Swiftfox

Swiftfox

O Swiftfox é uma versão do Firefox compilada com otimizações para cada tipo de processador. O resultado é um navegador muito mais rápido do que o Firefox comum, e totalmente compatível com tudo do Firefox (extensões, plugins, etc.). Está disponível apenas para Linux.

A diferença de performance varia de acordo com cada micro. Em um Turion 64 ML-37 com 1gb de RAM que testei, a diferença de performance é absurda. Eu diria que é uns 80% mais rápido do que o Firefox normal. Já em um Athlon 64 3500+ turbinado (também com 1gb de RAM), a diferença já não é tão grande, mas ainda é bem perceptível (uns 40% eu diria).

Instalação no Ubuntu

Testado no Ubuntu 6.06 (Dapper Drake) e 6.10 (Edgy Eft).

1) Baixe o arquivo .deb do Swiftfox compatível com seu processador da página de downloads para Debian do projeto. Você pode instalar na mão a partir do instalador manual também, se for masoquista. No momento que escrevo este artigo a versão mais nova (estável) é a 2.0. Escolher o download certo para seu processador é bem fácil, apenas um toque: para processadores Core Duo e Core 2 Duo da Intel, o pacote certo (pelo menos por enquanto) é o “Prescott”.

2) Abra um terminal, vá para o diretório onde está o arquivo .deb que você acabou de baixar e instale-o com o comando:

$ sudo dpkg -i swiftfox*.deb

Pronto! Acesse o Swiftfox do menu Aplicações -> Internet. Não se preocupe pois ele não altera nada do Firefox original do Ubuntu, ele funciona como se fosse outro programa (e é). Apenas os seus dados pessoais (favoritos, configurações, histórico, extensões, etc) são compartilhados por ambos os navegadores (em outras palavras, ambos usam a pasta ~/.mozilla).

Usando o Swiftfox em português (opcional)

Um inconveniente do Swiftfox é que ele vem apenas em inglês, porém isso é facilmente resolvido.

1) Instale o pacote de tradução para português brasileiro compatível a versão do Firefox / Swiftfox que estás instalando. Por exemplo, para a versão 2.0, o endereço para o pacote de tradução seria este. Em geral o pacote pode ser achado em:

http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/VERSÃO/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi

Onde VERSÃO é a versão do Firefox / Swiftfox, como 1.5.0.4 ou 2.0 por exemplo. O pacote de tradução funciona como uma extensão comum.

2) Depois de instalado, digite o endereço about:config na barra de endereços do Swiftfox. Ache (usando a barra de buscas, por exemplo) o parâmentro general.useragent.locale e altere seu valor (clicando 2 vezes no mesmo) de en-US para pt-BR.

Pronto! Reinicie o Swiftfox e ele estará em português. Ele estará sofrendo um pouco de esquizofrenia, dizendo que é o Firefox, mas não se engane, é o Swiftfox mesmo. Você pode comprovar isso indo em Ajuda -> Sobre e vendo o logotipo do Swiftfox (além da performance melhorada). Isso acontece pois as strings do pacote de tradução que usamos levam o nome Firefox ao invés de Swiftfox, mas não causa problema nenhum.

Créditos

Copiado originalmente de http://blog.pittlandia.net/2006/11/01/swiftfox-no-ubuntu por RodrigoTassinari.



CategoryRevisada

Swiftfox (last edited 2011-09-19 23:21:57 by localhost)