OpenOffice
Conteúdo |
LibreOffice
O LibreOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, de código livre (open source) distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. O OpenOffice usa o formato ODF (OpenDocument), como formato padrão e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, inclusive o mais recente Microsoft Office XML formats - além de outros formatos legados.
O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido, então pela Sun Microsystems (empresa que foi comprada pela Oracle) em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
Por último, surgiu o LibreOffice como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, sendo o código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo.
Visite o site do projeto brasileiro do LibreOffice: http://pt-br.libreoffice.org/
OpenOffice.org e BrOffice.org - Quais as diferenças?
O projeto e o software são referenciados geralmente como "OpenOffice" mas, devido a um disputa de marca registrada, a Sun foi obrigada a mudar o nome do software, que passou a se chamar "OpenOffice.org"
No Brasil, mesmo o nome "OpenOffice.org" gerou uma disputa judicial com outra empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", e por isso em 25 de janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado de BrOffice.org e foi criada uma ONG. Já a partir da versão 2.1.0 foi adotado o novo nome "BrOffice" em detrimento do anterior "OpenOffice.org".
Portanto, O BrOffice não é um fork (adaptação) do OpenOffice, mas sim sua versão brasileira, que recebeu um nome diferente apenas por problemas judiciais. O que torna desnecessária a remoção do OpenOffice para instalação do BrOffice.
Componentes do LibreOffice
Writer: Editor de texto
Calc: Planilha
Impress: Apresentações
Base: Banco de dados
Draw: Diagramas
Math: Editor de fórmulas matemáticas
- Editor HTML
- Assistentes e modelos diversos
Características do LibreOffice
Além de reunir todas as características necessárias para uma boa suíte de escritório, o OpenOffice também traz ótimas possibilidades, como a exportação de arquivos em PDF; a impressão em CMYK; etc.
Personalizando o OpenOffice
Diminua o uso de memória do OpenOffice, fazendo assim: vá até o Menu
Ferramentas
Opções
Memória, e lá escolha diminuir nº de etapas para 20.
Para ter o OpenOffice no Tray (painel superior do Gnome), faça assim: Menu
Ferramentas
Opções
Memória
Ativar o iniciador rápido da bandeja do sistema.
Também instale o pacote abaixo, essencial para o funcionamento da extensão CoGrOO - Brazilian Portuguese Grammar Checker. Abra o Terminal e digite:
sudo apt-get install -y openoffice.org-java-common
Após instalar o pacote acima com o OpenOffice fechado, reinicie o OpenOffice, vá para Menu
Ferramentas
Opções
Java
ative Utilizar um JRE
e deixe selecionado a opção mais recente.
OpenClipArts
Originalmente, o OpenOffice já traz alguns cliparts - uma galeria de bandeiras, logos, ícones, estandartes e cartazes para apresentações e projetos de desenho em geral; e que podem ser usados por seus aplicativos, simplesmente se acessando o menu Ferramentas e marcando a opção Galeria.
Mas outros podem ser acrescentados ao se instalar o pacote OpenClipArt. Para utilizá-lo no Ubuntu você precisa apenas abrir o Terminal e instalar o pacote openclipart:
sudo apt-get install openclipart
No site oficial do projeto também podem ser obtidas imagens sem a necessidade de baixar o pacote; e também há uma integração do OpenClipArt com o Inkscape.
Leitura recomendada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Clip_Art_Library
Como instalar extensões no LibreOffice
O uso de extensões tornou muito prático adicionar melhorias, modelos etc.
Faça o download da alguma extensão. de preferência pelo portal específico de extensões do site oficial do OpenOffice.
Abra qualquer programa da suite (writer, calc, presentation, drawn, etc…) e clique no menu Ferramentas
Gerenciador de extensão…
Clique em Adicionar e indique a extensão que acabou de abaixar.
O processo de instalação começa e quando terminar você verá a sua extensão listada. E para utiliza-la procure um novo menu, ou item de menu ou botão ou verifique na documentação da extensão em si o que a ativa.
Projeto Escritório Aberto
O Projeto Escritório Aberto tem como objetivo fornecer arquivos para o BrOffice.org. Assim, futuros usuários contarão com aplicações práticas para demonstração dos diversos usos do BrOffice.org por meio de exemplos utilizáveis.
Desse modo, aqueles que estiverem no início de um aprendizado, poderão ver a teoria aplicada à realidade. Isso facilitará muito a vida de iniciantes, assim como a de usuários experientes, que poderão também se beneficiar desse repositório.
Trata-se de arquivos de uso no cotidiano, enviados por colaboradores, o que poupa muito trabalho, pois muitos dos arquivos servem perfeitamente a nossas necessidades. Basta, para isso, baixar e usar.
Leituras recomendadas
Fontes e adaptação
Créditos
Wikifikers: JoseVitor, RodrigoLeao e IdneySilva |
Data: 29/06/2007 |
Mantenedor(es): RicardoJorge |
OpenOffice (last edited 2011-12-18 02:04:59 by RicardoJorge)