USBCreator

USB Creator

Hoje, também gravar o Ubuntu ou as várias distribuições Linux num pen drive nunca foi tão fácil. O USB-Creator cuida da tarefa, com um assistente fácil de usar. E ter uma distribuição Linux num pen drive é um recurso interessante para quem vive mexendo em outros computadores, além da grande portabilidade proporcionada.

E desde a versão 8.10 do Ubuntu, o Criador de Disco USB Inicializável (USB-Creator), já vem pré-instalado no Ubuntu.

Requerimentos

O Criador de disco USB inicializável requer o seguinte:

  • Ubuntu 8.10 ou versão superior
  • Disco USB de 1GB ou superior (*Leia a nota abaixo)
  • Imagem (ISO) do Ubuntu edição desktop

Icones/importante.png

NOTA: A capacidade da unidade USB deve minimamente ser grande o suficiente para armazenar o conteúdo da imagem baixada do Ubuntu e alguns dados adicionais que você planeja armazenar. O mínimo recomendado é 1GB, entretanto 2GB é sugerido.

Criando um Pen Drive inicializável no Ubuntu

  1. Plugue o seu disco USB na unidade USB do seu computador. Tenha certeza que seu computador reconheceu o disco USB antes de continuar.

  2. Clique em: Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Criador de disco USB inicializável

  3. Clique no botão Outro e especifique a imagem do Ubuntu no formato .ISO.

  4. Selecione o dispositivo USB a ser instalado/formatado.
  5. Para tornar o pendrive como um disco gravável, indique a quantidade de memória para ser usada como armazenamento.
    • Se você não deseja que o pendrive seja modificável, selecione a segunda opção, Descartado no Desligamento.

  6. Clique em Criar disco inicializável.

Veja a tela abaixo:

http://img697.imageshack.us/i/capturadetelacriarumdis.jpg/

Fonte da figura acima: Instalação do Ubuntu sem Cd ou Pen drive

Icones/informacao.png A opção Armazenados no espaço adicional reservado, é o espaço salvar seus documentos e configurações por padrão no Pen drive. Para isso marque a opção e informe o quanto de espaço será reservado no Pen drive. Num exemplo encontrado, foi sugerido: 250MB de espaço extra.

Icones/video.png Veja o vídeo tutorial AQUI, feito por Alarcon F. C. Fernandes, do Fórum Ubuntu Linux - PT.

Sobre espaço no pen drive

Se a imagem .ISO do Ubuntu está gravada num pen drive através do USB-Creator, não se pode ir retirando coisas do que já existe, o que se pode fazer é instalar coisas e remover essas que foram instaladas, mas o que vem por padrão no Ubuntu não se pode remover.

Quando se estabelece um espaço para gravar configurações no pendrive ele cria um arquivo chamado de casper-rw para isso que vai crescendo de tamanho até o limite que se determinou para gravação.

Então o espaço ocupado no pendrive é o tamanho da ISO (700MB) mais o que se determinou de espaço para gravação (por exemplo, 1.5GB) e o que sobra pode se usar como um pendrive normal para guarda de dados nele.

O que se pode fazer para tentar ter espaço livre no pendrive é, após instalar algo nele, usar o comando abaixo, no terminal do Ubuntu instalado no pendrive para ele eliminar no cache os pacotes que você baixou para instalação.

sudo apt-get clean

Icones/importante.png

NOTA: A imagem ISO instalada no pen drive não pode ser modificada, apenas o que for colocado no arquivo casper-rw.

Criando um Pen Drive inicializável no Windows

O Universal USB Installer é um programa GPL - GNU General Public License, através do qual se pode instalar um sistema operativo Linux em um pen drive, usando o Windows XP, Vista e Seven.

O Ubuntu, está na sua lista de distribuições Linux suportadas.

Faça o download diretamente do site dele: Universal USB Installer.

Antes de instalar confira o MD5, do arquivo baixado, usando esse processo o Windows.

A instalação é como de costume para todos os programas no Windows.

http://img839.imageshack.us/i/sshot211.png/

E a utilização do programa é muito simples. Depois de selecionada a distribuição Linux que deseja testar, basta buscar pelo arquivo de imagem do sistema ISO e marcar a letra da unidade do pen drive a ser instalado. Note que, se você não possui o sistema, existe a opção para baixa-lo diretamente do site oficial.

http://img176.imageshack.us/i/sshot36.png/

Depois que terminar de baixar o arquivo, retorne ao USB Universal Installer e clique em Browse para navegar até o arquivo ISO que acabou de baixar.

http://img840.imageshack.us/i/sshot56.png/

Selecione a unidade de onde está o pen drive a ser usado. É recomendável assinalar formatação dessa unidade.

http://img832.imageshack.us/i/sshot68.png/

Icones/informacao.png O pen drive deve ser de, no mínimo, 1 GB de espaço e pode estar formatado (vazio) ou não.

Agora se escolher o espaço reservado para as configurações e programas que serão armazenados no pen drive. Considerando que o Ubuntu só se ocupa em torno de 700MB, 1GB deve ser suficiente, mas a sugestão é acima de 2GB, de modo a com mais comodidade o Ubuntu no pen drive.

http://img835.imageshack.us/i/sshot711.png/

Clique no botão Create. Levará algum tempo para instalar. E quando o processo terminar clique em Close. Pronto já tem um “liveUSB” com o Ubuntu ou alguma distribuição Linux instalada.

Inicializando o pen drive

Enquanto alguns computadores automaticamente reconhecem o dispositivo USB quando inicializados, outros precisam ser configurados através da BIOS.

Para configurar as opções de inicialização usando a BIOS:

  1. Pressione a tecla especificada na tela de inicialização. Esta tecla normalmente é uma tecla F, como a F1, F2 ou a tecla de Del ou Esc. Se nenhuma informação estiver disponível na janela de inicialização, consulte a documentação do fabricante de seu hardware.

  2. Configure o disco USB para o primeiro dispositivo de inicialização e salve as mudanças, conforme as orientações da BIOS.

Veja a tela abaixo:

http://img708.imageshack.us/i/biosadvanced.jpg/'

Solucionando problemas na inicialização pelo pen drive

Se o seu sistema não inicializou do disco de USB, tente o seguinte:

  • Insira o pendrive depois de inicializar seu computador para ter certeza que seu sistema o reconhece. E lembre-se que sistemas mais antigos não reconhecem pendrives como boot.
  • Entre nas configurações da BIOS e verifique se a ordem de inicialização está configurada corretamente. Tenha certeza que o disco USB é o primeiro item na lista. Consulte as instruções do fabricante de seu hardware para mais informações sobre as configurações de BIOS do seu sistema.
  • O sistema pode usar um seletor de inicialização. Aperte a tecla Esc na inicialização e selecione USB no menu de inicialização.
  • Se as soluções anteriores forem sem sucesso, você precisa usar um método diferente do Criador de discos USB inicializável para criar um Live USB. Aqui consulte: http://wiki.ubuntu-br.org/Pendrive.

Leituras recomendadas

Fontes e adaptação

Créditos

Autor: RicardoJorge

Data: 07/10/2010

Mantenedor(es): RicardoJorge


CategoryDocumentacao

USBCreator (last edited 2011-09-19 23:19:26 by localhost)