ObtendoInformacoesDoSistema

Obtendo Informações do Sistema

Icones/computador.png

Por vezes nos deparamos com a necessidade de obtermos um relatório completo sobre nosso sistema, seja a nível de hardware como também de software (sistema operacional).

Acompanha o Ubuntu por padrão o aplicativo HAL Device Manager que pode ser acessado em Sistema > Preferências > Informações de Hardware. Embora o HAL seja muito completo, suas informações são mais técnicas do que realmente necessitamos, além do fato de não ser possível a emissão de relatórios com estas informações.

Sendo assim veremos aqui que com a instalação de uns simples pacotes adicionais podemos ter estas informações de forma simples, rápida e através de relatórios em formato HTML que poderemos facilmente enviar para algum amigo ou pedido de suporte, ou mesmo publicar na web.

Em Modo Texto

Conforme veremos agora, a obtenção de informações do nosso sistema e inclusive a emissão de relatórios HTML, podem ser rápido e facilmente realizados via linha de comando em um terminal, fazendo uso da ferramenta chamada lshw.

Instalando

Assim como em muitas outras distribuições, o Ubuntu já possui o lshw previamente instalado, porém se por algum motivo sua versão não tenha o pacote instalado basta executar no terminal o comando abaixo para obter o mesmo.

sudo aptitude install lshw

Obtendo as informações necessárias

Para obter as informações completas disponibilizadas por esta ferramenta sobre sua máquina basta digitar no console ou em um terminal o comando abaixo.

sudo lshw

Como uma extensa lista de informações será emitida, podemos facilitar as coisas de modo a emitir uma página por vez fazendo uso do | (pipe) junto ao comando less. Desta forma poderemos navegar pelas informações usando as teclas Page-Up e Page-Down, sendo que para sair usamos a tecla q de quit.

sudo lshw |less

Emitindo relatórios das informações

O lshw pode gerar relatórios tanto em formato HTML como em XML, bastando para isso apenas informar junto ao comando o formato e o arquivo de saída desejado conforme abaixo veremos.

Para gerar um relatório em formato HTML execute:

sudo lshw -html > /diretorio/nomedoarquivo.html

Para gerar um relatório em formato XML execute:

sudo lshw -xml > /diretorio/nomedoarquivo.xml

Dicas e maiores informações

Abaixo veremos algumas alternativas de uso do lshw, sendo que para maiores detalhes consulte o manual do mesmo com o comando man lshw ou a documentação presente no próprio site do desenvolvedor.

  1. Obtendo informações em modo compacto (resumido):

     sudo lshw -short
  2. Listando as propriedades dos discos e controladores do sistema:

     sudo lshw -class disk -class storage
  3. Listando as propriedades das interfaces de rede:

     sudo lshw -class network
  4. Listando as propriedades de vídeo do seu sistema:

     sudo lshw -class display

Icones/informacao.png

DICA: Caso tenhamos a necessidade de que os comando acima exemplificados sejam emitidos na forma de um relatório, não esqueça de fazer uso do parâmetro -html junto ao mesmo.

Em Modo Gráfico

Assim como em modo texto conforme já visto, também podemos fazer uso de ferramentas com este propósito em modo gráfico, sendo que para tal veremos agora o uso do próprio lshw em sua versão GTK (lshw-gtk), do HardInfo, excelente por sinal, e também do Sysinfo.

lshw-gtk

lshw-gtk1.png

O lshw-gtk é uma GUI desenvolvida em GTK que faz uso da mesma biblioteca do lshw para detectar e listar os dados do seu sistema, fornecendo exatamente as mesmas informações porém de forma mais apresentável mais sem a possibilidade de emissão de relatórios.

Instalando

Para instalar o lshw-gtk é necessário habilitarmos o repositório universe, e posteriormente executar em um terminal o comando abaixo.

sudo aptitude install lshw-gtk

Icones/erro.png

ATENÇÃO: Para descobrir como habilitar este e outros repositórios necessários para instalação de muitos pacotes consulte o Guia do Ubuntu na seção repositórios.

