OpenOffice

LibreOffice

O LibreOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, de código livre (open source) distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. O OpenOffice usa o formato ODF (OpenDocument), como formato padrão e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, inclusive o mais recente Microsoft Office XML formats - além de outros formatos legados.

O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido, então pela Sun Microsystems (empresa que foi comprada pela Oracle) em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

Por último, surgiu o LibreOffice como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, sendo o código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo.

http://imageshack.us/photo/my-images/11/libreofficeviappa.png/

Icones/informacao.png Visite o site do projeto brasileiro do LibreOffice: http://pt-br.libreoffice.org/

OpenOffice.org e BrOffice.org - Quais as diferenças?

O projeto e o software são referenciados geralmente como "OpenOffice" mas, devido a um disputa de marca registrada, a Sun foi obrigada a mudar o nome do software, que passou a se chamar "OpenOffice.org"

No Brasil, mesmo o nome "OpenOffice.org" gerou uma disputa judicial com outra empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", e por isso em 25 de janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado de BrOffice.org e foi criada uma ONG. Já a partir da versão 2.1.0 foi adotado o novo nome "BrOffice" em detrimento do anterior "OpenOffice.org".

Portanto, O BrOffice não é um fork (adaptação) do OpenOffice, mas sim sua versão brasileira, que recebeu um nome diferente apenas por problemas judiciais. O que torna desnecessária a remoção do OpenOffice para instalação do BrOffice.

Componentes do LibreOffice

  • Writer: Editor de texto

  • Calc: Planilha

  • Impress: Apresentações

  • Base: Banco de dados

  • Draw: Diagramas

  • Math: Editor de fórmulas matemáticas

  • Editor HTML
  • Assistentes e modelos diversos

Características do LibreOffice

Além de reunir todas as características necessárias para uma boa suíte de escritório, o OpenOffice também traz ótimas possibilidades, como a exportação de arquivos em PDF; a impressão em CMYK; etc.

Personalizando o OpenOffice

  • Diminua o uso de memória do OpenOffice, fazendo assim: vá até o Menu Icones/nav_next.png Ferramentas Icones/nav_next.png Opções Icones/nav_next.png Memória, e lá escolha diminuir nº de etapas para 20.

  • Para ter o OpenOffice no Tray (painel superior do Gnome), faça assim: Menu Icones/nav_next.png Ferramentas Icones/nav_next.png Opções Icones/nav_next.png Memória Icones/nav_next.png Ativar o iniciador rápido da bandeja do sistema.

  • Também instale o pacote abaixo, essencial para o funcionamento da extensão CoGrOO - Brazilian Portuguese Grammar Checker. Abra o Terminal e digite:

sudo apt-get install -y openoffice.org-java-common
  • Após instalar o pacote acima com o OpenOffice fechado, reinicie o OpenOffice, vá para Menu Icones/nav_next.png Ferramentas Icones/nav_next.png Opções Icones/nav_next.png Java Icones/nav_next.png ative Utilizar um JRE Icones/nav_next.png e deixe selecionado a opção mais recente.

OpenClipArts

Originalmente, o OpenOffice já traz alguns cliparts - uma galeria de bandeiras, logos, ícones, estandartes e cartazes para apresentações e projetos de desenho em geral; e que podem ser usados por seus aplicativos, simplesmente se acessando o menu Ferramentas e marcando a opção Galeria.

Mas outros podem ser acrescentados ao se instalar o pacote OpenClipArt. Para utilizá-lo no Ubuntu você precisa apenas abrir o Terminal e instalar o pacote openclipart:

sudo apt-get install openclipart

Icones/informacao.png No site oficial do projeto também podem ser obtidas imagens sem a necessidade de baixar o pacote; e também há uma integração do OpenClipArt com o Inkscape.

Icones/importante.png Leitura recomendada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Clip_Art_Library

Como instalar extensões no LibreOffice

O uso de extensões tornou muito prático adicionar melhorias, modelos etc.

  • Faça o download da alguma extensão. de preferência pelo portal específico de extensões do site oficial do OpenOffice.

  • Abra qualquer programa da suite (writer, calc, presentation, drawn, etc…) e clique no menu Ferramentas Icones/nav_next.png Gerenciador de extensão…

  • Clique em Adicionar e indique a extensão que acabou de abaixar.

O processo de instalação começa e quando terminar você verá a sua extensão listada. E para utiliza-la procure um novo menu, ou item de menu ou botão ou verifique na documentação da extensão em si o que a ativa.

Projeto Escritório Aberto

O Projeto Escritório Aberto tem como objetivo fornecer arquivos para o BrOffice.org. Assim, futuros usuários contarão com aplicações práticas para demonstração dos diversos usos do BrOffice.org por meio de exemplos utilizáveis.

Desse modo, aqueles que estiverem no início de um aprendizado, poderão ver a teoria aplicada à realidade. Isso facilitará muito a vida de iniciantes, assim como a de usuários experientes, que poderão também se beneficiar desse repositório.

Trata-se de arquivos de uso no cotidiano, enviados por colaboradores, o que poupa muito trabalho, pois muitos dos arquivos servem perfeitamente a nossas necessidades. Basta, para isso, baixar e usar.

Leituras recomendadas

Fontes e adaptação

Créditos

Wikifikers: JoseVitor, RodrigoLeao e IdneySilva

Data: 29/06/2007

Mantenedor(es): RicardoJorge


CategoryDocumentacao

OpenOffice (last edited 2011-12-18 02:04:59 by RicardoJorge)