Ubuntu_One

Ubuntu One

Ubuntu One é o nome da suíte que a Canonical usará para seus serviços online. Atualmente com o Ubuntu One é possível fazer backups, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos e vários outros serviços que a Canonical adiciona para oferecer mais opções e conforto para os usuários.

Como definiu brevemente Joshua Hoover, administrador do projeto: "O Ubuntu one é sua nuvem pessoal" (tradução livre).

Iniciando o Ubuntu One

No Karmic Koala (9.10) e versões superiores

Nessas versões o Ubuntu One já se encontra pré-instalado. Então basta clicar no menu Aplicativos Icones/nav_next.png Internet Icones/nav_next.png Ubuntu One para abri-lo. Espere alguns segundos até que o navegador (Firefox) seja aberto.

http://geniuslife.wordpress.com/files/2009/11/u-one_destaque2.png

Icones/importante.png

É necessário estar conectado à internet para poder usar o Ubuntu One.

Na página que será exibida você terá que entrar com sua identificação (e-mail) e senha (password). Se você não tiver uma conta, na mesma página há um link onde você pode criar a sua. Em seguida você precisará assinar um plano então clique em Subscribe para escolher um e começar a usar o Ubuntu One.

login_ubuntu1.png

Ataualmente existem dois planos. Um gratuito que oferece 2 GB de espaço e o pago oferecendo 50 GB. Ambos oferecem os mesmos serviços, a diferença está na capacidade de armazenamento.

No Jaunty Jackalope (9.04)

Antes de mais nada verifique se seu sistema está atualizado antes de continuar. Para verificar se há atualizações disponíveis e para instalá-las vá em Sistema Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de Atualizações. Uma vez que seu sistema estiver atualizado você pode continuar com o processo de instalação.

1. Adicione o PPA O primeiro passo é adicionar o PPA (Personal Package Archive). Isso lhe dará acesso a instalação do cliente do Ubuntu One.

Para adicionar o PPA clique aqui.

Mais informações sobre PPAs no Launchpad.

2. Instale o cliente Para instalar o cliente vá em Sistema Icones/nav_next.png Administração Icones/nav_next.png Gerenciador de Pacotes Synaptic e procure por ubuntuone-client-gnome. Ou instale usando o seguinte comando:

sudo apt-get install ubuntuone-client-gnome

Uma vez instalado você pode seguir os mesmos passos para incialização no Kamirc Koala

Icones/importante.png

O Ubuntu One não funcionará plenamente no Jaunty Jackalope. Alguns recursos como a sincronização de notas só estão disponíveis no Karmic Koala. Para ter acesso a todos os recursos faça um upgrade do seu sistema para o Karmic Koala.

Em versões antigas do Ubuntu

Não há cliente nativo para versões mais antigas do Ubuntu. E não existe algum plano para que essas versões sejam suportadas. Mas é possível utilizar o cliente web com todas as suas funcionalidades.

Em outras distribuições e sistemas operacionais

Atualmente só é possível usar o cliente nativo no Ubuntu 9.04 ou superior, mas é totalmente possível criar um outro cliente - ou mesmo adaptar o atual - para outras distribuições e sistemas operacionais. Cheque as informações para desenvolvedores para mais informações.

O Ubuntu One pode ser acessado em qualquer sistema operacional que possua navegação pela internet.

Acessando o Ubuntu One

Cliente Desktop

Após iniciar o Ubuntu One pela primeira será criada uma pasta na sua Pasta pessoal chamada Ubuntu One. No desktop quase todo gerenciamento será feito por essa pasta.

u1_pasta.png

Também um ícone em formato de nuvem surgirá na sua Área de notificação. Clicando com o botão direito do mouse sobre ele é possível:

opt_u1_icon.png

  • Relatar um problema, informar sobre eventuais erros (bugs) aos desenvolvedores;

  • Abrir a pasta, abrir a pasta Ubuntu One;

  • Ir para Web, abrir o cliente web;

  • Preferências, para fazer pequenos ajustes.

  • Sair, fechar o cliente desktop.

Preferências

As preferências, que também podem ser vistas indo novamente em Aplicativos Icones/nav_next.png Internet Icones/nav_next.png Ubuntu One, do Ubuntu One permitem apenas:

u1_pref.png

  • Mostrar ícone, mude a forma como o ícone será exibido na Área de notificação.

