RepositorioLocal

Introdução

Esse guia tem por objetivo ensinar a criar um Repositório Local, no qual você pode colocar todos os seus pacotes .deb. Para mais informações sobre Repositórios, leia o guia AdicionandoRepositorios. A distribuição considerada nesse guia será a Ubuntu 7.10 Gutsy, contudo deve funcionar com poucas alterações nas outras distribuições.

Criar um Repositório Local é particularmente interessante nos seguintes casos:

  • Não há acesso a Internet;
  • Não há intenção de gravar diversos CDs ou DVDs;

Se você deseja informações sobre criar um Repositório Local para uma rede, acesse http://wiki.ubuntu-br.org/apt-cacher

Criando um Repositório Local

São 4 passos para criar um repositório local:

  1. Instalar o pacote dpkg-dev.

  2. Colocar os pacotes desejados em um diretório.
  3. Criar um script que permita escanear os pacotes e criar um arquivo de configuração que pode ser usado com o apt-get ou o Synaptic.

  4. Adicionar seu repositório aos Canais de Software (/etc/apt/sources.list).

Icones/informacao.png Caso o computador onde você vai instalar o pacote dpkg-dev não tem acesso a Internet, você deverá previamente baixar esse pacote e o pacote patch através da página http://packages.ubuntu.com/

O Diretório

Crie um diretório onde você colocará seus pacotes. Para esse exemplo, nós criaremos /usr/local/repositorio. Digite em um terminal:

mkdir /usr/local/repositorio

Agora mova seus pacotes para esse diretório.

O Script

É muito simples! Crie um arquivo de texto com o conteúdo:

cd /usr/local/repositorio
dpkg-scanpackages . /dev/null > Packages

Salve esse arquivo com o nome que desejar. Para esse exemplo, usaremos atualizar-repositorio. Sugiro colocar esse arquivo no diretório /usr/local/bin. O funcionamento desse script é simples. Primeiro ele entra no diretório onde estão os pacotes (cd). Em seguida, lê todos os pacotes na pasta atual (.), caso haja problema ele substitui o pacote por um arquivo vazio (/dev/null). O resultado desse processo é colocado (>) no arquivo Packages.

Agora é necessário transformar o script em algo "executável". Para isso, digite em um terminal:

chmod u+x /usr/local/bin/atualizar-repositorio

O comando chmod é usado para mudar as permissões de um arquivo. A opção u+x indica que o usuário dono do arquivo (u) tem permissão de executá-lo (+x).

Adicionando o Repositório Local aos Canais de Software

Vá ao menu Sistema > Administração > Canais de Software. Clique na aba Programas de Terceiros. Clique no botão Adicionar. Insira em Linha do APT:

deb file:/usr/local/repositorio ./

Clique no botão Fechar. Uma mensagem informará que A informação sobre programas disponíveis está desatualizada. Clique no botão Recarregar.

Na verdade, o que esse processo faz é adicionar a linha acima ao arquivo /etc/apt/sources.list e atualizar os Canais de Software.

Usando seu Repositório Local

Agora toda vez que você adicionar arquivos ao seu repositório execute em um terminal:

sudo atualizar-repositorio
sudo apt-get update

Para instalar pacotes de seu repositório basta usar seu gerenciador de pacotes preferido (synaptic, aptitude, etc). É bom lembrar que se um pacote precisar de uma dependência que não esteja em seu repositório, o gerenciador irá procurar nos outros Canais de Software.

Referências

Créditos

Autor: LuizAquino

Data: 27/02/2008


RepositorioLocal (last edited 2011-09-19 23:22:29 by localhost)