Simular-unity3d-no-unity2d

Como simular Unity 3d no Unity 2d no Ubuntu

Esse wiki vai servir para ser usado em PCs que não tem o hardware exigido para rodar, plenamente, o Unity que é a interface padrão do Ubuntu a partir da versão 11.04.

Algumas considerações:

  1. Antes de entrar em partes complicadas ​​de edição CompizConfig, é recomendado fazer um backup da configuração padrão do perfil e não se esqueça de salvar as alterações feitas em seu arquivo de configuração customizado com freqüência para que você possa voltar a ele. Os detalhes de como fazer isso fazem parte da etapa 7, no guia fornecida através do link lá.

  2. Quando eu digitar algo como: enter the value "title=unity-2d-panel" into window xyz. Digite o valor exatamente como ele aparece entre aspas; sendo que as aspas se devem ser omitidos.

Icones/importante.png

NOTA: É importante notar que este guia é aplicável, especificamente, para usuários com um computador que está capaz de executar o Compiz, mas não completamente cumprir todos os requisitos para o Unity 3d.

Se você tem o OpenGL 1.4 + e cumprir todos os outros requisitos de hardware, então você pode simplesmente usar o Unity 3d. Se o computador não é capaz de rodar o Compiz, você ainda pode instalar: o Unity 2d, mas não será capaz de usar o Compiz para modificar qualquer um dos efeitos ou as opções de aparência.

Icones/erro.png

ATENÇÃO: Justamente, por ter uma placa de vídeo ATI Radeon RV250, eu posso executar o Compiz, mas eu só tenho OpenGL 1.3, Unity 3D, portanto, não pode ser executado.

Houve relatos de bugs relacionados a esses problemas: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/unity/+bug/758747

Eis como foi configurado o Compiz no Unity2d, com as seguintes características:

  • Auto-ocultar Lançador de alternância
  • Habilitar os menus transparentes
  • Permitir janelas tremulas
  • Habilitar cubo no desktop
  • Esconder janela de ajuste de foco
  • Abrir / maximizar / fechar janelas / efeitos min
  • Transparência do Lançador
  • Remover icone Área de Trabalho do Lançador

Verifique compatibilidade com o Unity 3d

Abra o terminal e digite:

/usr/lib/nux/unity_support_test -p

Se a saída, diz Unity supported: no, então você vai precisar usar Unity 2d se quiser Unity em tudo. Se ele disser yes, recomendados o uso do Unity na integra: http://wiki.ubuntu-br.org/Unity

Fonte: Desmistificando os requisitos de hardware para o Unity

Instalar Unity 2d

Abra o terminal e digite:

sudo apt-get install unity-2d-default-settings

Após a instalação é preciso reiniciar a sessão, graficamente ou pelo Terminal:

sudo service gdm restart

E no iníco da sessão se escolher o Unity 2d.

Fonte: Instalando o Unity 2d no Ubuntu 11.04

Instalar 2D-Desktop Settings

É uma interface gráfica simples para a configuração do Unity 2d, podendo ser instalada por: A simple GUI for Unity-2D Settings (Ubuntu 11.04) ou se procurando na Central de Programas Ubuntu, por: 2d desktop settings.

Uma vez instalado, certifique-se que três caixas de seleção estão habilitados para definir as preferências Lançador para a configuração de sua preferência (por exemplo, deixe Auto-Hide).

Certifique-se o comportamento que você acabou alternado está funcionando. Se não, reinicie a sessão e verifique novamente.

[X] O Lançador se auto esconde

Criar um Lançador de desktop para habilitar manualmente o Compiz no Unity 2d

Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar em seu desktop e selecione Criar Lançador...

  • Tipo deve ser Aplicação e

  • Comando deve ler-se compiz - replace, você pode nomeá-lo como quiser e incluir um comentário.

Agora, toda vez que você iniciar o Ubuntu, Unity 2d deve ser habilitado e Compiz deve ser desativado. E sempre que você quiser habilitar os recursos do Compiz, dê um duplo clique neste lançador.

A interface do usuário deverá ficar em branco e recarregar com o Compiz recursos funcionando.

Certifique-se que o Compiz está ativado antes de reiniciar a sessão e verifique para ligá-la novamente antes de começar a personalizar novamente.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=10764332#post10764332

Instale CompizConfig Settings Manager - CCSM (Opcional)

Pelo Synaptic, pesquise CCSM, certificando-se de haver instalado o pacote Advanced Desktop Settings Manager (CCSM).

Quando instalar o Ubuntu Tweak (abaixo), deve haver uma opção para Tweak para instalar este pacote automaticamente, mas se não, você sempre pode acompanhar esse processo para fazê-lo manualmente.

Instalar e executar o Ubuntu Tweak

Porcure na Central de Programas do Ubuntu por ubuntu tweak e instale Ubuntu Configuration Tool ou pelo site: http://ubuntu-tweak.com/

Depois de instalado o Ubuntu Tweak, execute-o e clique em Configurações do Compiz Icones/nav_next.png menu Desktop.

Verifique as caixas Ativar janelas trêmulas (este automaticamente desativará o recurso de encaixe janelas) e Habilitar os menus transparentes.

