InstalandoSoftware

Introdução

Por padrão, muitos programas úteis são instalados junto com o Ubuntu. No entanto, de tempos em tempos, você pode querer fazer algo que a seleção de programas intalados não permite, então você precisará de novos programas. Ou talvez, você apenas queira testar e instalar programas alternativos aos que já estão instalados. Instalar novos programas no Ubuntu é muito fácil, e este guia lhe mostrará como.

Se você quiser obter alguma informação sobre o que acontece quando se instala um pacote (informações que podem ser um pouco técnicas), leia a seção abaixo: Pacotes e Gerenciamento de Pacotes. Se você quiser apenas começar a instalar novos programas, pode pular esta parte e ir direto para Instalando um Pacote.

Pacotes e gerenciamento de pacotes

O que é um pacote?

Icones/pacote.png Software é um termo muito vago e, normalmente, significa um programa que de computador. No entanto, alguns programas às vezes precisam de outras fontes para ajudá-los executar suas funções. Quando você instala um software, centenas de arquivos podem ser necessários para executá-lo! Mas não se preocupe quanto a isto - O Ubuntu possui uma forma muito eficaz de instalação, que gerencia toda esta complexidade para você.

O Ubuntu usa pacotes para armazenar tudo que um programa em particular precisa para ser executado. Pacotes são coleções de arquivos armazenadas em um único arquivo, que podem ser manipulados muito mais facilmente. Assim como os arquivos necessários para um programa rodar, existirão, ainda, arquivos especiais chamados scripts de instalação, que copiarão os arquivos dos pacotes para seus locais corretos e também executarão outras tarefas.

Fonte ou Binário?

Icones/texto.png Normalmente, quando alguém faz um pacote para um programa, coloca todo o código fonte do programa nele. O código fonte é escrito por programadores, e nada mais é do que um conjunto de instruções em código para o computador, que pode ser lido por humanos. Os computadores podem apenas entender este código se ele for interpretado. Uma das formas de interpretação do código fonte para um computador é a compilação dele para um código binário, que é o "idioma natural" dos computadores.

Então, por que as pessoas que fazem pacotes (chamados empacotadores), simplesmente, não os convertem em binários, já que essa é a forma final do programa de computador? Bem, diferentes computadores necessitam de diferentes tipos de binários, portanto, se você fizer um pacote para o seu tipo de processador (como um PC Intel), ele pode não funcionar em um outro tipo (como um processador de 64bits, por exemplo).

Códigos Fonte é a sequência de instruções no idioma do programador e podem ser "traduzidos" para o "idioma" do computador, independente de qual idioma seja esse. Cada tecnologia de processadores possui seu próprio "idioma".
Pacotes Binários são feitos especialmente para um tipo de computador ou arquitetura. O Ubuntu suporta as arquiteturas x86 (i386 ou i686), AMD64 e PPC. O binário correto será automaticamente detectado e usado. Portanto, você não precisa se preocupar com isto ao instalar um pacote. Para saber qual a arquitetura que você está usando, digite arch em um terminal.

Dependência de Pacotes

Icones/erro.png As vezes alguns programas compartilham dos mesmos arquivos que outros programas usam. Colocando estes arquivos em um pacote, um pacote separado pode ser instalado para prover estes arquivos aos programas que precisem deles. Então, para instalar um programa que precisa destes arquivos, o pacote que os possui precisa ser instaldo. Quando um pacote depende de outro desta forma, isto é chamado de dependência de pacotes. Ao especificar as dependencias, os pacotes podem se tornar menores e mais simples, e a maioria dos arquivos duplicados são removidos.

Quando você instala um programa, suas dependências precisam ser instaladas ao mesmo tempo. Normalmente, a maioria das dependências necessárias já estão instaladas, mas alguns pacotes extras podem ser necessários também. Então, quando você instala um pacote, não se supreenda se muitos outros pacotes forem instalados juntos.

Gerênciadores de pacotes

Icones/instalar.png Um gerênciador de pacotes é um programa que manipula o download e instalação dos pacotes. O Ubuntu inclui alguns gerenciadores de pacotes por padrão.

Repositórios

Icones/servidor.png Repositórios são as fontes de onde os gerenciadores de pacotes buscam os pacotes e dependências para a instação. Sua isto acontece tudo de forma automática, uma vez tendo configurado os repositórios corretos.

Icones/informacao.png Para saber detalhadamente o que é, como funciona, para que serve, e como adicionar/remover repositórios, visite a página AdicionandoRepositorios.

Instalando Um Pacote

Ubuntu

Adicionar/Remover - o método mais básico

A maneira mais fácil de instalar um pacote é usando a Central de Programas do Ubuntu. Abra-a em Aplicativos --> Central de Programas do Ubuntu. Primeiro, encontre o pacote que você quer instalar. Você pode procurar por uma palavra chave, como 'email', ou então navegar nas categorias mostradas na tela principal. Tanto pela busca, quanto pela listagem por categorias, serão apresentadas listas dos programas disponíveis nos repositórios configurados. Para instalar, dê um clique duplo sobre ele, ou clique no botão em forma de seta para a direita correspondente. Será apresentada uma descrição detalhada do que o programa faz. Para instalá-lo, clique no botão Instalar.

