ExperimenteLinux
Size: 7400
Comment:
|
Size: 8415
Comment:
|
Deletions are marked like this. | Additions are marked like this. |
Line 39: | Line 39: |
=== Desktop CD (Live CD) === | Existem duas versões, a chamada '''Desktop CD''' e a '''Alternate Install CD'''. Veja abaixo como proceder para cada uma destas versões do Ubuntu disponíveis. === Desktop CD === A versão Ubuntu em '''Desktop CD''' é ideal para o computadores com no mínimo 256 MB de memória. Uma das grandes novidades desta versão é a opção de utilizar como [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e posteriormente fazer sua instalação por completo. Essa é a opção que será mais adotada pela grande maioria dos usuários. |
Line 45: | Line 48: |
Se por algum motivo o uso do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] do Ubuntu falhar, existe ainda a alternativa de instala-lo usando o chamado '''Alternate Install CD'''. Este CD opcional de instalação, não tem a funcionalidade de um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e seu instalador é todo em '''modo texto''', porém com telas auto explicativas onde bastam opções serem selecionadas, tornando o processo de instalação também tão simples e intuitivo quanto com o '''Desktop CD'''. | A versão '''Alternate Install CD''' possui uma das vantagens mais importantes, ela é destinada para computadores com menos de 192 MB de memória livre. Sendo que a mesma também possui as seguintes características: * Permite criação de sistemas [http://pt.wikipedia.org/wiki/OEM OEM] pré-configurados. * Particionamento [http://pt.wikipedia.org/wiki/LVM LVM] e/ou [http://pt.wikipedia.org/wiki/Raid RAID]. * Atualizações de instalações antigas sem acesso a rede. * Realização de ajustes das distribuições automatizadas. Portanto, se por algum motivo o uso do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] do Ubuntu falhar, existe ainda esta alternativa. Este CD opcional de instalação, não tem a funcionalidade de um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e seu instalador é todo em '''modo texto''', porém com telas auto explicativas onde bastam opções serem selecionadas, tornando o processo de instalação tão simples e intuitivo quanto com o '''Desktop CD''' conforme veremos. |
ConteúdoBRTableOfContents(4) |
Experimente e Instale
Vamos agora ver como fazer uso do Ubuntu GNU/Linux diretamente de um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e experimentar sua funcionalidade e posteriormente descobrir como instalar este ótimo [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional sistema operacional] em nosso computador.
Experimente o Ubuntu antes de instalar
Uma das formas de experimentar o Ubuntu e também outros GNU/Linux e alguns dos seus principais programas sem ter que o instalar no disco rígido, é fazendo uso de uma versão [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD]. As versões [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] inicializam um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional sistema operacional] completo diretamente a partir do CD/DVD juntamente com a [http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM memória RAM], sem necessidade de realizar qualquer instalação, sem necessitar de outro [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional sistema operacional] instalado em seu computador, e sem alterar quaisquer dados no seu disco rígido.
Configurando o computador para dar boot via CD
Dependendo da configuração do seu computador, será necessário configurar sua [http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS BIOS] ([http://pt.wikipedia.org/wiki/Setup setup]) para que a ordem de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Boot boot] seja primeiramente executada pelo seu drive de CD/DVD.
Como existem diferentes fabricantes de software para gerenciamento da [http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS BIOS], cada computador pode ter pequenas diferenças para configurar esta opção, mais normalmente o [http://pt.wikipedia.org/wiki/Setup setup] da máquina é acessado pressionado-se a tecla Del no inicio de sua inicialização.
Para configurar a opção necessária normalmente, basta acessar a opção [http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS BIOS] e definirmos com as teclas mais (+) ou menos (-) a ordem correta do dispositivo desejado para inicialização. Após o procedimento, basta salvar as novas configurações e sair do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Setup setup] da máquina para que a mesma seja reinicializada.
attachment:Icones/ajuda.png |
Consulte o manual do seu computador para maiores detalhes de como acessar as opções de sua [http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS BIOS] e configurar a mesma para inicializar primeiramente pelo CD/DVD. |
Inicializando pelo Desktop CD
attachment:GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD/livecd_setup01.png |
Com a [http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS BIOS] devidamente configurada para a execução correta do boot via CD, basta inserir o Desktop CD no drive e aguardar a inicialização do GNU/Linux Ubuntu. Será necessário realizar a edição de algumas opções para mudar a linguagem do sistema para Português do Brasil e caso necessário, alterar o mapa de teclados (keymap) para o teclado compatível com o computador à ser instalado o sistema. |
Selecionando nosso idioma e outras opções
attachment:GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD/livecd_setup02.png |
Pressione F2 para selecionar nosso idioma, e todo o menu de instalação do GNU/Linux Ubuntu será alterado para o idioma Português do Brasil. Caso necessário, podemos ainda alterar outras opções conforme abaixo descrito.