Deixe, também a caixa marcada Faça o lançador de ocultar automaticamente após algum tempo inativo, mas esta definição não deve ter efeito de qualquer forma, já que o Unity 2d não usa plugin do Compiz.

Uma vez que essas duas coisas são verificados fora, saia do Ubuntu Tweak e reinicie a sessão.

[X] habilitar os menus transparentes

[X] ativar janelas trêmulas

Habilitar cubo desktop, modificando o arquivo de configuração do CCSM

Este guia Get your Compiz cube back on with Unity in Natty é rápido e fácil de seguir.

Icones/informacao.png

DICA: Se estiver tendo dificuldades para encontrar ou modificar os valores dos tamanho horizontal e vertical (Hsize e Vsize) no arquivo de configuração, use a interface gráfica para modificar esses valores.

De preferência, antes de modificar os valores active_plugins (embora eu não tenho certeza se importa... eu mudei o layout do espaço de trabalho na gráfica antes de ativar através do guia), basta executar o CCSM e ir para General Icones/nav_next.png General Options Icones/nav_next.png Desktop Size e usar os controles deslizantes lá para mudar o controle deslizante horizontal e vertical para 4 a 1.

Depois de feito isso, siga as instruções do guia citado neste tópico e omita a parte a parte de edição do valores de tamanho horizontal e vertical (Hsize e Vsize) no arquivo de configuração.

[X] ativar cubo desktop

Usando CCSM para habilitar e modificar animações janela

Execute o CCSM e vá para Efeitos Icones/nav_next.png Animações (certifique-se esta caixa estiver marcada).

Haverá guias para cada cenário de janela (abrir, fechar, minimizar, foco, etc.) O topo de linha em cada um destes deve incluir type = Normal é o que se deve editar para o comportamento geral de janelas genéricas. Clicando duas vezes sobre type = Normal para cada cenário de janela deseja editar.

Aqui, se pode escolher animações específicas para a utilização ou selecionar Random e as caixas de seleção abaixo. A lista vai deixar o usuário determinar exatamente quais efeitos aleatórios pode escolher Compiz a partir de.

Icones/ajuda.png Eu configuro abrir, fechar e minimizar em Random e foco para Dodge e deixo Shade sozinho. Esta é uma questão de gosto pessoal, mas eu recomendaria também o aumento da duração de cerca de 300 ou assim.

[X] dodge janela de ajuste de foco

[X] abrir / max / fechar janelas / efeitos min

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1745039

Editando com o CCSM seletivamente a opacidade do painel do Unity 2d

Execute o CCSM e vá para Acessibilidade Icones/nav_next.png Opacidade, Brilho e Saturação (esta caixa já deve estar ativa se foi instalado e usado o Ubuntu Tweak para habilitar os menus transparentes, se não, ligue-o) Icones/nav_next.png aba Opacity.

Na guia Janela de configurações específicas, já há um item (supondo que estejam habilitados os menus transparentes com o Ubuntu Tweak), se quiser fazer seus menus mais ou menos transparente, se pode mudar o valor percentual aqui, caso contrário, deixe essa linha vazia.

Para modificar a opacidade de cada um dos 3 elementos do Unity 2d de forma independente, é preciso adicionar três novos itens a essa lista. Clique em New e digite title=unity-2d-panel. Isso vai ser para cima da barra no Unity. Defina a opacidade que quiser. Edite esse valor a qualquer momento por um duplo clique no item na lista.

Use o botão New mais duas vezes, acrescentando que title=unity-2d-launcher (na barra lateral do lado esquerdo com todos os seus ícones) e title=unity-2d-places (a janela que aparece com sua lista de aplicativos e outras coisas quando atingir o Ubuntu / Windows / botão Super). Adicione a estes valores de opacidade como você está criando. Se pode editar cada um destes três valores de opacidade, a qualquer momento clicando duas vezes sobre eles na lista.

[X] transparência lançador unidade

Então depois desses passos, certifique-se de salvar as configurações no seu arquivo de configuração modificados (conforme mencionado em Habilitar cubo desktop, modificando o arquivo de configuração do CCSM) e reiniciar a máquina. Depois entrar no Unity 2d e ativar o Lançador Compiz.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1746381

Escondendo a Decoração de Janelas ao Maximizar

Após isso é necessário ainda esconder a decoração de janelas quando a janela for maximizada. Para isso, abra o Gerenciador de Configurações do CompizConfig > Decoração de Janela e no campo "Decoração de Janelas" apague o "any" e digite "!state=maxvert"

Icones/importante.png

NOTA: Esse é wiki foi adapatado do tutorial: (HOWTO) Configure Unity 2D to Simulate Unity 3D, onde alguns itens, comentários do autor foram retirados e/ou adaptados, portanto, lá se encontram outras configurações mais complexas propostas pelo autor.

Créditos

Autor (es): Entyrion

Data: 06/05/2011

Local: Ubuntu Forums

Tradutor (es): RicardoJorge

Data: 13/05/2011

Mantenedor (es): RicardoJorge


CategoryDocumentacao

Simular-unity3d-no-unity2d (last edited 2011-09-19 23:18:23 by localhost)