Regras

IRC - Regras para o bom convívio

O #ubuntu-br (assim como outros canais) é o local onde várias pessoas prestam apoio a qualquer pessoa que necessite. Os operadores do canal tem muito trabalho para manter o canal amigável para manter as pessoas felizes.

Ultimamente, muitas pessoas têm se perguntado sobre o que é permitido ou não, sobretudo porque os operadores estão tornando-se mais rigorosos. Portanto, esta página foi elaborada para deixar explícitas as regras as quais todos os frequentadores do canal Ubuntu devem seguir, bem como os critérios utilizados pelos operadores.

Orientações

O Código de Conduta deve sempre ser obedecido

Não é necessária outra explicação, o Código de Conduta determina o básico da atmosfera agradável no Ubuntu. Ser bom para os outros, ser cooperativo e respeitar uns aos outros é uma necessidade.

Não faça ''flood'' no canal

Fazer flood no canal atrapalha todas as outras conversações. Por favor, não faça. Se você precisar mostrar um texto grande, como erros, use o http://paste.ubuntu.com. Da mesma forma, escreva sentenças completas por linha -- usar a tecla ENTER como pontuação -- é considerado "flood".

Caso você use xchat, o plugin "paste.py" pode ser útil a você. Ele funciona de forma que rodando o comando "/paste <comando>" (sem aspas), os argumentos adicionais sejam executados no terminal e sua saída seja postada automaticamente no canal que você está. Ex.:

<Ayrton> vou digitar /paste lspci
<Ayrton> http://paste.ubuntu.com/467179/

Ao digitar "/paste lspci", por exemplo, automaticamente serão enviadas ao canal suas informações de hardware.

Para instalar o paste.py basta abrir um terminal e escrever:

cd ~/.xchat2 ; wget -c http://people.ubuntu.com/~ayrton/xchat/paste.py

Reinicie seu Xchat e o comando /paste já estará disponível.

Obs.: Cuidado ao executar comandos que possam custar muito para enviar uma saída, pois o Xchat ficará travado até que o comando /paste obtenha essa saída. Do mesmo modo, não se assuste sempre que o xchat travar quando o comando /paste seja executado, isso é normal e o Xchat voltará ao normal em alguns momentos. Uma versão que execute os argumentos em segundo plano já está sendo desenvolvida.

Não use mensagens de away públicas

Não faça! Imagine todas as pessoas fazendo isto, que loucura fica o canal. Mudar seu apelido para apelido-away é o suficiente. Se você usar mensagens de away, você poderá receber um kick sem aviso. Estando como away, um aviso não seria mesmo útil; considere um kick como um aviso que pode ser seguido de ban se você não parar de usá-las. Na mesma linha, você não deve fazer spam no canal com a música que você está tocando atualmente. Se você precisar utilizar o away, faça-o em silêncio com o comando "/away razão" então quando alguém usar o seu apelido será informado que você está fora e o canal não será perturbado.

Como pedir ajuda no canal

Veja esta página: Como Perguntar.

Idioma

O #ubuntu-br é um canal que usa o idioma Português. Existem vários canais do Ubuntu em outros idiomas.

Linguagem e assunto

Todos os canais Ubuntu são visitados por pessoas onde as idades variam, e cuja tolerância de linguagem e assunto igualmente variam. Por favor, lembre-se de ser cordial com todos e manter os canais Ubuntu um lugar familiar. Para assuntos gerais (off-topic) visite o ##ubuntu-br-offtopic, mas esteja ciente de que lá também há limites para assuntos e comportamento, definidos pela própria Freenode.

Quando se utilizar qualquer canal do Ubuntu, por favor, não fale palavrões e não escolha assuntos delicados como guerra, raça, religião, política (a menos que seja relacionados com licenças de software), de gênero, sexualidade, drogas, atividades legais duvidosas, pirataria, podendo utilizar canais específicos como #off-topic ou ##politics (Leia a Política da Freenode antes de entrar nestes canais).

