KmPlot

KmPlot

http://img261.imageshack.us/img261/41/kmplot.png

Introdução

O KmPlot é uma função gráfica de matemática e pacote de plotagem. KmPlot foi construído em um analisador de expressão poderosa e você pode plotar diferentes funções simultaneamente combinando as suas condições para construir funções matemáticas mais complexas. Ele suporta funções com parâmetros e funções em coordenadas polares. Parcelas também podem ser impressos com alta precisão.

Instalação

O KmPlot é um aplicativo educacional que faz parte dos pacotes instalados no Edubuntu. Contudo, sua instalação poderá ocorrer em qualquer Ubuntu. A instalação pode ser realizada em três formas simples que poderão ocorrer na interface gráfica (GUI) ou em linha de comando (CLI). A seguir estarão os procedimentos para instalação, escolha a forma mais prática para você. Observe:

Instalação GUI

Vamos utilizar dois aplicativos nativos do Ubuntu, o primeiro será Central de Programas do Ubuntu e em seguida o Gerenciador de pacotes Synaptic.

  1. Clique no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Central de Programas do Ubuntu. No campo localizar digite KmPlot, observe:

http://img269.imageshack.us/img269/6109/km01.png

Localizado o aplicativo, vamos clicar no botão Mais informações e surgirá esta tela:

http://img823.imageshack.us/img823/1442/km02.png

Recomendamos ler as informações e utilidade do aplicativo. Após a leitura clique no botão Instalar - Gratuito e aguarde a instalação.

  1. Outra forma de instalação utilizando a interface gráfica é através do Synaptic. Para este procedimento de instalação clique no Menu Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de pacotes Synaptic, no campo de localizar digite KmPlot. Observe:

http://img529.imageshack.us/img529/7126/km03.png

Agora clique com o botão direto do mouse sobre o pacote, escolha a opção Marcar para instalação e por último clique no botão Aplicar. Aguarde a instalação!

Instalação CLI

Caso você seja um usuário que tenha conhecimento e goste de utilizar linha de comando, você poderá instalar este aplicativo através do comando:

sudo apt-get install kmplot

Acessando

Concluída instalação, podemos acessar e utilizar o KmPlot.

Para acessar o aplicativo clique no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Educativo Icones/nav_next.png KmPlot ou pressione as combinações de teclas Alt+F2, digite kmplot e clique no botão Executar. Por exemplo:

http://img31.imageshack.us/img31/9559/km00.png

http://img17.imageshack.us/img17/8171/km06.png

Utilização

Neste guia faremos apenas uma introdução referente a utilização do KmPlot. Recomendamos o KDE Docs para ter acesso a todos os recursos que este aplicativo pode oferecer.

Desenho de uma função simples

Na barra lateral à esquerda, existe um botão com uma lista chamado Criar e tem sua função para criar gráficos novos. Clique nele e selecione a opção Gráfico Cartesiano. O campo de texto para editar a equação atual ficará em primeiro plano. Substitua o texto atual por:

y = x^2

Agora pressione Enter. Isto irá desenhar o gráfico de y = x2 no sistema de coordenadas. Clique no botão Criar novamente, selecione Gráfico Cartesiano e desta vez, digite o texto:

y = 5sin(x)

E você irá obter outro gráfico. Observe:

http://img3.imageshack.us/img3/3955/km10.png

Clique em uma das linhas que você acabou de desenhar. Observe que a mira fica agora com a cor do desenho e fica anexada ao mesmo. Você pode usar o mouse para mover a mira ao longo do desenho. Na barra de status abaixo da janela são mostradas as coordenadas da posição atual. Veja que, se o desenho tocar no eixo X a raiz será apresenta na barra de status também.

Clique com o mouse novamente e a mira será separada do desenho.

Para maiores informações e consulta ao manual do KmPlot, aconselhamos a leitura do KDE Docs.


Créditos

Autor: KDE Docs

Data: 09/02/2009

Local: KDE Docs

Wikifier (es): Gustavo Brandao

Data: 10/06/2010

Mantenedor: Gustavo Brandao

Time de Documentação do Ubuntu Brasil


CategoryDocumentacao

KmPlot (last edited 2011-09-19 23:18:18 by localhost)