BetaRelease
Introdução
Os desenvolvedores do Ubuntu estão correndo para trazer pra você os mais novos e melhores softwares que a comunidade do open source e software livre tem para oferecer. Este é a versão beta do Ubuntu 7.10, que traz uma série de excelentes novas funcionalidades.
Nota: Esta continua sendo uma versão beta. Não instale em máquinas de produção. A versão estável será lançada em Outubro de 2007.
Atualizando do Ubuntu 7.04
Se você está atualizando do Ubuntu 7.04, veja https://help.ubuntu.com/community/GutsyUpgrades
Novas funcionalidades desde Ubuntu 7.04
GNOME 2.20
Gutsy Gibbon Beta traz para você os mais novo e melhor GNOME 2.20 com várias novas funcionalidades e melhoramentos.
Desktop 3D effects
Compiz Fusion está habilitado por padrão e oferecerá os efeitos visuais 3D que melhoram a usabilidade e o apelo visual do sistema. Ubuntu 7.10 automaticamente detecta se o hardware é capaz de executar o compiz; se não, ele volta para o desktop normal. Efeitos adicionais podem ser habilitados em "Sistema/Preferências/Aparência" sobre a aba "Efeitos Visuais". Também lá você pode desabilitar os efeitos totalmente.
Pesquisa no Desktop
O applet deskbar está incluído na configuração padrão. Ele permite que rapidamente você acesse suas ações mais utilizadas, inclusive abrir favoritos da internet e pesquisas, enviar mensagens para seus contatos e mais.
O indexador Tracker foi adicionado a área de trabalho, deixando mais fácil e rápido pesquisar seus documentos, fotos, música, vídeos, logs de conversas e todos os outros arquivos. Você pode usar Tracker na barra de pesquisa, no selecionador de arquivos, nautilus, ou no applet deskbar.
Troca rápida de usuários
Agora é possível trocar mais facilmente entre sessões de usuários sem a inconveniência de inserir seu nome de usuário e senha inúmeras vezes, um economizador de tempo em computadores compartilhados por vários usuários.
Plugins do Firefox no Ubuntu
Firefox agora vem com um assistente de procura de plugins que permitem o usuário pesquisar e instalar plugins empacotados facilmente, trazendo aos usuários uma experiência mais rica de navegação com o suporte do resto do sistema Ubuntu:
Ainda mais, usuários podem abrir o instalador de aplicativos com uma lista de extensões do Firefox empacotadas disponíveis clicando em um link na caixa de diálogo Addons do Firefox
Configuração dinâmica de tela
Vários drivers, incluindo alguns da ATI, nVidia e chips gráficos da Intel agora suportam a extensão do X Resize e Rotate (xrandr). Isto habilita a detecção dinâmica de monitor, redimensionamento e rotação da saída de vídeo, suportanto no-fuss de projetores e monitores externos
Se você tem este hardware e usou MergedFB ou Xinerama anteriormente, pode ser necessário que você atualize sua configuração do X para usar essa nova funcionalidade
Ferramente gráfica de configuração para o X
Você pode agora configurar que driver que usar para sua placa de vídeo, mudar a resolução padrão para todos os usuários ou alterar a taxa de atualização do monitor sem ter que ir para o terminal. Uma nova GUI foi adicionada tornando fácil ajustar suas configurações de vídeo e monitor. Esta ferramenta pode também capacidades de dual screen para placas que usam o modo Xinerama.
Instalação de impressoras totalmente automática
Impressoras são agora automaticamente configuradas para simplesmente plugá-las e ligá-las. Instalação de impressoeas não poderia ser mais fácil!
Manuseamento de drivers não-livres
Gerenciador de Drivers Restritos pode manusear drivers que são livres neles mesmo, mas que dependem de firmware não-livre ou outros pacotes para operar. Apenas três cliques são necessários para ajustar e instalar firmware de placas wireless com chipset Broadcom e para um bom número de Winmodems comumente encontrados em laptops, provendo que você tenha uma conexão alternativa a Internet.
Quando o Gerenciador de Drivers Restritos detecta o hardware para qual um driver restrito está disponível, uma notificação surge num pop-up:
Perfis de instalação adicionais para o Ubuntu Server
Novas opções de instalação pré-configuradas foram adicionadas ao CD do Ubuntu Server. Servidor de Email, Arquivos, Impressão e Banco de Dados foram adicionados as opções já existentes LAMP e DNS, facilitando a implementação de configurações comuns em servidores.
Configuração de Autenticação baseada em Perfil
Executar a configuração de configuração se tornou muito mais fácil com a inclusão do auth-client-config. Arquivos podem ser adicionados a base de dados dos perfis, permitindo ao administrador configurar um único perfil para uma localização específica da rede de forma mais fácil. Saiba mais em AuthClientConfig.
Suporte a thin-client melhroado
A velocidade dos thin clients foi melhorada com o uso de compressão de imagens, e LDM, o gerenciador de login incluso no Edubuntu, que agora também possui suporte a autologin, múltiplos servidores e opção de transferência de gráficos não criptografados para melhorar a performance.
Escrita em NTFS
Enquanto versões anteriores do Ubuntu somente suportavam acesso de leitura em partições Windows (NTFS), Gutsy Gibbon agora suporta completamente leitura e escrita nelas, integrando o NTFS-3g project. Isto facilita significativamente compartilhar arquivos e documentos com Windows.