O programa pedirá a sua senha de usuário para continuar. Depois disto, uma outra janela mostrará o progresso do download/instalação. Quando terminar, seus novos programas estarão instalados e prontos para uso. Você não precisa esperar o processo de instalação de um programa terminar para continuar a procurar outros programas, e acrescentá-los na lista de instalação. Você pode clicar nos botões mostrados acima da tela principal e continuar sua busca, enquanto os que você mandou instalar são baixados e instalados.

Synaptic - o método mais avançado

O Gerenciador de Pacotes Synaptic oferece um metodo mais avançado para instalar/remover/atualizar pacotes. Se você tiver problemas para encontrar um pacote com a Central de Programas do Ubuntu, tente usando a busca do Synaptic, ele procura em todos os pacotes dos repositórios disponíveis e, muitas vezes, alguns pacotes não são necessariamente programas, por isto não são mostrados na Central de Programas do Ubuntu.

Icones/informacao.png Para detalhes de como usar o Synaptic, veja a página Synaptic.

Kubuntu

Adicionar/Remover Programas - o método mais básico

Um novo e fácil método para instalar pacotes no Kubuntu é usando a ferramenta Central de Programas do Kubuntu. Clique no Menu-K --> Central de Programas do Kubuntu para abrí-lo.

Para instalar novos programas selecione a categoria no painel da esquerda, então cheque a caixa ao lado do programa que deseja instalar. Quando estiver pronto, clique em Aplicar, então os programas escolhidos serão baixados e instalados automaticamente, bem como suas dependências. A lista padrão é restrita aos aplicativos da suíte KDE, mas aplicações do GNOME podem ser instaladas selecionando o menu dropdown no topo. Alternativamente, você pode usar a caixa de pesquisa para buscar pelo programa que deseja.

Pacotes de repositórios adicionais devem ser instalados habilitando as caixas de seleção Exibir: Não suportados e Exibir: software proprietário se estes repositórios estiverem habilitados no seu sources.list. Para maiores informações veja AdicionandoRepositorios.

Quando terminar, clique em Fechar. Seus novos programas estarão instalados e prontos para uso!

Adept - o método mais avançado

O Gerenciador de pacotes Adept oferece uma forma mais avancada para instalar/remover pacotes. Se você tiver problemas em encontrar um determinado pacote com a ferramenta Adicionar/Remover, tente usar a busca no Adept.

Icones/informacao.png Para detalhes de como usar o Adept, veja o Adept Howto.

Instalando pacotes baixados

Algumas vezes, talvez você queira instalar um pacote que baixou de algum site, e que não estão nos repositórios. Estes pacotes são chamados de arquivos .deb, ou Pacotes Debian. Pelo fato deles poderem ter sido criados para diferentes distribuições Linux baseadas no Debian, podem possuir muitas dependencias desencontradas quando instalados no Ubuntu, e talvez não seja instalável.

Usando o GDebi

GDebi é uma ferramenta gráfica usada para instalar pacotes. Ele automaticamente checa se o pacote possui dependências e tentará baixa-las dos repositórios disponíveis.

Você pode usar o Navegador de Arquivos para localizar o pacote que deseja instalar, um pacote pode se parecer com este:

deb_package.png

Dê um duplo-clique no pacote para abrí-lo com o GDebi. Então clique em 'Instalar pacote', o GDebi tentará resolver as dependencias e avisará caso não consiga.

Usando o Gerenciamento de Pacotes Kubuntu

Para instalar um pacote .deb no Kubuntu, clique com o botão direito do mouse no arquivo .deb e selecione Menu de Pacotes Kubuntu -> Instalar Pacote.

Usando o dpkg

dpkg é uma ferramenta via linha de comando usada para instalar pacotes. Para instalar um pacotes com o dpkg, abra um Terminal e digite:

{{{cd diretorio/ sudo dpkg -i nomedopacote.deb }}}

Substituindo diretorio pelo diretório onde o pacote está armazenado e nomedopacote pelo nome do arquivo .deb a ser instalado.

Icones/informacao.png É recomendado que você leia o manual do dpkg antes de usado, um uso incorreto poderia quebrar a base de dados do gerenciador de pacotes. Para ver o manual do dpkg (bem como o de qualquer ferramenta em modo texto) digite man dpkg em um terminal.

Atualizações automáticas

Icones/atualizar.png O Ubuntu automaticamente lhe avisará de atualizações de software e atualizações de segurança disponíveis. Simplesmente clique no ícone de atualização (que aparecerá na área de notificação ao lado do relógio), digite sua senha de sudo/root e siga as instruções na tela para baixar e instalar automaticamente as atualizações.

Icones/informacao.png Manter o sistema atualizado é muito importante, com isto correções de segurança e de falhas e bugs chegam diretamente ao seu computador.


CategoryDocumentacao

InstalandoSoftware (last edited 2011-09-19 23:18:07 by localhost)