ObtendoInformacoesDoSistema

Revision 2 as of 2007-08-20 17:58:35

Clear message

Obtendo Informações do Sistema

attachment:Icones/manutencao.png

MANUTENÇÃO: Esta página se encontra em desenvolvimento ou manutenção, favor aguardar sua conclusão para os devidos procedimentos de revisão e edição.

Introdução

attachment:Icones/computador.png

Por vezes nos deparamos com a necessidade de obtermos um relatório completo sobre nosso sistema, seja a nível de hardware como também de software (sistema operacional).

Acompanha o Ubuntu por padrão o aplicativo HAL Device Manager que pode ser acessado em Sistema > Preferências > Informações de Hardware. Embora o HAL seja muito completo, suas informações são mais técnicas do que realmente necessitamos, além do fato de que o mesmo não ser possível emitir um relatório com estas informações.

Sendo assim veremos aqui que com a instalação de uns simples pacotes adicionais podemos ter estas informações de forma simples, rápida e através de relatórios em formato HTML que poderemos facilmente enviar para algum amigo ou pedido de suporte, ou mesmo publicar na web.

Em Modo Texto

Conforme veremos agora, a obtenção de informações do nosso sistema e inclusive a emissão de relatórios HTML, podem ser rápido e facilmente realizados via linha de comando em um terminal, fazendo uso do pacote chamado [http://www.ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter lshw].

Instalando

Assim como em muitas outras distribuições, o Ubuntu já trás o [http://www.ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter lshw] previamente instalado, porém se por algum motivo sua versão não tenha o pacote instalado basta executar no terminal o comando abaixo para obter o mesmo.

sudo aptitude install lshw

Obtendo as informações necessárias

Para obter as informações completas disponibilizadas por este aplicativo sobre sua máquina basta digitar no console ou em um terminal o comando abaixo.

sudo lshw

Como uma extensa lista de informações será emitida, podemos facilitar as coisas de modo a emitir uma página por vez fazendo uso do | (pipe) junto ao comando less. Desta forma poderemos navegar pelas informações usando as teclas Page-Up e Page-Down, sendo que para sair usamos a tecla q de quit.

sudo lshw |less

Emitindo um relatório das informações

O [http://www.ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter lshw] pode gerar relatórios tanto em formato HTML como em XML, bastando para isso apenas informar junto ao comando o formato e o arquivo de saída desejado.

Para gerar o relatório em formato HTML execute:

sudo lshw -html > "/diretorio/nomedoarquivo.html"

Para gerar o relatório em formato XML execute:

lshw -xml > "/diretorio/nomedoarquivo.xml"

Dicas e maiores informações

Abaixo veremos algumas alternativas de uso do [http://www.ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter lshw], sendo que para maiores detalhes consulte o manual do mesmo com o comando man lshw.

Obtendo informações em modo compacto (resumido):

sudo lshw -short

Listando todos os discos e controladores do sistema:

sudo lshw -class disk -class storage

Listando todas as interfaces de rede:

sudo lshw -class network

attachment:Icones/informacao.png

DICA: Se desejar que estes comandos acima sejam emitidos como relatório não se esqueça de usar o parametro -html sempre que necessário.

Em Modo Gráfico

XXXXX

Créditos

Wikifier: [:arlei]

Data: 20/08/2007

Mantenedor: [:arlei]

[http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao Time de Documentação do Ubuntu Brasil]


CategoryDocumentacao CategoryRevisar