F1 Ajuda – O usuário iniciante pode utilizar-se desta opção para decidir qual o melhor caminho à tomar para o inicio da instalação.
F2 Idioma – Conforme acima descrito, usado para alterar o idioma da instalação.
F3 Mapa de teclas – Esta opção altera o mapa de teclados do sistema, ajustando-o ao existente no computador. No Brasil, normalmente encontramos a opção ABNT2, pela existência da tecla Ç (cê-cedilha).
F4 VGA - Placas de vídeo mais novas normalmente suportam resoluções de vídeo com até 1024x768 e 32bpp de cores. Caso se faça necessário, esta opção pode ser alterada, para maior ou menor grau de resolução.
F5 Acessibilidade - O projeto do GNU/Linux Ubuntu preocupou-se em oferecer opções de acessibilidade para deficientes, tanto visuais como auditivos. Com a escolha desta opção, a instalação procura torna-se mais amigável para portadores de alguma deficiência.
F6 Outras opções – Estão à mostra nesta opção, escolhas como instalação via texto ou parametrização do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel Kernel] se necessário.
Iniciando o Live CD
attachment:GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD/livecd_setup03.png |
Finalizada a seleção e configuração de todas opções necessárias, basta teclar na opção Iniciar Ubuntu para que o mesmo seja carregado. Aguarde então o processo de inicialização do Ubuntu GNU/Linux até que seu [http://pt.wikipedia.org/wiki/Desktop desktop] padrão se coloque a disposição do usuário para que possa fazer uso deste ótimo [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional sistema operacional]. |
Instale o Ubuntu em seu computador
Agora que vimos como fazer uso deste maravilhoso sistema operacional diretamente pelo CD, e descobrimos que o mesmo pode atender e até mesmo superar nossas necessidades e expectativas, vamos então ver como instala-lo definitivamente em nosso computador e torna-lo nosso [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional sistema operacional] número 1.
Existem duas versões, a chamada Desktop CD e a Alternate Install CD. Veja abaixo como proceder para cada uma destas versões do Ubuntu disponíveis.
Desktop CD
A versão Ubuntu em Desktop CD é ideal para o computadores com no mínimo 256 MB de memória. Uma das grandes novidades desta versão é a opção de utilizar como [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e posteriormente fazer sua instalação por completo. Essa é a opção que será mais adotada pela grande maioria dos usuários. Veja um passo-a-passo de como proceder a instalação do Ubuntu GNU/Linux a partir do seu CD de inicialização, ou seja, do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] chamado de Desktop CD que acabamos de inicializar conforme acima detalhado.
attachment:Icones/mouse.png |
[:../InstalarComDesktopCD:Instalando a partir do Desktop CD] |
Alternate Install CD
A versão Alternate Install CD possui uma das vantagens mais importantes, ela é destinada para computadores com menos de 192 MB de memória livre. Sendo que a mesma também possui as seguintes características:
Permite criação de sistemas [http://pt.wikipedia.org/wiki/OEM OEM] pré-configurados.
Particionamento [http://pt.wikipedia.org/wiki/LVM LVM] e/ou [http://pt.wikipedia.org/wiki/Raid RAID].
- Atualizações de instalações antigas sem acesso a rede.
- Realização de ajustes das distribuições automatizadas.
Portanto, se por algum motivo o uso do [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] do Ubuntu falhar, existe ainda esta alternativa. Este CD opcional de instalação, não tem a funcionalidade de um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_cd Live CD] e seu instalador é todo em modo texto, porém com telas auto explicativas onde bastam opções serem selecionadas, tornando o processo de instalação tão simples e intuitivo quanto com o Desktop CD conforme veremos.
attachment:Icones/teclas.png |
[:../InstalarComAlternateCD:Instalando a partir do Alternate Install CD] |
Créditos
Wikifier: [:arlei] |
Data: 08/06/2007 |
Mantenedor: [:arlei] |
|
[http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao Time de Documentação do Ubuntu Brasil] |
GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/ExperimenteLinux (last edited 2011-09-19 23:18:38 by localhost)