InstalarComAlternateCD

Instalando o Ubuntu a partir do Alternate Install CD

Conforme já mencionado, a instalação pela versão Alternate Install CD é toda realizada através de uma interface em modo texto, porém também de forma muito simples e intuitiva.

Vamos então acompanhar um passo-a-passo de como proceder a instalação do Ubuntu GNU/Linux a partir desta versão alternativa.

Iniciando a instalação do Ubuntu

Igualmente a execução e instalação feita pela versão Desktop CD, se faz necessário que a BIOS de sua máquina seja configurada para inicializar primeiramente pela sua unidade de CD/DVD, conforme visto aqui.

Com a BIOS devidamente configurada, insira o Alternate Install CD em sua unidade de CD/DVD e inicialize seu computador.

Como na versão Live CD, será necessário realizar a edição de algumas opções para mudar a linguagem do sistema para Português do Brasil e caso necessário, alterar o mapa de teclados (keymap) para o teclado compatível com seu hardware.

Selecionando nosso idioma e outras opções

alternatecd_setup01.png

Pressione F2 para selecionar nosso idioma, e todo o menu de instalação do GNU/Linux Ubuntu será alterado para o idioma Português do Brasil. Caso necessário, podemos ainda alterar outras opções conforme abaixo descrito.

  • F1 Ajuda – O usuário iniciante pode utilizar-se desta opção para decidir qual o melhor caminho à tomar para o inicio da instalação.

  • F2 Idioma – Conforme acima descrito, usado para alterar o idioma da instalação.

  • F3 Mapa de teclas – Esta opção altera o mapa de teclados do sistema, ajustando-o ao existente no computador. No Brasil, normalmente encontramos a opção ABNT2, pela existência da tecla Ç (cê-cedilha).

  • F4 VGA - Placas de vídeo mais novas normalmente suportam resoluções de vídeo com até 1024x768 e 32bpp de cores. Caso se faça necessário, esta opção pode ser alterada, para maior ou menor grau de resolução.

  • F5 Acessibilidade - O projeto do GNU/Linux Ubuntu preocupou-se em oferecer opções de acessibilidade para deficientes, tanto visuais como auditivos. Com a escolha desta opção, a instalação procura torna-se mais amigável para portadores de alguma deficiência.

  • F6 Outras opções – Estão à mostra nesta opção, escolhas como instalação via texto ou parametrização do Kernel se necessário.

Definidas então, todas alternativas necessárias e desejadas, basta selecionar a opção Instalar no disco rígido e pressionar a tecla Enter para dar inicio ao processo de instalação.

Carga dos componentes e configuração da rede

alternatecd_setup02.png

O instalador do Alternate Install CD dará inicio ao reconhecimento do hardware, carregamento dos módulos e demais componentes necessários para instalação do Ubuntu GNU/Linux, conforme podemos acompanhar pelas telas com as barras de progressão (status bar).

alternatecd_setup03.png

Posteriormente uma tela solicitando a informação do nome da máquina na rede (hostname) será exibida. Entre então com o nome desejado, respeitando as informações passadas nesta mesma tela e pressione <Continuar> para dar prosseguimento a instalação.

Preparando o Disco para instalação (Particionamento)

alternatecd_setup04.png

Muita atenção agora, pois esta é uma parte essencial para a instalação do sistema.

Se o computador à ser instalado o sistema não possui nenhum outro Sistema Operacional em conjunto, basta acessar a opção Assistido - Usar disco inteiro, que irá apagar todo o disco e o prepara-lo automaticamente para o recebimento dos arquivos do sistema.

Caso contrário, será necessário escolher a opção de particionamento Manual, e definir todas partições e pontos de montagem necessários e desejados para a devida instalação do seu sistema.

Normalmente como padrão, basta definir 2 partições sendo uma para o sistema, onde será montado a estrutura de diretório raíz (/ - barra) e todos seus sub-diretórios e outra como área de troca (swap).

Porém, sempre é aconselhável configuramos um minimo de 3 partições, sendo duas conforme visto acima e outra para montar o diretório pessoal dos usuários (/home). Lembre-se de sempre configurar suas partições de modo que a área de swap seja a última partição do disco.

