GParted

GParted

Conteúdo

GParted (ou Gnome Partition Editor) é o aplicativo GNOME para edição de partições. Suas funções são as de criar, destruir, redimensionar, verificar e copiar partições e seus sistemas de arquivos. É usado para criar espaço para novos sistemas operacionais, reorganizar o uso do disco rígido, copiar dados e "espelhar" uma partição em outra.

Utiliza GNU Parted (libparted) para detectar e manipular dispositivos e tabelas de partição enquanto outras ferramentas (opcionais) possibilitam o uso de sistemas de arquivo não incluídos no libparted. Os pacotes opcionais são detectados na inicialização do programa e não precisam de uma recompilação do GParted.

O GParted é escrito em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, visando manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.

Existem também versões Live CD e Live USB. A versão Live USB é idêntica ao Live CD exceto alguns scripts de boot modificados. O programa pode ser encontrado também em outros live CDs GNU/Linux, incluindo versões recentes do Knoppix.

O programa não deve ser confundido com o GNU Parted, o utilitário em linha de comando publicado pela Free Software Foundation.

Instalação

Para instalar o GParted no Ubuntu Linux digite a seguinte linha de comando no terminal:

$ sudo apt-get install gparted
  • Depois da instalação você poderá abrir o programa em Sistema> Administração> Editor de Partições.

Créditos





CategoryRevisada

GParted (last edited 2011-09-19 23:19:55 by localhost)