Consumo de energia
Ubuntu inclui o mais novo kernel Linux, apresentando o dynticks. Ele permite o processador usar menos energia e produzir menos calor. Para laptops isto significa maior tempo de vida da bateria e 'burn-free laps' e para desktops e PC's media center um ambiente mais quieto.
Framework de segurança AppArmor
Esta tecnologia fácil-de-comandar do kernel limita os recursos que uma aplicação está autorizada a acessar e pode ser usada para providenciar um camada adicional de proteção contra vulnerabilidades desconhecidas nas aplicações. Veja o guia do usuário AppArmor (em inglês) para aprender sobre esta nova funcionalidade de segurança.
Perfis adicionais de instalação para o Ubuntu Server
Novas opções de instalação pré-configuradas foram adicionadas ao CD do Ubuntu Server CD. As opções de Servidor de Email, Servidor de Arquivos, Servidor de Impressão e Servidor de Banco de dados se incluem às existentes opções pré-configuradas de LAMP e DNS, facilitando a criação de configurações comuns do servidor.
Configuração de Autenticação baseada no Perfil
Configuração da autenticação se tornou bem mais fácil com a adição do auth-client-config. Arquivos podem ser adicionados a base de dados de perfis, permitindo a um administrador configurar um único perfil para autenticação pela rede no ambiente local. Saiba mais sobre AuthClientConfig (em inglês).
Suporte a thin-client melhorado
A velocidade de thin clients LTSP foi grandemente melhorado pelo uso de imagens comprimidas e LDM, a janela de inínio de sessão thin-client no Edubuntu, agora também com suporte para autologin, múltiplos servidores, e transporte de gráfico não criptografado como um melhorador de velocidade adicional.
Download
Pegue enquanto está quente. ISOs and torrents estão disponíveis em:
* http://releases.ubuntu.com/releases/7.10 Ubuntu * http://releases.ubuntu.com/releases/kubuntu/7.10 Kubuntu * http://releases.ubuntu.com/releases/edubuntu/7.10 Edubuntu * http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/7.10/beta Xubuntu
Espelhos locais também estão disponíveis:
Europa
* http://se.releases.ubuntu.com/7.10 (Suécia) * http://nl.releases.ubuntu.com/7.10 (Holanda) * http://ftp.snt.utwente.nl/pub/linux/ubuntu-releases/7.10 (Holanda) * http://ie.releases.ubuntu.com/7.10 (Irlanda) * http://it.releases.ubuntu.com/7.10 (Itália) * http://gb.releases.ubuntu.com/7.10 (Grã-Bretanha) * http://de.releases.ubuntu.com/7.10 (Alemanha) * http://fr.releases.ubuntu.com/7.10 (França)
Ásia/Pacífico
* http://tw.releases.ubuntu.com/7.10 (Taiwan)
África
* http://za.releases.ubuntu.com/7.10 (África do Sul)
América do Norte
* http://ca.releases.ubuntu.com/7.10 (Canadá) * http://us.releases.ubuntu.com/7.10 (Estados Unidos)
Alerta de problemas conhecidos
O desktop CD algumas vezes apresenta erros no driver "unionfs", que se manifesta através de travamentos aleatórios, travando a instalação, ou problemas similares. Geralmente resolve apenas reiniciar o computador com o CD e iniciar novamente a instalação (https://launchpad.net/bugs/144945).
Se você possui uma placa de vídeo da nVidia ou ATI, um Winmodem, ou uma placa wireless Broadcom, você receberá uma notificação de que um driver restrito está disponível para estes dispositivos durante a primeira inicialização. No entanto, ao tentar habilitá-lo, você provavelmente verá um erro "O canal de software para o pacote ... não está habilitado". Isto é porque o Ubuntu ainda não obteve a lista de pacotes dos servidores (o que será feito automaticamente todos os dias). Como possível solução, você pode atualizar a lista de pacotes imediatamente em Sistema -> Administração -> Synaptic -> Recarregar e habilitar o driver novamente, ou habilitá-lo posteriormente em Sistema -> Administração -> Gerenciador de Drivers Restritos (https://launchpad.net/bugs/134918).
Nas instalações do Alternate e Server podem conter um arquivo incorreto /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules que renomeia as interfaces de rede para nomes diferentes dos usados durante a configuração inicial. Isto vai parar o serviço DHCP e as configurações de rede feitas durante a instalação serão ignoradas. Como possível solução, remova o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules (em uma janela do Terminal) e reinicie o sistema. (https://launchpad.net/bugs/145382)
No Edubuntu, a chave ssh para o servidor LTSP não é gerada automaticamente até que o chroot do cliente seja criado. Como conseqüência, as estações não poderão logar. Como possível solução, execute os comandos sudo 'ltsp-update-sshkeys' e 'sudo ltsp-update-image' (em uma janela do Terminal) após a primeira reinicialização (https://launchpad.net/bugs/145514)
Reportando Problemas e Testando
O Gutsy Gibbon beta possui has bugs! Seus comentários, relatório de bug, patches e sugestões ajudarão a corrigir estes bugs e melhorar os futuros lançamentos. Após ler o guia de como relatar bugs, reporte os bugs encontrados no sistema de triagem de bugs do Ubuntu
Participe na comunidade Ubuntu
Se gostaria de ajudar a melhorar o Ubuntu, dê uma olhada nas maneiras em que você pode colaborar em:
http://www.ubuntu-br.org/participe
Maiores informações
Você pode encontrar maiores informações sobre o Ubuntu em nosso website e em nosso wiki.
Gutsy/BetaRelease (last edited 2011-09-19 23:18:28 by localhost)