VoipNoUbuntu

A utilização do VOIP no Ubuntu Linux

Servidor Asterisk

Se procura informações sobre como instalar o Asterisk no Ubuntu, consulte aqui.

Sobre este documento

Este documento *tentará* mostrar as diversas opções de programas (softphones) disponíveis para o Ubuntu e as principais empresas (operadoras VOIP) que prestam este tipo de serviço aqui no Brasil. Analisaremos tanto a eficiência dos softphones quando a disponibilidade de suporte e uso das operadoras, utilizando como o sistema operacional o Ubuntu Linux, versão Dapper Drake 6.06.

Este documento foi originalmente proposto por DudaNogueira, e pode sofrer atualizações sem nenhuma periodicidade estipulada. Caso tenha sugestões ou informações novas, ou experiências do uso de Voip no linux, deixe-as abaixo:

Sugestões / Informações / Agradecimentos

Se você tiver sugestões ou informações que ajudem este documento, deixe-as abaixo.

  • Sua Contribuição aqui!!

Agradeço à todas as pessoas que ajudaram com este documento:

O que é VOIP

Segundo o WikiPedia:

A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz analógicos em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.

Ou seja. Você será capaz de ter um login, uma senha e um servidor, que te dará um número em uma cidade, como por exemplo, Belo Horizonte. E vai dizer que você esteja em... Fernando de Noronha, e dá de cara com uma lan house...

Fazendo o seu login à partir de Fernando de Noronha, você poderá receber/fazer chamadas a custo de ligação local para seus amigos mineiros belorizontinos. Isso porque a sua voz "viaja" pela internet de Fernando de Noronha até Belo Horizonte, e a partir daí, vai para o telefone fixo do seu colega analogicamente, ou seja, da maneira convencional.

O mesmo se aplica ao inverso e em diversos outros sentidos (?). Se você liga pro seu amigo num número de Belo Horizonte, e ele estiver numa lan-house em... Madri, a sua voz navegará pelas linhas convencionais da sua casa, até a central de Belo Horizonte e depois até a lan-house de Madri, pela internet. Genial!

A revolução não pára por aí. Imagine o impacto dessa nova tecnologia no mercado corporativo. Mas isso é papo pra outra conversa. O foco aqui é o usuário final, que quer utilizar o VOIP no linux e economizar nas chamadas internacionais, locais, regionais e de outro jeito que ele conseguir!

Programas (SoftPhones) Disponíveis

Existem diversos programas VOIP pro linux. Alguns possuem uma "rede" própria (como o skype), e outros são programas que conectam na rede das operadoras VOIP (como o twinkle), outros têm uma rede própria, onde os usuários podem conversar entre e si e ainda podem ser utilizados com outras operadoras (como o ekiga, que oferece o ekiga.net).

Você pode também utilizar adaptadores PAP 2, e utilizar o seu telefone convencional, de maneira que o computador não precise estar ligado para receber chamadas. Esse método não será abordado neste documento.

Twinkle

http://dudanogueira.com.br/ubuntu/artigovoip/twinkle_screenshot.png

O Twinkle Phone está na versão 0.8, tendo sido desenvolvido desde Abril de 2005 pelo Michel de Boer. É um programa simples e muito funcional. A atual versão utiliza os contatos do KAddressBook, tem suporte a duas linhas simultâneas, histórico de chamadas, tornar mudo, modo de espera, conferência, transferência, redirecionamento, readial, multiusuários e outras funcionalidades.Uma funcionalidade muito interessante foi a possibilidade de associação de um assunto a uma determinada ligação, ficando fácil de saber o motivo da ligação, ao visualizar o histórico.

Ekiga

http://dudanogueira.com.br/ubuntu/artigovoip/ekiga_screenshot.png

  • Site Oficial: http://www.ekiga.org

  • Versão Atual: 2.0.2

  • Como Instalar: Já vem instalado no Ubuntu

  • Licença: GPL / Software Livre

  • Observação: Além de ser multi-contas, você pode ser registrar gratuitamente na rede Ekiga.net (http://www.ekiga.net)

O Ekiga é programa padrão de VOIP do Gnome. Ele vem sendo desenvolvido faz 5 anos, tendo seu nome mudado de Gnomemeeting recentemente. Suas funcionalidades são muitas, e bastante elaboradas. Suporte a vídeo, servidor de contatos LDAP inclusive com servidor da rede Ekiga.net, integração com o Novell Evolution 2.0, suporte a Rendez-Vouz, disponível em diversas multi-línguas, e muitas outras. A configuração é simples e descomplicada.

Skype

http://dudanogueira.com.br/ubuntu/artigovoip/skype_screenshot.png

  • Site Oficial: http://www.skype.com

  • Versão Atual: 1.3

  • Como Instalar: Fazer download do .deb no site e clicar duas vezes.

  • Licença: Proprietário

  • Observação: Permite somente conexões na própria rede do skype. Disponível para Linux, Windows, Mac e PocketPc. Somente a versão Windows suporta vídeo.

