PacotesPPA

O que é um PPA?

PPA significa Personal Package Archive, ou arquivo de pacotes pessoais em português. O objetivo do PPA é ser uma plataforma para disponibilizar pacotes de softwares empacotados por desenvolvedores para usuários do Ubuntu.

Sabemos que os repositórios oficiais do Ubuntu são bastante completos, mas nem sempre tem o software que precisamos e é aí que entram os PPAs. Na verdade, um PPA é um repositório de software de terceiros para o Ubuntu.

Os PPAs são publicados no site Launchpad.net, mantido pela empresa Canonical que é a desenvolvedora do Ubuntu Linux. O Launchpad é uma plataforma utilizada por desenvolvedores para contribuir em projetos ou disponibilizar seus projetos para os usuários e outros desenvolvedores.

Um PPA funciona da seguinte maneira: ele tem uma lista de pacotes que é baixada pelo sistema e uma chave que é importada por questões de segurança, sem esta chave nenhum pacote de software pode ser instalado pelo PPA adicionado. Quando um pacote do PPA é requisitado, o sistema faz o download do pacote e das suas dependências e efetua a instalação.

Para adicionar um PPA basta usar os comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:nome/nome

sudo apt-get update

Após a execução destes comandos acima, o novo repositório de software estará ativo e já será possível instalar os pacotes fornecidos por ele. Você pode instalar os pacotes normalmente pelo gerenciador de pacotes synaptic ou pela Central de Programas.

Mas de nada adianta saber que existem os PPAs, precisamos encontrá-los! Você pode começar a pesquisar PPAs no link: Localizar PPAs no Launchpad


CategoryDocumentacao

PacotesPPA (last edited 2014-03-12 19:25:57 by rudineiw)