KTurtle

KTurtle

http://img52.imageshack.us/img52/5544/kturtlelogo.png

Introdução

O KTurtle é um intérprete de linguagem de programação Logo. A linguagem de programação Logo é muito fácil de aprender, portanto, ele pode ser usado por crianças de todas idades. A qualidade única do Logo é que os comandos ou instruções podem ser traduzidas, de modo que o programador poderá programar em sua língua nativa. Isso faz com que o Logo seja ideal para ensinar as crianças noções básicas de programação, matemática e geometria. Uma das razões para muitas crianças utilizarem o Logo é devido ao fato de que o ícone programável é uma tartaruga pequena que pode ser movida pela tela com comandos simples e pode ser programado para desenhar objetos.

Instalação

O KTurtle é um aplicativo educacional que faz parte dos pacotes instalados no Edubuntu. Contudo, sua instalação poderá ocorrer em qualquer Ubuntu. A instalação pode ser realizada em três formas simples que poderão ocorrer na interface gráfica (GUI) ou em linha de comando (CLI). A seguir estarão os procedimentos para instalação, escolha a forma mais prática para você. Observe:

Instalação GUI

Vamos utilizar dois aplicativos nativos do Ubuntu, o primeiro será Central de Programas do Ubuntu e em seguida o Gerenciador de pacotes Synaptic.

  1. Clique no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Central de Programas do Ubuntu. No campo localizar digite KTurtle, observe:

http://img9.imageshack.us/img9/4218/kt01.png

Localizado o aplicativo, vamos clicar no botão Mais informações e surgirá esta tela:

http://img691.imageshack.us/img691/6756/kt02.png

Recomendamos ler as informações e utilidade do aplicativo. Após a leitura clique no botão Instalar - Gratuito e aguarde a instalação.

  1. Outra forma de instalação utilizando a interface gráfica é através do Synaptic. Para este procedimento de instalação clique no Menu Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de pacotes Synaptic, no campo de localizar digite KTurtle. Observe:

http://img683.imageshack.us/img683/3765/kt03g.png

Agora clique com o botão direto do mouse sobre o pacote, escolha a opção Marcar para instalação e por último clique no botão Aplicar. Aguarde a instalação!

Instalação CLI

Caso você seja um usuário que tenha conhecimento e goste de utilizar linha de comando, você poderá instalar este aplicativo através do comando:

sudo apt-get install kturtle

Acessando

Concluída instalação, podemos acessar e utilizar o KTurtle para aprender e ensinar sobre Linguagem de Programação.

Para acessar o aplicativo clique no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Educativo Icones/nav_next.png KTurtle ou pressione as combinações de teclas Alt+F2, digite kturtle e clique no botão Executar. Por exemplo:

http://img46.imageshack.us/img46/381/kt00.png

Em seguida, a janela do aplicativo surgirá. Observe:

http://img822.imageshack.us/img822/8489/kt100.png

Utilização

Observe a figura:

http://img819.imageshack.us/img819/360/kt110.png

A janela principal do KTurtle possui três componentes principais: o editor à esquerda, onde você digita os comandos de TurtleScript, o inspetor à direita que lhe dá informações sobre as variáveis durante a execução do programa e a área de desenho, onde as instruções são visualizadas. Os três outros locais da janela principal são: a barra de menu onde todas as ações podem ser acessadas, a barra de ferramentas que lhe permite selecionar rapidamente as ações mais utilizadas, o Console que você poderá usar para inserir um comando numa única linha para teste e a barra de estado (no fundo da janela) onde você irá encontrar alguma informação sobre o estado do KTurtle.

O Editor

No editor você poderá digitar os comandos de TurtleScript. A maioria das suas funcionalidades são encontradas no menu Editar e Arquivo. O editor pode ser acoplado a qualquer um dos lados da janela principal ou poderá ser destacado e colocado em qualquer local da sua tela.

Você tem várias formas de obter algum código no editor. Por exemplpo, a forma mais fácil é usar um arquivo já feito. Você escolhe o menu Arquivo Icones/nav_next.png Exemplos, onde poderá clicar em um arquivo. O arquivo que escolher será aberto no editor e você poderá ir então ao menu Executar Icones/nav_next.png Executar ou Executar na barra de ferramentas para rodar o código se desejar.

Área de desenho

A área de desenho é a área onde os comandos são visualizados, ou seja, onde eles “desenham” uma imagem. Em outras palavras, é o espaço de recreio da tartaruga. Depois de inserir algum código no editor e de executá-lo, duas coisas poderão acontecer: o código é executado perfeitamente e você poderá ver algo mudando na área de desenho ou você tem um erro no seu código e existirá uma mensagem que lhe dirá qual o erro que você cometeu.

Você poderá ampliar ou diminuir a área de desenho com a scroll do seu mouse.

O inspetor

O inspetor informa-o das variáveis, as funções aprendidas e a árvore de código enquanto o programa está em execução.

O inspetor pode ser embutido em qualquer canto da janela principal ou pode ser desanexado e colocado em qualquer lugar de sua área de trabalho.

Neste guia introdutório iremos assumir que o idioma dos comandos do TurtleScript é o inglês. Você poderá alterar o idioma no menu Configurações Icones/nav_next.png Linguagem dos scripts. Observe que o idioma que você definir para o KTurtle precisa ser o mesmo idioma que você usa para digitar os comandos do TurtleScript, não o idioma usado no seu computador.

Você já deve ter reparado que a tartaruga está no meio da área de desenho, você está agora preste a aprender como controlá-la, usando os comandos no editor.

Vamos começar colocando a tartaruga para andar. A nossa tartaruga pode fazer 3 tipos de movimentos. Primeiro pode mover-se para a frente e para trás, segundo pode virar à esquerda ou à direita e terceiro poderá ir diretamente para uma posição da tela. Tente isto digitando no editor, por exemplo:

  1. forward 100

  2. turnleft 90

Digite ou copie e cole o código no editor e execute-o utilizando o menu Arquivo Icones/nav_next.png Executar para ver o resultado.

Quando tiver digitado e executado os comandos acima no editor, você irá reparar em uma ou mais das seguintes coisas:

  • Que depois de executar os comandos a tartaruga vai mover-se, desenhar uma linha e depois dar um quarto de volta para a esquerda. Isto acontece porque você usou os comandos forward e turnleft.
  • Que a cor do código mudou à medida que o foi digitando, este recurso chama-se realce intuitivos. Os diferentes tipos de comandos são realçados de forma diferente, isto torna a leitura de grandes blocos de código mais fácil.
  • Que a tartaruga desenha uma linha preta fina.
  • Talvez você tenha obtido uma mensagem de erro. Isto poderá simplesmente significar duas coisas, você poderá ter cometido um erro ao copiar os comandos ou você precisa definir o idioma correto para os comandos de TurtleScript. Você pode fazer isto escolhendo a Linguagem dos scripts no menu Configurações.

O Resultado será este:

http://img534.imageshack.us/img534/5498/kt111.png

Você irá perceber que o forward 100 instruiu a tartaruga andar em frente, deixando uma linha e que o turnleft 90 instruiu a tartaruga para virar 90 graus à esquerda.

Para ter acesso a mais informações e aos comandos, recomendamos consultar o manual do Kturtle no KDE Docs.


Créditos

Autor: KDE Docs

Data: 26/05/2009

Local: KDE Docs

Wikifier (es): Gustavo Brandao

Data: 10/06/2010

Mantenedor: Gustavo Brandao

Time de Documentação do Ubuntu Brasil


CategoryDocumentacao

KTurtle (last edited 2011-09-19 23:18:36 by localhost)