Usando o lshw-gtk

Ao instalar o lshw-gtk automaticamente não será incluído nenhum item de menu ou lançador para o mesmo, embora isso não signifique que você não possa faze-lo manualmente. Mais de qualquer forma podemos facilmente executar o aplicativo digitando no terminal o seguinte comando.

sudo lshw-gtk &

Conforme podemos ver nas imagens abaixo, o lshw-gtk possui uma interface extremamente limpa e simples, bastando com duplos-cliques nos itens a esquerda da tela para exibir a direita as informações correspondentes.

lshw-gtk2.png

lshw-gtk3.png

HardInfo

hardinfo.png

O HardInfo é um ótimo aplicativo usado para obter informações detalhadas sobre seu hardware e o sistema operacional, fazer testes de benchmarks e emitir relatórios tanto em formato HTML como texto simples.

Instalando

Assim como o lshw-gtk, para instalar o HardInfo é necessário habilitarmos o repositório universe. Depois basta em um terminal executar o comando abaixo para instala-lo.

sudo aptitude install hardinfo

Na seção de instalação do lshw-gtk logo acima, podemos encontrar a dica de como habilitar os repositórios adicionais.

Usando o HardInfo

Após instalação do hardinfo o mesmo poderá ser encontrado para execução no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema > Hardinfo. Uma tela semelhante a imagem abaixo será apresentada, bastando navegar pelas diversas opções para obter as informações necessárias e desejadas.

hardinfo1.png

Para emitir um relatório do sistema basta clicar no botão Generate Report e uma tela semelhante a da imagem abaixo será exibida. Selecione as opções que deseja emitir, sendo que por default todas estarão selecionadas, e clique no botão Generate para que o relatório seja gerado.

hardinfo2.png

Sysinfo

Com este programa conseguimos ter informações gerais do micro com mais facilidade como, Placa Mãe (vídeo, som, rede, USB caso for onboard), Processador, Memória, HD, CD-ROM, Placa de Vídeo, etc.

Instalando

Para instala-lo, vá no menu Aplicações > Adicionar/Remover, procure por sysinfo e selecione o mesmo, clicando posteriormente em Aplicar Mudanças, ou simplesmente em um terminal digite a comando abaixo.

sudo aptitude install sysinfo

Observe que conforme o lshw-gtk, também é necessário ter habilitado o repositório Universe para instalar este pacote.

Icones/informacao.png

DICA: Caso esteja usando o Ubuntu Gutsy Gibbon (7.10), tem um protocolo APT que instala os pacotes diretamente pelo navegador de internet, bastando digitar em seu navegador apt://sysinfo.

Usando o Sysinfo

Para executar o sysinfo, você irá encontrá-lo em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Sysinfo. O Sysinfo possui uma interface muito simples e agradável, bastando selecionar a esquerda qual hardware se deseja as informações. Veja abaixo algumas telas do programa demonstrando sua funcionalidade com algumas informações do hardware.

Abaixo mostrando o modelo do processador em detalhes:

sysinfo_tela01.png

Exibindo o modelo da Placa de Vídeo GeForce (nVIDIA), com um detalhe, tem uma opção de entrar na configuração da placa de vídeo clicando em NVIDIA Display Settings, nos levando a próxima tela.

sysinfo_tela02.png

sysinfo_tela03.png

Créditos

Um agradecimento especial ao nosso amigo Coringão (Carlos Donizete), pela indicação do pacote Sysinfo conforme publicado no Planeta Ubuntu Brasil.

Wikifier: arlei

Data: 20/08/2007

Mantenedor: arlei

Time de Documentação do Ubuntu Brasil


CategoryDocumentacao CategoryRevisada

ObtendoInformacoesDoSistema (last edited 2011-09-19 23:20:48 by localhost)