ComoPerguntar

IRC - Como perguntar

Para obter uma resposta rapidamente, você precisa perguntar claramente.

Tenha em mente que as pessoas que ajudam no IRC não recebem nada por isso, elas ajudam porque querem, pelo simples prazer de ajudar. Se você não for educado, dificilmente alguém irá se dispor a lhe ajudar, assim como seria na vida não-virtual.

Não pergunte se pode perguntar, apenas pergunte!

Parece idiota, mas é verdade. Seja direto. Alguém pode me ajudar? ou Tem alguém aqui no canal? não facilita as coisas. Simplesmente jogue sua pergunta e aguarde.

Pergunte de forma clara

Não adianta chegar no canal e dizer Alguém me ajuda? Minha placa de vídeo parou de funcionar!. Tudo bem, as vezes você realmente não sabe por onde começar, mas tente conseguir o máximo de informações que puder. Por exemplo, se algum programa dá erro na hora de iniciar, copie e cole a mensagem de erro no paste (http://paste.ubuntu.com) e guarde o link. Se o erro for gráfico, cole a imagem no paste (http://imagebin.com) e guarde o link também.

Caso você não tenha idéia de como começar a procurar, junte algumas informações:

  • 1) Você fez algo no intervalo de tempo em que o problema não estava acontecendo e começou a acontecer, como por exemplo uma atualização do sistema?
  • 2) Quais os sintomas do seu problema? Pense em como descreveria para alguém que não pudesse ver o que você está vendo, e que não tivesse conhecimento da sua máquina nem do uso que você faz dela.
  • 3) Pense nos casos comuns em que o seu problema não deveria ocorrer e ocorre, e, se possível, teste todos eles.
  • 4) Qual sua versão do Ubuntu? Qualquer coisa que faça entender a versão é suficiente, como "Lucid" ou "9.10".

Dessa forma, você tem informações suficientes para tentar descobrir o que há de errado. Por exemplo: seu sistema começou a apresentar falhas quando reproduz vídeos no Totem. Respondamos as perguntas:

  • 1) Atualizei o sistema como de costume.
  • 2) Quando reproduzo um vídeo .avi no Totem, o vídeo dentro do Totem pisca e só consigo perceber o audio, não a imagem.
  • 3) O vídeo que não consigo tocar é um .avi. Ele funciona em outros tocadores como gnome-player ou vlc. Outros vídeos são reproduzidos corretamente no Totem, como mp4.
  • 4) Minha versão do Ubuntu é a 9.10, e minha máquina é um notebook Sony vaio de uso pessoal apenas.

Agora é só juntar tudo e perguntar:

<joaozinho> Olá, hoje fiz uma atualização no sistema e agora quando reproduzo um arquivo .avi no Totem, o vídeo dentro do Totem pisca e só consigo perceber o audio, não a imagem. O vídeo que não consigo tocar é um .avi. Ele funciona em outros tocadores como gnome-player ou vlc. Outros vídeos são reproduzidos corretamente no Totem, como mp4. Minha versão do Ubuntu é a 9.10, e minha máquina é um notebook Sony vaio de uso pessoal apenas. Alguém poderia me ajudar?

Pronto! Você fará os voluntários muito felizes se perguntar desta forma, e certamente se dará bem pois estar bem explicado faz muito provável que alguém lhe ajude e encontre solução.

Faça perguntas no canal, não em privado

Caso você não esteja lidando com informações confidenciais como por exemplo endereço de emails, faça a sua pergunta no canal. Não tenha vergonha de fazer perguntas "bestas", pergunta besta é aquela que não é perguntada, e ninguém nasceu sabendo. Smile :) Você deverá ser bem tratado qualquer que seja sua dúvida. O mais importante: sua dúvida pode ser a de outra pessoa do canal, e um voluntário que acabaria ajudando só você em privado, vai ajudar duas pessoas ao mesmo tempo.

Não GRITE e não faça flood

Se você perguntou e ninguém respondeu, é porque ninguém sabe a resposta naquele momento. Espere algum tempo (pois pessoas entram e saem constantemente) e pergunte novamente. Tenha paciência! Sabemos que é difícil estar com um problema e NINGUEM PARECE QUERER TE AJUDAR, E AGORA??, mas acalme-se. Caso seu problema seja grave e ninguém lhe responder, utilize as informações que juntou para perguntar de forma clara e consulte o Google. Você irá impressionar-se com a quantidade de pessoas que têm os mesmos problemas que você, já resolvidos em sua grande parte. Não faça flood repetindo a mesma mensagem várias vezes em um curto intervalo de tempo, isso prejudica a leitura no canal, e você poderá ser punido com kick e ban.

Preste atenção ao que lhe for dito

Preste atenção quando for digitar um comando ou executar uma instrução dada a você no canal. Sem atenção os comandos são digitados incorretamente, ou as instruções não seguidas, e isso resulta em perda de tempo para você e para aquele que está tentando lhe ajudar. O pior: o problema continuará sem solução.

Espere sua vez

Além de você outras pessoas também podem estar fazendo perguntas no canal, por isso você pode não ser atendido prontamente. Não fique chateado se ninguém responder sua pergunta, talvez estejamos ajudando outra pessoa ou ninguém disponível saiba como ajudar. Nem todos podem ficar 24 horas por dia e 7 dias por semana oferecendo ajuda. Então fique calmo e aguarde.

O que fazer quando me disserem para procurar ou se já procurei em outro lugar?

Primeiramente, quando lhe perguntarem se já procurou algo no Google, não se ofenda: muitas vezes a pessoa apenas quer saber o que você já sabe sobre o problema, para ganhar contexto. Afinal, voluntários usam seu tempo livre para ajudar você, quanto mais informações você der a eles, melhor. Quando lhe for apontada uma FAQ ou um manual do usuário não diga coisas como: Não, eu não quero ler isto, quero que você me diga a resposta. Isto é falta de educação. Faça um esforço e leia o documento, já que a pessoa que lhe passou o link fez o esforço de encontrá-lo para você.

Caso lhe peçam para procurar no Google ou ler a documentação oficial, pode ser por dois motivos:

  • 1) Você realmente precisa entender o que irá fazer, e dar uma receita pronta seria irresponsabilidade. Por exemplo, "eu queria configurar um servidor de emails". É uma coisa séria e precisa ser entendida para ser executada.
  • 2) A pessoa que quer lhe ajudar não pode faze-lo no momento, mas sabe que o Google/documentação terá a resposta.

Isto não quer dizer que "RTFM" ou coisas do gênero sejam toleradas. Somos cordiais, e em caso de suspeita de abuso, procure a equipe.

Seja educado

Diga por favor e obrigado. Lembre-se que as pessoas do outro lado também são como você e gostam de sentir que o valioso tempo que dedicaram a você foi útil. Seja agradável e amistoso.

Leia a Documentação Oficial e Não-Oficial do Ubuntu

É aqui que você dá os seus primeiros passos. No painel do GNOME, clique em Sistema > Ajuda e Suporte. Veja também a documentação aqui no wiki.

Utilize a busca do wiki Ubuntu Brasil

Note que no topo deste site tem uma barra de busca, digite algo relacionado ao problema, ou dúvida, que você tem (ex: nome do programa).

IRC/ComoPerguntar (last edited 2013-06-05 17:23:43 by rudineiw)