Synaptic

Differences between revisions 36 and 37
Revision 36 as of 2010-01-04 08:45:45
Size: 12048
Editor: LuizAquino
Comment:
Revision 37 as of 2010-01-04 08:47:40
Size: 12032
Editor: LuizAquino
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 91: Line 91:
attachment:Icones/configuracao.png Você pode mudar a frequência com que é feita a checagem por atualizações usando o utilitário '''Canais de Software'''. Para executá-lo, vá em '''Configurações''' > '''Repositórios''', então selecione a aba '''Atualizações via Internet''' e ajuste a entrada ''Verificar por atualizações automaticamente.'' attachment:Icones/configuracao.png Você pode mudar a frequência com que é feita a checagem por atualizações usando o utilitário '''Canais de Software'''. Para executá-lo, vá em '''Configurações''' > '''Repositórios''', então selecione a aba '''Atualizações''' e ajuste a entrada ''Verificar por atualizações''.
Line 93: Line 93:
Synaptic-Canais-Software attachment:atualizacoes_repositorios.png
Line 118: Line 118:
attachment:atualizacoes_repositorios.png attachment:icones_status_synaptic.png

O que é o Synaptic ?

attachment:Icones/instalar.png O Synaptic é uma interface gráfica para o AptGet, o Gerenciador de Pacotes do sistema Ubuntu. Ele combina a simplicidade do "aponte-e-clique" da interface gráfica com o poder do apt-get (uma ferramenta em linha de comando). Você pode instalar, remover, configurar ou atualizar os pacotes de seus softwares; navegar, classificar e procurar a lista de pacotes de software disponíveis; controlar os repositórios ou atualizar o sistema inteiro. Você pode também enfileirar uma certa quantidade destas ações para serem executadas de uma só vez. O Synaptic irá te informar sobre as [:InstalandoSoftware#head-e460358c2c37fdeda2043fedf4c82fd34221b4f3:dependências] (pacotes adicionais requeridos para o pacote do software que você escolheu) bem como sobre os conflitos com outros pacotes que já estão instalados em seu sistema.

attachment:Icones/informacao.png O equivalente do Synaptic no desktop Kubuntu é o [http://web.mornfall.net/adept.html Adept].

Começando

attachment:Icones/avancar.png Para iniciar o Synaptic, escolha Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

attachment:synaptic.png

A janela principal é dividida em três seções: navegador de pacotes/categorias à esquerda, a lista de pacotes no lado superior direito, e detalhes do pacote no lado direito, abaixo. A barra de status mostra o estado do sistema e dicas de ferramentas.

Teclas de Atalho

Ação

Teclas

Atualizar lista de pacotes

Ctrl + R

Caixa de diálogo de buscar pacote

Ctrl + F

Propriedades do pacote selecionado

Ctrl + O

Marcar pacote para instalação

Ctrl + I

Marcar pacote para atualização

Ctrl + U

Marcar pacote para remoção

Delete

Marcar pacote para remoção completa

Shift + Delete

Desmarcar qualquer alteração dos pacotes

Ctrl + N

Marcar todas as atualizações possíveis

Ctrl + G

Forçar a instalação de uma versão específica do pacote

Ctrl + E

Desfazer últimas alterações

Ctrl + Z

Refazer últimas alterações

Ctrl + Shift + Z

Aplicar todas as alterações marcadas

Ctrl + P

Sair

Ctrl + Q

Atualizando a lista de pacotes

attachment:Icones/atualizar.png O Synaptic mantém um banco de dados dos pacotes no seu sistema de forma a manter-se atualizado dos aplicativos instalados. Esta lista é comparada com os repósitorios a fim de informar ao usuário sobre pacotes novos ou atualizáveis. O Synaptic verifica novos pacotes de aplicativos cada vez que é iniciado. É uma boa idéia atualizar o banco de dados de tempos em tempos enquanto executa-se o Synaptic. Em particular, você pode querer fazê-lo caso tenha feito mudanças na lista de repositórios ou configurações do Synaptic. Para realizar essa atualização, basta clicar no botão Atualizar ou pressionar Ctrl + R.

attachment:Icones/procurar.png Para navegar pela (enorme) lista de pacotes disponíveis por categoria, seção, status do pacote, filtros personalizados ou resultados da busca, clique no botão correspondente na base do painel à esquerda da janela. Você pode também criar filtros personalizados para navegação.

Para procurar pelo nome ou descrição, clique no botão Procurar na barra de ferramentas, ou ainda use o campo Busca rápida

attachment:busca_synaptic.png

Você pode examinar a descrição dos pacotes no painel do canto inferior direito, bem como seu tamanho, dependências, pacotes recomendados e/ou sugeridos e uma breve descrição.

Gerenciando Pacotes

Instalar um pacote

  • Caso você ainda não tenha atualizado a sua lista de pacotes, clique no botão Recarregar ou pressione Ctrl + R.

  • Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Instalação no menu de contexto, ou pressione Ctrl + I.

  • attachment:Icones/informacao.png O Synaptic alertará se suas escolhas conflitam com pacotes já instalados no sistema. Se este for o caso, uma caixa de diálogo mostrará todos os pacotes que precisam ser removidos.
  • Clique em Marcar para permitir a instalação de pacotes adicionais.

  • Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

  • Uma caixa de diálogo aparecerá com um resumo das mudanças que serão feitas.

attachment:mudancas_synaptic.png

  • Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Remover (ou Remover completamente) um pacote

  • Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Remoção no menu de contexto.

  • Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

  • Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

attachment:Icones/informacao.png A opção Marcar para Remoção Completa instrui o Synaptic a remover qualquer arquivo de configuração associado com este pacote.

