Inkscape

Inkscape

Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, uma versão mais avançada do antigo sodipodi o qual deu-se origem, tratando-se de um fork de sucesso. Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos desenhos bitmap.

Este software trabalha nativamente formato SVG (Scalar Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, definido pela W3C, organização definidora de padrões criados por Tim Berners Lee, o pai da moderna Internet. O SVG é uma subdefinição (DTD) da linguagem XML.

O aplicativo também exporta para PNG, importa vários formatos como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros. Você pode também salvar seu documento em qualquer um dos formatos que ele importa, além do SVG que é o seu formato padrão.

Interface Gráfica

scrn-inkscape.jpg

O time de desenvolvimento do Inkscape intenciona manter uma interface simples, porém extensivel, facilitando o uso do iniciante e do profissional. Efeitos (criados em virtualmente qualquer linguagem) extendem o menu do Inkscape. Atualmente os desenvolvedores estão trabalhando na implementação de janelas encaixaveis, como já é possível no GIMP.

Imagens bitmap incluidas no desenho não são diretamente incorporadas ao SVG, elas são referências a arquivos externos, como acontece no HTML, entretanto o usuário pode usar o efeito "Embed All Images" para incorporar os bitmaps ao arquivo SVG.

Ele trabalha com edição de nós, transparência, anti-aliasing, textos, degradés, vetorização, múltiplas camadas e todos os recursos necessários para desenho vetorial.

É um software relativamente novo que conta com um bom time de desenvolvedores, e um desenvolvimento ultra-rápido. Tem o grande potencial de, em breve, concorrer em pé de igualdade com grandes softwares vetoriais do mercado, como o Corel Draw e o Illustrator, ambos softwares proprietários.

Modo Texto

O Inkscape também implementa uma interface textual para viabilizar conversões de formatos ou obtenção de informasões de elementos SVG via linha de comando. Essa funcionalidade permite a automação de tarefas como a criação de imagens para preview de diversos arquivos SVG. No GNU/Linux e outros UNIX o comado seria assim:

for arq in *.svg; do inkscape -e "$(basename "$arq" .svg)_preview.png" -h 100 "$arq"; done

Para exportar o preview de apenas um arquivo (em qualquer SO) faça:

inkscape -e imagem_preview.png -h 100 imagem.svg

Alguns dos argumentos que o Inkscape aceita pela linha de comando são:

  • -e : exportar PNG
  • -d : define a DPI de exportação (o padrão é 90)
  • -a : define a área a ser exportada (o padrão é a página)
  • -w e -h : definem largura e altura do PNG exportado
  • -i : exportar apenas a área do elemento com tal identificador
  • -P : exportar arquivo PS
  • -A : exportar arquivo PDF
  • -W e -H : informa a largura e altura do desenho ou elemnto se identificado

Mais informações de uso e outros argumentos, veja inkscape --help

Instalação

  • Via Synaptic

  • Via apt-get
    sudo apt-get install inkscape

Ligações Externas

Créditos

Autor:Wikipédia

Data: §§/§§/§§

Local:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inkscape

Wikifier: RodrigoLeao

Data: 28/06/07

Mantenedor: RodrigoLeao


Inkscape (last edited 2011-09-19 23:23:21 by localhost)