM

Se o Firefox usa muito da memória RAM em seu PC, vc pode limitar seu uso. Novamente, digite "about:config", busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. Está ajustado com 50000, mas vc pode reduzir este número, conforme quanta memória que vc tenha. Tente 15000 se você tem entre 512MB e 1GB de RAM.

Reduza o uso da RAM quando o Firefox estiver minimizado

Este recurso vai mover para o disco rígido a memória utilizada pelo Firefox quando ele estiver minimizado, usando muito menos memória RAM (sem afetar visivelmente o desempenho depois que vc o maximiza novamente). Novamente, vá ao "about-config" e clicando com o botão direito, escolha 'Nova opção' > 'Boolean'. Dê o nome de “config.trim_on_minimize” e ajuste o valor para TRUE. Reinicie o Firefox, então.

Mova ou remova o botão de fechar aba

Você acidentalmente clica no botão fechar aba de suas páginas abertas? Você pode mover ou renomear este botão. Mais uma vez, acesse o "about:config" e procure a entrada “browser.tabs.closeButtons”. Alterando o valor, você altera o botão. Veja a lista: 0: Mostra o botão de fechar apenas na aba ativa. 1: (Padrão) Mostra o botão de fechar em todas as abas. 2: Não mostra nenhum botão. 3: Mostra um botão único no final da barra de abas (como nas versões antigas do Firefox)

Alterando a função da tecla Backspace

Para que a tecla backspace passa a assumir a função de voltar a última página exibida execute:

  • Na barra de endereços digite: about:config

  • No campo "Localizar nome" digite browser.backspace_action

  • Altere o conteúdo do campo (duplo clique sobre ele) para 0 (zero)

Selecionando todo o endereço com um único clique na barra de endereços

Para quem esta acostumado a clicar na barra de endereço e ter toda a URL selecionada basta realizar as seguintes alterações:

  • Digite na barra de endereços: about:config
  • Na caixa Localizar Nome digite a seguinte chave: browser.urlbar.clickSelectsAll

  • Altere seu valor para true (para isto basta dar um duplo clique na chave)

Solucionando problemas

Problemas gerais

Muitas vezes nos deparamos com inesperados problemas surgidos no Firefox, como sumiço do meu de Favoritos, dificuldade de inicialização, etc.

Para tal uma dica reirada do tópico [http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30127.msg176799.html#msg176799 Firefox - Erro de repente], de autoria do Administrador clcampos, do [http://ubuntuforum-br.org/index.php Fórum Ubuntu Linux - PT].

Havendo espaço no HD do usuário, com o Firefox fechado, faça assim:

  1. Abra o Nautilus
  2. Digite simultaneamente CTRL + H

  3. Procure o diretório .mozilla e renomeie-o (esse diretório fica na raíz da /home do usuário - veja a sintaxe: /home/usuário).

  4. Abra o Firefox, que se abrirá sem os Favoritos, personalizações e extensões previamente feitas.

Créditos

Fonte: [http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=profile;u=4653 clcampos] e demais colaboradores

Data: 18/05/2007

Local: [http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=20200 Fórum Ubuntu PT]

Wikifier: [:arlei]

Data: 19/05/2007

Mantenedor: [:arlei]

[http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao Time de Documentação do Ubuntu Brasil]


CategoryDocumentacao

FirefoxDicasETruques (last edited 2011-09-19 23:18:39 by localhost)