Atualizar um pacote

  • Caso você ainda não tenha atualizado a sua lista de pacotes, clique no botão Recarregar ou pressione Ctrl + R.

  • Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Atualização no menu de contexto, ou pressione Ctrl + U.

  • Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

  • Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Gerenciando Repositórios

attachment:Icones/servidor.png Você pode gerenciar uma lista de repositórios ou canais de software usando o Painel de Preferências de Software. Você poderá chamar o painel de preferências de softwares pelo Synaptic selecionando Configurações > Repositórios.

Assim como o AptGet, o Synaptic usa uma vasta lista de repositórios localizados no arquivo /etc/apt/sources.list 

attachment:Icones/informacao.png Para maiores informações de como gerenciar canais de software e repositórios, leia a wikipage [:AdicionandoRepositorios:Gerenciando Repositórios].

Como manter seu sistema atualizado

O Synaptic provê dois métodos para atualizar seu sistema:

  • Atualização Inteligente (Dist-Upgrade) -- recomendada BR A atualização inteligente tenta resolver conflitos de pacotes. Isto inclui, se necessário, a instalação de dependências adicionais (pacotes requeridos) e pacotes preferênciais (com prioridade mais alta). Atualização Inteligente possui o mesmo efeito que a ferramenta apt-get dist-upgrade.

  • Atualização Padrão BR A atualização padrão marca para atualização somente os pacotes instalados. Se depender de novas versões de outros pacotes ou conflitar com pacotes já instalados, ele não será atualizado.

attachment:Icones/informacao.png Dist-upgrade é o método de atualização padrão usado pelo Synaptic. Para mudar, vá até Configurações > Preferências e então clique na aba Geral; ajuste a entrada Atualização do Sistema.

  • Atualizar seu sistema com o Synaptic:
    • Clique em Recarregar ou pressione Ctrl + R para ter certeza de que o Synaptic já está com a lista de pacotes atualizados.

    • Cliquem em Marcar todas as atualizações ou pressione Ctrl + G.

    • Clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

    • Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar, então a atualização começará.

attachment:Icones/atualizar.png Integração com o Update-Manager

O Synaptic trabalha junto com o Update-Manager para lhe informar sobre novas atualizações de software no seu sistema. Se um software ou atualização de segurança estiver disponível, o Update-Manager irá mostrar uma mensagem pop-up e um ícone na área de notificação do seu desktop GNOME. Para atualizar seu sistema, clique no ícone de notificação e siga as instruções.

  • attachment:update-notification.png

attachment:Icones/configuracao.png Você pode mudar a frequência com que é feita a checagem por atualizações usando o utilitário Canais de Software. Para executá-lo, vá em Configurações > Repositórios, então selecione a aba Atualizações e ajuste a entrada Verificar por atualizações.

attachment:atualizacoes_repositorios.png

Localizando softwares no seu sistema

O Synaptic pode dizer onde está cada arquivo provido por um pacote no seu sistema. Procure na base de dados o software que você está interessado e selecione-o na janela principal do Synaptic. Depois, clique na aba Arquivos Instalados para ver uma lista completa de todos os arquivos e onde estão localizados.

Ver histórico

Você pode facilmente registrar todas as mudanças feitas nas instalações de pacotes do sistema. Para ver um histórico de mudanças, vá em Arquivo > Histórico.

attachment:Icones/informacao.png O histórico registra somente mudanças feitas através do Synaptic.

Como forçar a instalação de uma versão

  • Para forçar a instalação de uma versão específica de um pacote diferente da escolhida pelo Synaptic, faça o seguinte:
    • Selecione o pacote. Escolha Forçar Versão no menu Pacote.

    • Selecione a versão que você gostaria de usar. Para confirmar sua decisão, clique em Forçar.

    • Clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P. Uma caixa de diálogo aparecerá solicitando a confirmação, clique em Aplicar.

Como corrigir pacotes quebrados

attachment:Icones/importante.png 'Pacotes Quebrados' são pacotes que possuem dependências insatisfeitas. Se um pacote quebrado for detectado, o Synaptic não permitirá qualquer alteração no sistema enquanto o pacote com problema não for consertado.

  • Corrigir pacotes quebrados

    • Selecione Editar > Consertar Pacotes Quebrados.

    • Selecione Editar > Aplicar Mudanças Marcadas ou pressione Ctrl + P.

    • Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Ícones de Status

Os seguintes ícones são usados para indicar o status atual de um pacote na lista de pacotes:

attachment:icones_status_synaptic.png

Como liberar espaço em disco

O Synaptic mantém um cache com todos os pacotes baixados. Se desejar liberar espaço no disco, você pode limpar esse cache seguindo Configurações > Preferências, clicando na aba Arquivos e em seguinda no botão Apagar Arquivos de Pacotes do Cache.

Veja também

attachment:Icones/navegador.png

  • [http://www.nongnu.org/synaptic/ Synaptic - Página Oficial do Projeto] BR

  • [:GerenciamentoDePacotes:Gerenciamento de Pacotes]

    • [:AptGet:Wikipage do APT-GET]

    • [:InstalandoSoftware:Instalando Softwares]

    • [:AdicionandoRepositorios:Gerenciamento de Repositórios]

    • [:SmartPackageManager:Gerenciador de Pacotes Smart]

Fonte

* https://help.ubuntu.com/community/SynapticHowto

Créditos

Wikifier: [:TimeDeDocumentacao:DocTeam]

Data: 06/01/2009

Mantenedor: ["arlei"], LuizAquino

[:TimeDeDocumentacao:Time de Documentação do Ubuntu Brasil]



Synaptic (last edited 2012-05-10 08:29:32 by marshalgibs)