Tapioca (Google Talk)

http://dudanogueira.com.br/ubuntu/artigovoip/tapioca_screenshot.png

  • Site Oficial: http://tapioca-voip.sourceforge.net/

  • Versão Atual: 0.3.9

  • Como Instalar: InstalandoTapioca

  • Licença: GPL

  • Observação: Permite uso do Google Talk com voz. Instalando o landell, você pode utilizar para Operadoras SIP Convencionais e o GTalk numa interface diferente. O programa é leve e simples.

OpenWengo

  • Em construção

Gizmo

  • Em Construção

Operadoras no Brasil

VoipDiscount (FUNCIONA)

www.voipdiscount.com


Voipdiscount atualmente é um dos serviços mais baratos de voip para o Brasil, porém seu software cliente é apenas para Windows. Uma das recomendações para usá-lo no linux é instalando o X-lite, que é um freeware lançado em Windows, Machintosh e Linux.

O principal problema dele é usar as bibliotecas OSS de som, o que causa muito problema e incompatibilidade no Ubuntu. Exemplo: Ao iniciar o Ubuntu e rodar o programa ele não acha mais a placa de som. Ao reiniciar encontra como /dev/dsp ou como nome do driver da placa, ou pior, não encontra. Sendo assim uma alternativa um tanto quanto incômoda. Outro ponto negativo é ele não ser um software de código aberto.

Usando o Voipdiscount.com no Twinkle:

Depois de instalá-lo ele pedirá para criar um perfil, selecione o modo Wizard para facilitar. Você deve colocar as seguintes informações:

  • Your name: Seu nome (pode ser com espaços)

  • User name: nome_do_usuario_que_você_cadastrou_no_voipdiscount (sem espaços)

  • Domain: sip1.voipdiscount.com

  • Name: nome_do_usuario_que_você_cadastrou_no_voipdiscount (sem espaços)

  • Password: sua_senha

  • Outbound proxy: connectionserver.voipdiscount.com

Edit > User profile > NAT NAT transversal not needed

Para configurar o som: Edit > System settings > Audio: Selecionar uma configuração apropriada, ex.: ALSA, ESD, ... no meu caso usei ALSA pois estou com uma Creative Audigy.

PRONTO!

Vono.Net.Br (FUNCIONA)

www.vono.net.br

"Sobre a Vono.net.br" retirado de:http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-index.php?page=Vono

Sobre a Vono.net.br A Vono surgiu como uma divisão na operação da empresa GVT, que passou a atender apenas clientes corporativos de médio e grande porte.

A Vono oferece números locais em 146 cidades.

O suporte ao usuário é realizado exclusivamente por email. Não há atendimento telefônico nem mesmo existe um software de "trouble ticketing" em funcionamento. Se o seu problema é simples - dúvidas genéricas que já constam no script de atendimento - o prazo de resposta é de poucas horas. Se o problema é complexo e exige investigação, você poderá ficar vários dias com sua conta inativa. Definitivamente o suporte é o calcanhar de Aquiles na Vono, da pior qualidade.

O sistema vono.net.br funciona perfeitamente no Ekiga, um software VOIP que já vem instalado no Ubuntu. Para configurá-lo, abra o software (Aplicações > Internet > Ekiga Software). Siga o "wizard" na tela caso queira utilizar a rede do próprio Ekiga, caso contrário apenas cancele o assistente. Na janela do programa acesse: Editar > Contas Clique em "Adicionar" e entre com as seguintes informações:

  • Nome da Conta: VONO

  • Registrador: vono.net.br

  • Usuário: seu-username-vono

  • Senha: sua-senha-vono

  • Mais Opções -->

  • Login de Autenticação: seu-username-vono

  • Reino/Domínio: vono.net.br

  • Tempo de Registro Esgotado: 3600

Após estas configurações, aplique e marque a caixa para conexão (caso já não esteja marcada). Cheque na janela principal do programa, no canto inferior, se nenhuma mensagem de erro aparece. Caso a conexão seja bem sucedida basta fazer suas ligações da seguinte forma:

  • sip:0 + código da cidade + número de telefone

Exemplo:

  • sip:01161234567


  • DudaNogueira, conseguiu utilizar perfeitamente o Vono.net.br com o twinkle 0.7 e com o Ekiga que vem por padrão no Ubuntu Dapper, conectado via Way Internet e pela Velox, no plano gratuito de 30 dias de testes, que além de um número me ofereceram 50 centavos de crédito. Editado: Funciona muito bem e já comprei mais créditos.

Configuração e Uso Depois de Instalar o Twinkle (InstalandoTwinkle) executá-lo, selecione a opção Wizard para criar um novo perfil e preencher o usuário e senha (que você cadastrou no site) e o servidor vono.net.br nos locais pedidos.

Tmais (NÃO TESTADO)

  • Não testado

FaleVoip (NÂO TESTADO)

  • www.falevoip.net: Não testado

LigVoip (NÃO TESTADO)

  • www.ligvoip.com

xVoip (NÂO TESTADO)

TalkMais (NÂO TESTADO)

LigLivre (NÃO TESTADO)

NetBrasVoip (NÃO TESTADO)

DDFácil (NÃO TESTADO)

VoipNetWork (NÃO TESTADO)

GlobalTalk (NÃO TESTADO)


VoipNoUbuntu (last edited 2011-09-19 23:18:07 by localhost)