Lembre-se novamente: algo que pode não ser ofensivo para você pode o ser para outros. Por esse motivo, seja ponderado! Por mais que você esteja habituado com certo vocabulário, e por isso seu tom não seja incomodo pra você, pense nas outras pessoas as quais nunca viu. Os canais do Ubuntu são canais de audiência muito variada, desde crianças até pessoas de mais idade. Tenhamos bom senso não escolhendo palavras que não usaríamos em público sem tomar um puxão de orelha de nossa avó. Smile :)

Não incomode

Flood, mensagens de away, repetição, CTCPs e abuso do bot não são únicas as maneiras que você pode incomodar. Ataques pessoais quando as coisas não saem como planejado, continuar com um mal comportamento após ter sido avisado, e comportamentos similares, podem terminar em um ban do canal.

Ao ajudar: seja útil

O #ubuntu-br aceita qualquer ajuda, mas nós pedimos que você seja tão útil quanto possível.

  • Se tiver dúvidas, diga, ao invés de fazer adivinhações; Existem informações disponíveis no nosso wiki e em outros lugares.

  • Dizer para as pessoas "RTFM" ou "procure no google" não é educado, mostre-lhes uma url ou, no mínimo, direcione-as para alguma documentação.
  • Tente evitar informações desatualizadas e portanto possivelmente erradas. Todos são encorajados a oferecer suporte para outros usuários Ubuntu, e os operadores do canal irão tentar assegurar que os conselhos dados sejam sólidos e seguros, usando seu melhor julgamento para garantir que as instruções dadas no canal sigam as recomendações dos desenvolvedores, equipe de apoio oficial e a Equipe Técnica do Ubuntu.

Não peça privilégios de operador

Isso não irá ajudar. Quando o #ubuntu-br precisar de novos operadores, nós perguntaremos aos membros mais educados e que mais ajudam se eles querem assumir a responsabilidade. Não peça para ser operador, você será ignorado. Ser operador no #ubuntu-br não é um privilégio, é uma responsabilidade.

Por favor, não habilite scripts

Isto inclui os scripts !seen, você pode imaginar se cinco ou seis pessoas que tenham um ! ativado e alguém o chame? Essa meia dúzia de linhas de spam não é necessário. Por favor utilize o comando "/msg seenserv <nick>".

Dúvidas sobre a conduta dos operadores

Todos os operadores do #ubuntu-br assinaram o Código de Conduta do Ubuntu. A maioria deles são Ubuntu Members, o que significa que são contribuintes ativos do Ubuntu e da comunidade Ubuntu. Isto, no entanto, não significa que elas estão acima dos outros. Eles fazem o seu melhor para manter #ubuntu-br um lugar amigável, mas eles são humanos e também cometem erros. Se não concordar com a decisão de um operador, então converse com ele educadamente. Praguejar e xingar não irá ajudar, então por favor, não faça isso. Se falar com o operador em particular não for esclarecedor o suficiente, ou caso discorde com motivos plausíveis, entre em contato com a equipe.

O canal dos operadores brasileiros é o #ubuntu-br-ops. Este é um canal restrito, e usado para discussões sobre o funcionamento do canal, ou de ações necessárias para manter a ordem. Acesso ao #ubuntu-br-ops é limitado; sendo necessário, peça a um dos operadores, e um convite temporário será feito.

Somentes bots oficiais são permitidos

Para evitar que diversos tipos de bots ou até tipos similares de bots confundam os usuários, apenas bots oficias (Aprovados pelo conselho) são permitidos nos canais Ubuntu oficiais brasileiros, ou seja, essa regra vale para qualquer canal que siga o padrão #ubuntu-br*. Não há limitações se o responsável direto pelo canal permitir que determinado bot seja adicionado.

Caso você crie um bot e deseje que ele seja aceito como um dos bots brasileiros, entre em contato com um dos moderadores do canal. Se seu bot for similar a um dos bots já aprovados, ele infelizmente não será aceito, mas você poderá ser adicionado como um editor de factoids e/ou moderador de um dos bots já existentes como também ser convidado a adentrar ao time de desenvolvimento dos mesmos.

Até o momento, o único bot oficial nos canais brasileiros é o ubotu-br; o canal @ubuntu-br também tem um bot (eir) do Freenode. Entre em contato com os moderadores do canal para obter mais detalhes a respeito de sua operação ou sugerir novas funcionalidades.

IRC/Regras (last edited 2015-09-29 01:29:35 by hggdh2)