Scribus

Scribus

O Scribus é um software publishing de código aberto que visa em princípio a produção profissional de documentos em PDF e Postscript. Além da versão para Linux, o Scribus também possui versões para Mac OSX, Windows e outros Unix, o que o torna um programa multiplataforma.

O Scribus pode ser usado para várias tarefas; para diagramar jornais, revistas, folhetins e pôsteres de documentação técnica. Ele possui um sofisticado mecanismo de designer de páginas com precisão de posicionamento e rotação para texto e/ou imagens na página, curvas e polígonos, posicionamento preciso dos objetos, camadas com suporte a cores personalizadas RGB e CMYK. O formato dos documentos são baseados em XML.

O Scribus suporta características profissionais DTP, como as cores CMYK e um sistema de gerenciamento de cores para suavizar as imagens para uma alta qualidade de impressão, flexibilidade na criação de PDFs, Encapsulamento PostScript, importação/exportação de 4 separações de cores, importação de arquivos EPS/PS e SVG como gráficos vetoriais nativos, texto Unicode incluindo alinhamentos à esquerda e direita bem como Arabic e Hebrew através do freetype. O Scribus aceita formatos vários formatos gráficos, como imagens incluídas em PDF, Encapsulated Post Script (eps), TIFF, JPEG, PNG e XPixMap (xpm), e todos os tipos de bitmaps suportados pela QT3 e mais recentemente também no QT4, nas versões ainda unstable.

http://img684.imageshack.us/i/screenshot012redimensio.png/

Pronúncia

Por incrível que pareça, Scribus não é pronunciado como uma paroxítona, mas sim, como uma oxítona.

Scribus: Scribe Us

Instalação

Icones/salvar.png O Scribus está disponível nos repositórios do Ubuntu e você pode instalá-lo:

sudo apt-get install scribus

Para um melhor rendimento no trabalho de editoração de páginas, é bom também considerar a instalação dos pacotes:

sudo apt-get install scribus-template icc-profiles

Icones/importante.png O Time de Desenvolvimento do Scribus mantêm um canal de software que contêm a última versão do Scribus e uma variedade de pacotes relacionados ao mesmo, incluindo um pacote scribus-ng (série de desenvolvimento 1.3.x do Scribus). O scribus-ng também está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado em conjunto com o scribus. Porém é bom considerar, que essa não é uma versão estável.

Icones/informacao.png O usuário pode manter tanto a versão estável do Scribus, como a versão em desenvolvimento. Elas ficam separadas no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Gráficos.

Configuração

Para um melhor aproveitamento nas funções de impressão do Scribus, siga essas sugestões:

  • Siga para o Menu Arquivo > Preferências, e nas respectivas abas:

  • Geral: Idioma - português-br

  • Documento:

    • Unidade = milímetros;
    • Ativar margens da impressora;
    • Desfazer/Refazer (tamanho do histórico de ações = 10), para economizar memória RAM.
  • Hifenizador: idioma - português br

  • Gerenciamento de cor: Deixar ativado Ativar o gerenciamento de cores (aqui se começa a ver o uso do pacote icc-profiles)

  • Exportação de pdf: última aba cor - geral: intenção de saída: impressa (se for dar saída na web, deixe a opção web selecionada)

  • Exibir: em Ajustar o tamanho da exibição, escolher a opção milímetro

Dicas

Também vale sugerir, soluções propostas em wikis do Scribus:

Vídeo Tutorial

Icones/video.png Veja Vídeo-aula de diagramação com Scribus, encontrado no BR-Linux.org.

Leituras recomendadas

Icones/importante.png

NOTA: Nós do Time de documentação acreditamos que o Scribus é uma ferramenta importante o suficiente para possuir uma página própria na wiki, que contenha, além das informações básicas desta seção, dicas e tutoriais a respeito do mesmo. Mas para isto precisamos de mais conteúdo para incrementação da mesma. Caso tenha mais informações, dicas, tutoriais do Scribus, favor adicionar aqui ou então solicitar a adição.

Créditos

Wikifikers: JoseVitor, RodrigoLeao e IdneySilva

Data: 29/06/2007

Mantenedor(es): RicardoJorge


CategoryDocumentacao

Scribus (last edited 2012-02-15 20:54:16 by RicardoJorge)