InstalacaoGrafica

Passo-a-passo da instalação do Ubuntu

  • O processo padrão de instalação do Ubuntu 6.06 está diferente do processo de instalação de versões anteriores. Agora, um LiveCD é utilizado como um instalador, tornando toda a experiência mais amigável. Esse guia passo-a-passo foi feito tendo em mente a versão 6.06 (Dapper Drake) do Ubuntu, mas também deve ser válido para versões posteriores. Como qualquer processo de instalação de softwares (ainda mais em se tratando de um um sistema operacional completo), existe a possibilidade de algo dê errado. Por esse motivo, é importante que façam-se cópias de segurança (backups) de todos os dados importantes existentes em seu computador antes de prosseguir. Caso algo realmente dê errado existem várias opções de suporte listadas em ObtendoAjuda.

Obtendo um disco de instalação

  • Os vários meios existentes para obter um disco de instalação do Ubuntu são detalhados em ObtendoUbuntu. Por favor leia ComoGravarUmIso caso você planeje baixar e gravar por conta própria um disco de instalação.

Iniciando seu micro a partir do CD

  • Os discos de instalação do Ubuntu são inicializáveis (bootable). Coloque-os no leitor de CD/DVD do seu computador e reinicie-o. Você verá um menu de inicialização onde "Start or install" (Inicie ou Instale) o ubuntu já vira selecionado por padrão. Pressione ENTER para selecionar essa opção. Caso você não veja essa tela após reiniciar se micro, por favor leia Boot pelo CD

    boot.png

LiveCD

  • Uma vez que o Ubuntu tenha terminado sua inicialização (o que pode levar algum tempo), você será apresentado a um um sistema Ubuntu completamente funcional rodando a partir do CD. Deste momento em diante você pode usar e experimentar o sistema e, caso você assim se decida, poderá instalá-lo permanentemente. Se você se decidir por continuar usando o ambiente do LiveCD para algo mais do que um rápido teste, existe informações sobre como proceder para armazenar dados de maneira persistente na página LiveCDPersistence (em inglês).

    Initial-smaller.png

Instalando

  • Quando você estiver pronto para instalar o Ubuntu no seu computador, dê um clique duplo no ícone Install existente no seu desktop, que pode ser visto na figura abaixo. Isso iniciará a execução do instalador gráfico do Ubuntu.

    install-icon.png

Línguas e Idiomas

  • A primeira tela apresentada pelo instalador gráfico do Ubuntu lhe permitirá selecionar a língua ou idioma que será utilizada por padrão no restante do processo de instalação e no seu sistema. Uma vez tendo selecionado Português (Brasil), clique no botão Avançar.

    1.png

Seleção de fuso horário

  • Clicando-se uma vez no mapa faz com que ele realize um zoom na área clicada. Isso torna mais fácil selecionar uma determinada localização como referência de fuso horário para a sua máquina. Também é possível selecionar uma cidade como referência para fuso horário clicando na caixa Selected City, localizada logo abaixo do mapa. O botão Set Time permite ajustar a hora atual caso este continue incorreta após a seleção do seu fuso horário. Uma vez que seu fuso horário e hora estejam ajustados corretamente, clique em Avançar.

    2.png

Disposição do teclado

  • Selecione a opção que melhor descreve a disposição do seu teclado. Tente escrever aguma coisa (com acentos, cedilha, tremas) na caixa de texto abaixo para averiguar se a disposição selecionada está correta.

    Info (!) Para brasileiros: se seu teclado tiver uma tecla ç na parte esquerda do seu teclado, então eu teclado provavelmente será um Brazilian (ABNT2 layout). Caso contrário, ele provavelmente será um Brazilian (EUA layout)

    3.png

Informações sobre você

  • Entre com seu nome, nome de usuário (login), senha e com o nome do seu computador.

    4.png

Selecione um disco

  • The first part of these options are a list of the hard drives that Ubuntu has detected. To use the guided partitioning select one of these and click Forward. The lower part of the list has an option to automatically use the largest area of free space, and an option for manually editing the partition table (with a graphical tool). The free space referred to in the former of these options is an area of a disk without any partitions on it. Please note that this is not the same as space that does not have any files in it. This option is for if you have made space on your drive before starting the installer, or if you are installing to a blank drive with no partitions yet.

    5.png If you selected a drive from the first part of the available options the next screen asks what you want to do to the drive to make space for Ubuntu.

    6.png The default is to shrink an existing partition. The slider lets you select a new size for the existing partition. You can also choose to delete an existing partition to free up space.

Confirmação

  • Essa será sua última chance de verificar se tudo o que você escolheu nos passos a anteriores está correto antes que o instalador começa a realizar as mudanças necessárias no seu sistema para a instalação do Ubuntu.

    7.png

Instalando

  • O instalador fará as mudanças necessárias no particionamento do eu disco e instalará o Ubuntu. Essa última etapa pode demorar, especialmente o processo de redimencionar partições. Aproveite esse tempo para ler um pouco da documentação do Ubuntu

    8.png

Pronto!

  • Quando o instalador tiver terminado você terá a opção de continuar usando o LiveCD ou de re-iniciar o seu computador.

    10.png Quando o seu computador tiver re-iniciado ele irá carregar o Ubuntu caso ele seja o único sistema operacional no seu micro. Se você tiver mais de um sistema operacional instalado, então ele ira lhe apresentar um menu no qual você poderá escolher em qual sistema você deseja entrar.

    Uma vez iniciado o Ubuntu, você poderá realizar login com seu nome de usuário e sua senha, que foram informados anteriormente no processo de instalação. A documentação sobre como usar o Ubuntu está instalada no seu computador e pode ser acessada pelo menu Sistema->Ajuda->Documentação do Sistema ou on-line, no endereço http://help.ubuntu.com/ ou em http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao.

    help.png

Sobre esse Guia

  • Esse guia é uma tradução da página GraphicalInstaller, originária do da documentação comunitária do Ubuntu.

  • As figuras apresentadas nessa página foram retiradas do guia mencionado acima e, por isso, encontram-se em inglês.


CategoryDocumentacao CategoryDocumentacao CategoryDocumentacao

InstalacaoGrafica (last edited 2011-09-19 23:19:03 by localhost)