Definidas todas partições desejadas e necessárias para instalação do Ubuntu GNU/Linux, uma tela com um Aviso informando que os dados das novas partições a serem formatadas serão destruídos. Estando certo de suas definições pressione <Sim> para confirmar ou então pressione <Voltar> para retornar e fazer os ajustes ou correções necessárias.

alternatecd_setup06.png

Fuso Horário e configuração do relógio

Confirmado o particionamento do disco, o sistema avança para a escolha do Fuso Horário e configuração do relógio. Neste ponto, é necessário escolher a zona de horário de acordo com a sua região e definir se o relógio esta configurado para UTC - Tempo Universal Coordenado ou não.

alternatecd_setup07.png

Concluído esta etapa do processo, iremos passar para a fase de configuração do usuário e senha do sistema.

Definindo o usuário do sistema

Este passo sem dúvida nenhuma é um dos mais importantes exigidos pelo instalador do sistema. É necessário informar corretamente todos os dados exigidos, tal como nome completo do usuário, nome para entrada no sistema (login) e sua respectiva senha.

alternatecd_setup09.png

É recomendável você escolher uma boa senha, de preferência uma mistura de números e letras para maior segurança. Também é interessante evitar de escolher senhas que contenham datas, números de telefone ou qualquer espécie que tenha ligação com a sua pessoa. Concluído esta etapa, basta pressionar a opção <Continuar> para avançar na instalação.

Atualizando os pacotes do nosso idioma

alternatecd_setup10.png

O instalador então, irá continuar instalando o sistema básico e seus pacotes até que uma tela informando que o CD não possui todos pacotes necessários para configuração do nosso idioma seja exibida.

Esta tela nos informa então que se faz necessário baixar da internet, ou seja, dos repositórios do Ubuntu os outros pacotes necessários para o idioma Português do Brasil.

Caso tenha uma conexão com a internet funcional e ativa podemos optar por baixar agora estes pacotes, bastando para isso pressionar <Sim> e aguardar o processo de download.

Baixar estes pacotes agora durante a instalação não é imprescindível, além de lógico tornar o processo de instalação mais demorado para ser concluído. Portanto, podemos pressionar a opção <Não>, e continuar com a instalação sem estes pacotes, e configurar o Ubuntu para nosso idioma posteriormente conforme definido neste tutorial.

Configurando o X Window System (xserver-xorg)

alternatecd_setup11.png

Nesta etapa do processo teremos que definir todas opções de resolução gráfica que o servidor X Window System, ou simplesmente X irá utilizar. Como padrão as resoluções 640x480, 800x600 e 1024x768 já vem habilitadas.

Para habilitar outras resoluções, devemos saber quais resoluções são suportadas pelo nosso hardware, ou seja, as especificações da nossa GPU - Controladora de Vídeo (seja ela on-board ou off-board) e do monitor.

Para habilitar outras opções, basta selecionar a mesma e teclar Espaço sobre cada uma delas, e posteriormente pressionar a opção <Continuar>.

Finalizando a instalação do sistema

O processo de instalação então continuará copiando e configurando os arquivos necessários, até que a tela de aviso de Instalação Finalizada seja exibida.

Pressione a opção <Continuar> para que o sistema seja reiniciado, não esquecendo de remover a mídia de CD para que o boot seja realizado pelo seu disco rígido.

alternatecd_setup12.png

Inicializando seu novo sistema

alternatecd_setup15.png

Após realizado os testes da BIOS, o chamado POST (Power On Self Test), será carregado o GRUB que é o gerenciador de inicialização padrão do Ubuntu. Escolha no menu do mesmo a opção de boot do Ubuntu para que o mesmo seja inicializado.

Aguarde o processo de inicialização até que a tela de login seja exibida. Entre com o usuário e senha criados durante o processo de instalação para que a interface gráfica do Ubuntu seja carregada e o mesmo fique disponível para uso.

alternatecd_setup13.png

alternatecd_setup14.png

Bem, agora então só resta fazer bom uso e proveito desta ótima e poderosa distribuição GNU/Linux, não esquecendo de manter seu sistema sempre atualizado, principalmente no que diz respeito as questões de segurança. Wink ;)

Créditos

Wikifier: arlei

Data: 12/06/2007

Mantenedor: arlei

Time de Documentação do Ubuntu Brasil

GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComAlternateCD (last edited 2011-09-19 23:18:19 by localhost)