InstalarComDesktopCD

Instalando o Ubuntu a partir do Live CD

Vamos acompanhar agora um passo-a-passo de como proceder a instalação do Ubuntu GNU/Linux a partir do Desktop CD (Live CD) após sua inicialização, conforme visto anteriormente.

Iniciando a instalação do Ubuntu

livecd_setup05.png

Para realizar a instalação do sistema no Disco Rígido (HD) basta acessar a opção Instalar o Sistema no Computador presente na tela principal do sistema.

A partir desta ação, é necessário seguir os passos de acordo com o desejado, sendo que deste ponto em diante a instalação será seguida por telas visuais muito simples e intuitivas que irão guiar o usuário durante todo processo.

O sistema pergunta ao usuário se ele realmente quer continuar a instalação na linguagem já escolhida anteriormente. O idioma escolhido será o idioma padrão de todo o sistema, ou seja, se escolhermos o Português do Brasil teremos toda a parte gráfica do sistema adaptada à linguagem escolhida, bem como arquivos de ajuda.

livecd_setup06.png

A estrutura do Ubuntu GNU/Linux é toda baseada em Live CD, permitindo ao usuário rodar o sistema sem necessariamente instalá-lo na máquina. O que o processo de instalação faz, na medida do possível é justamente jogar todos os dados do sistema em um Disco Rígido (HD).

Selecionando o Fuso Horário

livecd_setup07.png

Mantida ou trocada a opção de idioma desejado, o sistema avança para a escolha do Fuso Horário. Neste ponto, é necessário escolher a zona de horário de acordo com a sua região.

Caso o sistema já tenha um link disponível de Internet, pode-se antecipadamente realizar a sincronização com algum servidor de horário caso assim desejado.

Como podemos perceber, o horário atual fica atrasado 3 horas em relação ao horário original do sistema. É necessário realizar a sincronização ou configuração manual do horário. Basta clicar então no botão Setar Hora para realizar esta alteração.

Podemos sincronizar o relógio automaticamente acessando a opção Sincronizar Agora ou ainda realizando a configuração manual acertando os parâmetros de data e hora.

Feito este procedimento, basta prosseguirmos com a instalação clicando em Avançar.

Selecionando um Layout de teclado

livecd_setup08-1.png

Agora nos será solicitado a escolher o layout do teclado, de acordo com o dispositivo existente no computador.

A escolha pode ser testada na caixa de teste, digitando os caracteres necessários para verificação do mesmo.

Normalmente para nosso idioma, o layout de teclado escolhido deve ser o Português Brasileiro (ABNT2).

Clique em Avançar para continuar com o processo de instalação.

Preparando o Disco para instalação (Particionamento)

Muita atenção agora, pois esta é uma parte essencial para a instalação do sistema.

livecd_setup09-1.png

Se o computador à ser instalado o sistema não possui nenhum outro Sistema Operacional em conjunto, basta acessar a opção Assistido - Usar disco inteiro, que apaga todo o disco e o prepara automaticamente para o recebimento dos arquivos do sistema.

Caso contrário, será necessário escolher a opção de particionamento Manual, e definir todas partições e pontos de montagem necessários e desejados para a devida instalação do seu sistema.

livecd_setup10.png

livecd_setup11.png

Normalmente como padrão, basta definir 2 partições sendo uma para o sistema, onde será montado a estrutura de diretório raíz (/ - barra) e todos seus sub-diretórios e outra como área de troca (swap).

Porém, sempre é aconselhável configuramos um minimo de 3 partições, sendo duas conforme visto acima e outra para montar o diretório pessoal dos usuários (/home). Lembre-se de sempre configurar suas partições de modo que a área de swap seja a última partição do disco.

Importando configurações de outro Sistema

livecd_setup12.png

Caso já tenha outro sistema operacional previamente instalado em seu computador, o Ubuntu ira reconhecer o mesmo e lhe mostrar uma tela onde será possível importar do mesmo suas configurações de conta de usuário.

Selecione as opções desejadas e concluído este processo as configurações de sua conta e seus documentos pessoais ficarão disponíveis para uso.

Caso não tenha nenhum outro sistema operacional préviamente instalado (conforme imagem ao lado), basta seguir adiante com processo de instalação pressionado o botão Avançar.

Definindo o usuário do sistema

Este passo sem dúvida nenhuma é um dos mais importantes exigidos pelo instalador do sistema. É necessário informar corretamente todos os dados exigidos, tal como nome do usuário, nome para entrada no sistema, senha do usuário e nome do computador.

livecd_setup13.png

É recomendável você escolher uma boa senha, com preferência em mistura de número e letras para maior segurança. Também é interessante evitar de escolher senhas que contenham datas, números de telefone ou qualquer espécie que tenha ligação com a sua pessoa. Concluído esta etapa, basta clicar no botão Avançar para dar seguimento a instalação.

Pronto para instalar

livecd_setup14.png

Finalizado todas etapas com sucesso, uma tela exibindo um resumo com todas informações previamente configuradas é exibida.

Confira todas informações, caso alguma coisa não esteja correta esta será a última oportunidade de retornar e corrigir antes de instalar o sistema em seu computador.

Estando tudo correto basta pressionar o botão Install. Deste ponto em diante, o Ubuntu GNU/Linux irá realizar a instalação do sistema automaticamente.

Na possibilidade de já existir uma conexão de Internet auto configurável, como DHCP habilitado na rede, o sistema verifica a versão de alguns arquivos necessários à instalação e os atualiza.

Finalizando a instalação

livecd_setup15.png

Durante a instalação uma tela exibindo o status do processo será exibida.

Com o término da instalação, basta acessar a opção Reiniciar agora, para que a máquina reinicie com o sistema Ubuntu GNU/Linux de forma nativa.

Lembre-se de retirar o CD do drive para que não ocorra o boot novamente pelo mesmo.

Iniciando e logando pela instalação

Após a instalação ser feita com sucesso, finalmente podemos ter a oportunidade de entrar pela primeira vez no sistema. Basta inserir o seu usuário e respectiva senha, para utilizar o sistema.

livecd_setup16.png

alternatecd_setup14.png

Desfrute então da comodidade em usar um sistema operacional totalmente livre, que une beleza, praticidade e uma série de outros benefícios que só o tempo lhe mostrará.

Créditos

Wikifier: arlei

Data: 08/06/2007

Mantenedor: arlei

Time de Documentação do Ubuntu Brasil

GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD (last edited 2011-09-19 23:21:11 by localhost)