Gedit
Conteúdo |
Editor de textos gedit
Introdução
O Editor de texto gedit é o editor de texto padrão GUI no sistema operacional Ubuntu. Ele é compatível com a codificação UTF-8 e tem suporta a maioria dos recursos de um editor de texto padrão, assim como muitas características avançadas. Dentre estas características incluem multilinguagem, verificação ortográfica, suporte extensivo ao destaque de sintaxe e um grande número de plugins oficiais de terceiros.
Gedit é utilizado para ambos casos, das básicas as mais avançadas de edição de texto e é liberado sob a licença GNU General Public License.
Instalação
O gedit está localizado no repositório do Ubuntu principal (main), no entanto, este utilitário é instalado por padrão no Ubuntu. O gedit poderá ser instalado no Kubuntu, Xubuntu e outras distribuições, porém serão necessárias bibliotecas adicionais para a correta instalação em ambientes que não usem o GNOME.
Caso o Editor de texto gedit não esteja instalado, você poderá usar estas formas de instalação:
Clique no Menu Sistema
Administração
Gerenciador de pacotes Synaptic
Na opção de localizar digite gedit, logo em seguida você verá o filtro da pesquisa. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o pacote gedit, escolha Marcar para instalação e clique em Aplicar. Pronto! Instalado o Editor de texto gedit.
Outro procedimento de instalação é utlizando a linha de comando (CLI), observe:
Abra um terminal. Digite o comando abaixo:
sudo apt-get install gedit
Confirme a instalação e aguarde!
Acessando o Gedit
O gedit inclui uma interface gráfica ao usuário (GUI) e poderá ser aberto com um dos seguintes procedimentos:
Clique no Menu Aplicativos
Acessórios
Editor de texto gedit.
Pressione Alt+F2, surgirá uma janela chamada Executar aplicativo. Na caixa de texto digite o comando gedit e clique no botão Executar, observe:
Após a execução de algum dos procedimentos descritos acima, deverá surgir a janela do utilitário Editor de texto gedit, veja a figura:
Utilização
O Editor de texto gedit apesar de possuir uma aparência básica e com pouco recursos, ele é muito útil. Por exemplo um recurso muito útil do gedit é a capacidade de programação de código em cores, possibilitando o realce de sintaxe erradas tornando mais simples os reconhecimento de erros. Para este recurso gedit usa o pacote gtksourceview para o realce de sintaxes. Os arquivos *.lang são os que define o realce para uma linguagem de programação específica está localizado no diretório /usr/share/gtksourceview-2.0/language-specs. Esses arquivos podem ser editados, adicionados ou criados para melhor definição do realce.
Vejamos um exemplo na prática, observe a figura abaixo:
Temos um exemplo de uma programação web utlizando principalmente as linguagens html e javascript. Mas cadê as cores?
Para este procedimento temos que escolher o tipo de marcação, ou seja, realce. Este procedimento é bastante simples, observe:
Clique no Menu Ver Modo de destaque
HTML, veja:
Você poderá escolher outros tipos de realce ou escolher sem realce que seria a opção Texto sem formatação. Observe a figura:
Preferências
O usuário poderá personalizar recursos do Editor de texto gedit para fornecer uma utilização melhor do programa. Por exemplo:
Para ativar ou desativar o salvamento automático de arquivos de backup clique em Preferências
Editor, veja:
Para deixar o texto maior ou menor clique no Menu Preferências
Fontes e Cores, veja:
O usuário poderá utilizar mais recursos configurando outras opções. Fique a vontade para utilizar!
Plug-ins
Os Plugins aumentam consideravelmente o poder do gedit e são acessados através do Menu Editar Preferências
Plug-ins.
Mais de uma dezena de plugins são pré-instalado e pode ser ativado ou desativado nesta seção. Alguns dos mais populares são habilitados por padrão, enquanto outros devem ser habilitados pelo usuário. Contudo, para saber as funções de cada Plug-in clique no nome do mesmo e depois no botão Sobre o plug-in. Exemplo:
Lista de marcas
Fornece um método para facilmente inserir marcas/textos comumente usados em um documento sem ter que digitá-los.
O usuário poderá configurar os plug-ins clicando no botão Configurar plug-in, observe o exemplo adotado do plug-in Inserir Data/Hora:
Dica
Para editar arquivos de configuração que solicitam permissões administrativas o usuário poderá utilizar o gedit junto com o comando gksudo para esta operação, por exemplo, sua lista de repositórios:
Executando na interface gráfica (GUI). Pressionar Alt+F2 e digitar o comando gksudo gedit /etc/apt/sources.list, observe:
Abra um terminal. Digite o comando abaixo:
gksudo gedit /etc/apt/sources.list
|
NOTA: Se você precisa rodar um programa com interface gráfica como permissões administrativas, use sempre o comando gksudo como demonstrado acima. |
Leitura Adicional
Créditos
Autores:Documentação Oficial Ubuntu |
Data:§§/§§/§§ |
Local:wikiUbuntu |
Wikifiker:RodrigoLeao |
Data: 28/06/2007 |
Mantenedores: RodrigoLeao |
Atualização: Gustavo Brandao |
Data: 09/06/2010 |
Mantenedores: Gustavo Brandao |
Gedit (last edited 2011-09-19 23:18:29 by localhost)