Kubuntu

Kubuntu

Icones/manutencao.png

MANUTENÇÃO: Esta página se encontra em desenvolvimento ou manutenção, favor aguardar sua conclusão para os devidos procedimentos de revisão e edição.

O Kubuntu é uma distribuição Linux derivada do Ubuntu. Kubuntu e Ubuntu são projetos cuja única diferença entre eles é o fato do GNOME ser a interface gráfica no Ubuntu enquanto que no Kubuntu o KDE é a interface gráfica padrão. A proposta do Kubuntu é a mesma do Ubuntu: "Oferecer um sistema operacional livre onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser totalmente livre e gratuita, isenta de qualquer taxa."

Nome

O nome Kubuntu é a junção do K de KDE mais a palavra Ubuntu que significa "humanidade para com os outros" num dialeto sul africano chamado Bemba. Kubuntu é pronunciado da seguinte maneira /kùbúntú/ (ku-BÚN-tu).

Diferenças do Ubuntu

A versão padrão do Ubuntu vem com o desktop Gnome + programas Gnome (ex: Evolution) + ferramentas administrativas para Gnome (ex: Synaptic). A versão padrão do Kubuntu vem com o desktop KDE + programas KDE (ex: Kontact) + ferramentas administrativas para KDE (ex: Adept). Entretanto, estes são apenas os programas instalados por padrão. Alguém pode instalar o Ubuntu e então instalar o KDE, ou mesmo o 'metapacote' Kubuntu para ter todos os programas do Kubuntu. Ou mesmo ter uma mistura dos dois, de acordo com preferência. Há algumas desvantagens em fazer isso, já que será necessário mais espaço no disco e mais memória, já que o Gnome usa uma biblioteca chamada GTK e o KDE usa o Qt, mas é pouca coisa para computadores modernos. Para computadores realmente antigos, talvez o mais aconselhável seja o Xubuntu.


Qualidade + Facilidade + Interface + Acessibilidade = Kubuntu


Veja também: http://wiki.ubuntu-br.org/KOffice

Kubuntu (last edited 2011-09-19 23:19:44 by localhost)