RelatandoBugs

Como relatar um bug no Ubuntu

Icones/erro.png Todos os softwares estão sujeito a falhas, os chamados bugs (erros). No Ubuntu não é diferente então, é possível se deparar com um erro, seja ele de tradução, documentação ou de desenvolvimento. Para controlá-los o Ubuntu utiliza o Malone, que é uma aplicação web para registro e gerenciamento de erros (bug tracker).

Qualquer um pode relatar um bug? Como funciona?

A resposta é sim e antes de relatar um bug, é importante que você tenha pesquisado sobre o problema em questão para confirmar se realmente trata-se de um bug ou se o mesmo já não foi relatado. Para esse último caso veja os “bugs conhecidos“, que é uma ótima forma de obter ajuda via comentários que incluem informações sobre o problema, patch (correção) e formas de como contorná-lo até que saia uma correção definitiva.

https://alexrocha.wordpress.com/files/2006/10/malone_search_bug.png

Assumindo que você esgotou as possibilidades de pesquisa e que tenha discutido com outros ubunteros sobre o problema, o próximo passo é o registro do bug. Como o Malone é integrado ao Launchpad, você precisará se identificar com uma conta do Launchpad.

https://alexrocha.wordpress.com/files/2006/10/lp_login_register.png

Para criar uma conta no Launchpad acesse o endereço:

https://launchpad.net/distros/ubuntu/+bugs/+login

Você receberá um e-mail com informações complementares para finalizar o seu cadastro.

Uma vez identificado, acesse o endereço abaixo para relatar um novo bug:

https://launchpad.net/distros/ubuntu/+filebug

https://alexrocha.wordpress.com/files/2006/10/malone_new_bug.png

Nessa página (figura acima), você primeiramente deverá informar em qual pacote o bug foi encontrado (In what package did you find this bug?). Caso você não saiba, marque a opção I don’t know (Eu não sei). Ao contrário, digite o nome do pacote ou selecione-o por meio da opção Choose… (Escolha..).

Agora no campo Summary, informe um título/assunto significativo e resumido sobre o bug. Em seguida no campo Further information, steps to reproduce, etc., informe os detalhes do bug, tente reproduzir e acrescentar o maior número de informações possíveis, tais como: saídas de comandos, hardware e etc. Se surgir alguma dúvida quanto ao preenchimento desse campo (Further information…), veja o documento que aborda como relatar bugs de maneira eficaz.

Icones/importante.png Lembre-se de relatar o bug em inglês. Se você precisar de ajuda, inclusive técnica, envie uma mensagem para ubuntu-br@lists.ubuntu.com ou para tradutores@listas.ubuntubrasil.org.

Caso o bug esteja relacionado a um comando, é importante que a saída (output) também seja em inglês. Para alterar a saída do comando de pt_BR para en_US , acrescente ao comando, LANGUAGE=C, como no exemplo:

$ LANGUAGE=C sudo apt-get update

Se o bug for relacionado à segurança, marque a caixa de verificação This bug is a security vulnerability, que automaticamente o Time de Segurança do Ubuntu será notificado.

Por fim, clique em Submit Bug Report.

Pronto! Todo o acompanhamento do bug será feito por meio do seu e-mail informado no momento do registro da sua conta no Launchpad. Você também pode acompanhá-lo via opção Bugs na página principal do seu perfil.

Sua ajuda é muito importante para aumentar a qualidade e o sucesso do Ubuntu.

RelatandoBugs (last edited 2011-09-19 23:18:36 by localhost)