Kino

KINO

Kino é um editor de vídeo não linear do projeto Kde cujo objetivo é facilitar o uso e a importação de vídeo através da porta dv. Para outros projetos mais profissionais recomenda-se o Cinelerra.

Para comprovar que o Kino é de fácil manuseio, resolvi ao mesmo mesmo em que crio o tutorial testá-lo eu mesmo, a fim de obter o melhor deste software. O que com certeza vai agilizar seu trabalho.

Podemos destacar entre as várias utilidades do Kino (captura de vídeo via firewire, editoração não-linear e exportação de vídeo em vários formatos). Vale ressaltar que o Kino é o único programa de vídeo capaz de exportar conteúdo de volta para fitas miniDV, facilitando assim a sua editoração.

Para a sua utilização é bom que sua placa de captura esteja devidamente instalada.

Instalando o Kino Passo a Passo

A primeira coisa a fazer é ir até Aplicativos Icones/nav_next.png Central de Programas do Ubuntu Siga a sequência ilustrada abaixo, é bom lembrar que uma última atualização dos pacotes, é sempre bem vindo.:

http://img641.imageshack.us/img641/5140/kino01.png

Acessando e instalando utilizando a Central de Programas.

http://img153.imageshack.us/img153/2971/kino02.png

Programa encontrado é hora do próximo passo.

http://img267.imageshack.us/img267/9282/kino03.png

Neste processo será pedido sua senha de acesso.

http://img842.imageshack.us/img842/9568/kino04.png

Processo de download e instalação sendo efetuado.

Esta instalação pode ser feita também através do Synaptic ou pelo Terminal. Aqui escolhemos a forma mais fácil tanto para usuários iniciantes quanto para avançados.

Visual & Ferramentas do Kino

É bom conhecer as várias ferramentas que podem melhorar e muito o seu trabalho. Fizemos um teste utilizando um vídeo baixado diretamente do Youtube, e o programa importou o vídeo normalmente, facilitando assim sua edição, inclusão de trilha sonora, cortes, efeitos e tudo que a imaginação mandar. Na lista abaixo as janelas de cada ferramenta:

Visual do Kino

A imagem abaixo mostra o painel mprincipal do Kino. Note que as ferramentas são intuitivas e de fácil manuseio.

http://img703.imageshack.us/img703/7111/kinograva.png

Edição

Nesta parte você pode deletar ou acrescentar cenas, mudar sequência, colocar efeitos, loops e o que mais sua imaginação mandar.

http://img199.imageshack.us/img199/1628/kinograva01.png

Captura de Vídeo

O captura serve para você localizar na sua camera, ou até mesmo no computador aquele seu vídeo que esta precisando de uns ajustes.

http://img638.imageshack.us/img638/4421/kinograva02.png

Linha do Tempo

Esta opção é ótima. Você visualiza as sequências, podendo assim alterar, cortar, acrescentar. Já tendo uma idéia do resultado final. Por exemplo: em 1'45 tem vídeo tem umas imagens que você gostaria de dar uma ênfase, colocar uma obervação, ou até mesmo um efeito de áudio, para dar mais graça a cena. Então só calcular o tempo da imagem e acrescentar um efeito em áudio com o mesmo tempo de duração.

http://img148.imageshack.us/img148/1057/kinograva03.png

Ilha de Corte

É onde tudo acontece. Um bom filme ou clip tem que passar pela famosa ilha de edição para dar um up, e mesmo sendo amador, a gente sempre sabe o que fazer para dar um ganho nas imagens não é? Parece mais coisa de intuição.

http://img132.imageshack.us/img132/3002/kinograva04.png

Efeitos e Transição de Imagens

Efeitos tem vários, mas é preciso combinar a transição das imagens com a música. O Kino tem vários efeitos pré configurados para você obter êxito em suas apresentações. No final todos os elógios serão seus.

http://img248.imageshack.us/img248/6213/kinograva05.png

Exportar vários tipos de Arquivos para a área de trabalho de Trabalho

Essa funcionalidade ajuda à agrupar vários vídeos numa mesma exibição sem perder a lógica e a história apresentada. Assim você pode pegar várias sequências daquelas férias que você passou no litoral e dar um sentido histórico a ela. Não esquecendo que uma trilha sonora dá muito sentindo as imagens. Pense: O que seria do filme Titanic sem Celine Dion cantando My heart will go on ou Ases Indomáveis sem o Berlim cantando Take my breath away.

http://img89.imageshack.us/img89/7668/kinograva06.png

Edição de transição de áudio e efeitos visuais

Usar apenas uma música em várias cenas é estranho né? Então usa a imaginação e crie uma verdadeira trilha sonora para seus vídeos. Lembrando que se a cena é de aventura, uma música mais agitada ilustra bem. Se o momento é de romance nada melhor que uma música lenta, e assim vai...

http://img17.imageshack.us/img17/4663/kinograva07.png

Vídeo Aula Explicativo - Kino (espanhol)

http://img577.imageshack.us/img577/5540/youtubeplayer.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=XeHdxxkav4E

Autor: Jakson Rochelly e jojomaravilha

Data: 21/01/2011


Kino (last edited 2011-09-19 23:21:23 by localhost)