UsandoIRC

O que é IRC ?

O IRC é uma das mais antigas ferramentas de comunicação e ainda uma das mais eficientes. Diferentemente dos sistemas de mensagem instantânea (MSN, ICQ, Jabber, etc) com os quais você conversa com quem já conhece, no IRC você tem a oportunidade de conversar com centenas ou milhares de pessoas que não conhece.

O IRC é dividido em várias salas, mais formalmente chamados de canais, onde todas as mensagens enviadas para um canal são recebidas por todos os usuários presentes no mesmo. Os usuários são identificados por um nickname, que em português significa apelido. Conceito bem similar aos sistemas de bate papo da atualidade.

Esta página serve como base de informações para os usuários dos canais IRC do Ubuntu. Esses canais podem ser encontrados na rede Freenode (irc.freenode.net), onde as atividades da comunidade estão centralizadas.

Icones/informacao.png Existem vários clientes (programas) IRC, como o Kopete, Konversation, IRSSI e etc. Esse documento abordará especificamente o uso do cliente XChat IRC. Existe também a opção de acessar o IRC direto pela página do servidor freenode. Para saber mais informações sobre esse recurso, acesse a página wiki WebChatFreeNode.

Icones/importante.png Lembre-se sempre de respeitar o Código de Conduta ao entrar em um canal IRC da rede.

Sobre o XChat

O X-Chat, normalmente escrito XChat ou xchat, é um dos mais populares clientes gráficos de IRC para sistemas GNU/Linux e outros (Unix-like, Windows e Mac OS X). Ele possui abas, suporte para multíplos servidores e um alto nível de configuração. É licenciado sobre a GNU General Public License e usa a biblioteca GTK+ para a sua interface gráfica. É possível usar plugins no XChat de várias linguagens de programação: Perl, Python, Tcl, Ruby e C.

O XChat era o cliente IRC padrão que vinha instalado até a versão Ubuntu 6.06 (Dapper Drake).

Instalação do XChat

  1. Execute o Synaptic através do menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

  2. Navegue pela lista de pacotes disponível e dê clique duplo sobre o pacote xchat. Uma janela com a mensagem "Marcar mudanças adicionais requeridas?" deve aparecer. Clique no botão Marcar.

  3. Clique no botão Aplicar, na barra de ferramentas do Synaptic. Uma janela de resumo deve aparecer. Clique no botão Aplicar dessa janela. Aguarde o pacote ser baixado e instalado.

Icones/informacao.png Para mais informações sobre como usar o Synaptic, clique aqui.

Usando o XChat

Para iniciar o XChat, escolha:

Menu Aplicações > Internet > Xchat IRC

Após a inicialização do aplicativo, a seguinte janela será exibida:

redes.png

Nesse ponto, você deverá preencher Nick (apelido), Segunda Escolha (segundo apelido, pode deixar em branco se quiser), Terceira Escolha (terceiro apelido, pode deixar em branco se quiser), Nome de Utilizador (seu primeiro nome), Nome Verdadeiro (seu nome completo). Selecione a rede Ubuntu Servers e clique no botão Editar. A janela "XChat: Editar Ubuntu Servers" deve aparecer. Nela você já deve encontrar o servidor irc.ubuntu.com adicionado.

servers.png

Nesse passo, edite o campo Canais a entrar digitando o nome do canal que você deseja, nesse exemplo #ubuntu-br, que é o canal oficial do Ubuntu no Brasil. Clique no botão Fechar, a não ser que você deseje entrar em um canal diferente, como por exemplo o Ubuntu Games, nesse caso digite #ubuntugames. De volta a janela "XChat: Lista de Redes", clique no botão Ligar.

chat-ubuntubrasil.png

Pronto! Você entrará no canal #ubuntu-br. Agora basta digitar suas mensagens que todos os usuários do canal receberão. Se desejar direcionar sua mensagem para um usuário específico, digite o nome dele no ínicio da mesma, como por exemplo "nome_do_usuario Sua mensagem".

Vale lembrar que no XChat a tecla TAB pode ser usada para autocompletar nomes de usuários e comandos. Por exemplo, se o nome do usuário é "LuizAquino", basta você digitar "Lui" e pressionar a tecla TAB que automaticamente você terá "LuizAquino". Caso haja mais de um usuário iniciando com "Lui", ele exibirá uma lista com todos eles.

