VMware

Software para Virtualização

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VMWare é um software/máquina virtual que visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas. Você pode por exemplo utilizar outras distribuições de Linux a um clique do mouse sem requerer a processos complexos de particionamento e configuração.

Cada máquina virtual opera como se fosse um computador separado, com direito a discos rígidos SCSI e IDE, drives de CD-ROM, placas de rede e placa de som - porém sempre usando os recursos (CPU, memória e espaço em disco) da máquina host (que é onde o VMware roda). Ou seja, para tirar bom proveito do VMware se faz necessária uma boa configuração de hardware.

A principal vantagem de máquinas virtuais como o VMWare sobre os emuladores é o suporte integral de recursos sem a necessidade de criar códigos de tradução complexos pesados ao desempenho da máquina. Apesar de ter aberto o código dos seus drivers (kernel-modules), os produtos da VMware são proprietários.

VMware Server

A Canonical oferece em seu repositório comercial o VMware Server, que você pode utilizar tanto para virtualizar servidores quanto para virtualizar desktops que podem ser acessados pelo VMware Server Console.

VMware Player

No repositório Multiverse do Ubuntu, você pode instalar o VMware Player, usado para executar máquinas virtuais previamente criadas, por exemplo, pelo site EasyVMX ou pelo VMware Workstation.

VMware Tools

O VMware Tools pode ajudar a habilitar aceleração gráfica e outros recursos do host nas máquinas virtuais.

Créditos


CategoryDocumentacao

VMware (last edited 2011-09-19 23:19:32 by localhost)