  • Conectar ao iniciar, escolha se o Ubuntu One irá se conectar na inicialização do sistema ou se você deseja fazer isso manualmente.

  • Limitar o uso da banda, limite o quanto da conexão o Ubuntu One usará.

Cliente Web

O Ubuntu One também pode ser acessado pelo navegador de qualquer sistema operacional através do cliente web.

Para acessar o Ubuntu One pelo navegardor visite:

https://one.ubuntu.com/

Após se logar essa será a página que lhe será exibida:

u1_files_web_lil.png

Essa página é a de arquivos (Files). Nela você pode gerenciar os arquivos que estão dentro da pasta Ubuntu One. Nas outras abas você pode gerenciar Notas (Notes), Contatos (Concacts) e sua Conta (Account).

Para saber mais informações sobre como usar o cliente Web para gerenciar seus arquivos clique aqui.

O que pode ser feito com o Ubuntu One

O Ubuntu One é bastante versátil. Atualmente sua principalmente funcionalidade é a de sincronização de arquivos, notas, contatos e favoritos do Firefox. Mas ele também é bastante útil para fazer backups e compartilhar arquivos com outras pessoas de forma rápida e prática. A seguir veja como usar o Ubuntu One para diversas utilidades.

Sincronização de arquivos

Para sincronizar arquivos com o Ubuntu One basta copiá-los (ou enviá-los) para a pasta Ubuntu One que fica na sua pasta pessoal. Automaticamente os arquivos serão sincronizados com o servidor.

Para mais informações sobre sincronização de arquivos clique aqui.

Sincronização de Notas

O Ubuntu One atualmente pode sincronizar suas notas do Tomboy. O processo de sincronização é simples e pode ser visto nesse tutorial.

Sincronização de Contatos

Por padrão o Evolution no Ubuntu já vem com uma agenda pré-configurada para sincronizar com o Ubuntu One. O processo é bastante simples e não requer configurações.

Para mais informações clique aqui.

Sincronização dos Favoritos

O Ubuntu One também pode sincronizar seus favoritos do Firefox. Mas é preciso instalar o plugin Bindwood. Mias informações sobre como instalar esse plugin e como funciona a sincronização você encontra aqui.

Ubuntu One Music Store

O Ubuntu One Music Store é uma loja com opções para pesquisar e comprar sua música, e que se encontra disponível através do Rhythmbox.

http://img840.imageshack.us/i/reprodutordemsicas004.png/

Seu wiki é: https://wiki.ubuntu.com/UbuntuOne/MusicStore

Sincronização com telefone celular

O Ubuntu One Phone Sync, permite a sincronização de agenda de números de telefone celular, entre o Evolution. Na página do serviço, selecione a marca, o modelo e baixe o arquivo para instalar a sincronização do celular com o Ubuntu One.

Icones/informacao.png Nessa primeira parte a proposta são os contatos, mas haverá opção para notas e calendário.

Se seu celular não funcionar com o syncml baixado no link acima, baixe em: https://www.forge.funambol.org/download/

Depois de instalar no seu celular, siga as instruções que estão na página: https://one.ubuntu.com/phones/

Depois é só ir nas opções de sincronização do telefone celular. Por exemplo, num Nokia 5800 Music Xpress, faça assim:

Menu Icones/nav_next.png Configurações Icones/nav_next.png Conectividade Icones/nav_next.png Transferência de dados Icones/nav_next.png Sincronização Icones/nav_next.png Opção Icones/nav_next.png Editar perfil

Na tela que se abrir só será preciso adicionar usuário e senha. Volte e nessa tela só marque contatos, por enquanto nada de notas nem calendário. Antes de sincronizar faça uma cópia de segurança dos seus contatos, depois é só ir em Opções e clicar em Sincronizar.

Leituras e sites recomendados

Fontes e adaptação

Créditos

Autor: Time de Documentação do Ubuntu Brasil, JulioNeto

Data: xx/xx/xxxx

Mantenedor(es): JulioNeto, RicardoJorge

Ubuntu_One (last edited 2011-09-19 23:18:08 by localhost)