Entrando em um canal

Todos os comandos e canais no IRC são respectivamente precedidos pelo caractere / (barra) e pelo caractere # (cerquilha ou "jogo da velha").

Para entrar em um canal, use o comando:

/join #canal

Exemplo:

/join #ubuntu-br-doc

Registrando seu ''nickname''

Para acessar a rede Freenode não é necessário fazer nenhum tipo de registro ou cadastro. Mas, é importante que assim que possível registremos um nickname. Desse modo, esse nome, essa identidade só poderá ser usada pelo seu registrante, permitindo que você interaja com outras pessoas podendo ser reconhecido.

Para registrar um nickname, use o comando:

/msg NickServ register <sua_senha> <seu_email>

Substitua os termos <sua_senha> e <seu_email>, respectivamente, por uma senha e um endereço de e-mail válido. Você receberá um e-mail de confirmação em poucos minutos. Siga as instruções contidas nele. Vale lembrar que a senha é sensível à letras maiúsculas/minúsculas, ou seja, "Senha" e "senha" são diferentes.

Identificando seu ''nickname''

O serviço responsável por gerenciar a identificação de usuários chama-se Nickserv. Assim, para utilizar o seu nickname de agora em diante, você precisará se identificar por essa senha toda vez que acessar a rede.

Para isso, basta digitar:

/msg NickServ identify <sua_senha>

Por padrão, os outros usuários presentes na rede não irão receber suas mensagens privadas enquanto seu nickname não estiver identificado junto ao Nickserv.

Icones/importante.png Sua senha deve ser digitada exclusivamente em comandos que iniciem por /msg NickServ. Qualquer mensagem, por mais real que pareça, solicitando que você digite sua senha em outras circunstâncias, como em outros comandos, e-mails ou sites são tentativas de roubar sua senha.

Outros comandos

Existem diversos comandos disponíveis para o IRC. Como a idéia não é criar uma lista exaustiva de comandos, listamos apenas os mais utilizados.

  • /me <ação> -- O comando é indicado para o uso de ações. Exemplo:

/me concorda.
  • /away [<mensagem>] -- O comando é utilizado para indicar ausência ou que você não está prestando atenção ao bate-papo. Exemplo:

/away Já volto...
  • /back [<mensagem>] -- O comando serve para retornar do estado de ausência (away). Exemplo:

/back Voltei
  • /nick <novo_nickname> -- O comando é utilizado para mudar o seu apelido. Exemplo:

/nick MonteiroLobato
  • /quit [<razão>] -- O comando serve para desconectar-se da rede. Exemplo:

/quit tenho que sair agora
  • /help [<comando>] -- O comando retorna ajuda sobre o <comando> em questão. Exemplo:

/help quit

Canais

Existem cerca de 3.114 canais registrados na rede Freenode. A seguir uma lista de canais mais importantes:

Canais do Ubuntu Internacional

#ubuntu

Canal Oficial do Ubuntu

#kubuntu

Canal Oficial do Kubuntu

#edubuntu

Canal Oficial do Edubuntu

#xubuntu

Canal Oficial do Xubuntu

#ubuntu-doc

Canal Oficial de Documentação do Ubuntu

#ubuntu-translators

Canal Oficial de Tradutores do Ubuntu

Canais do Ubuntu Brasil

#ubuntu-br

Canal Oficial do Ubuntu Brasil

#ubuntu-br-tradutores

Canal Oficial de Tradutores do Ubuntu Brasil

#ubuntu-br-doc

Canal Oficial de Documentação do Ubuntu Brasil

#ubuntu-br-seguranca

Canal Oficial de Segurança do Ubuntu Brasil

#planeta-ubuntu-brasil

Canal Oficial do Planeta Ubuntu Brasil

#ubuntugames

Canal Oficial do Portal Ubuntu Games

Créditos

Autor: AlexRocha

Data: 16/07/2006

Local: XChat IRC

Wikifier: AlexRocha, KurtKraut, Coringao

Data: 05/01/2010

Mantenedor: AlexRocha, LuizAquino

Time de Documentação do Ubuntu Brasil


CategoryDocumentacao CategoryRevisar

UsandoIRC (last edited 2011-09-19 23:19:10 by localhost)